Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2008

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em um set de gravação, o ambiente tem uma janela que recebe iluminação vinda da luz do dia (luz externa) cuja luz atinge o personagem a ser gravado. A cena deverá ser iluminada com refletores cujas lâmpadas são de 3 200 ºK. Entre as opções seguintes, a correta para manter a fidelidade das cores nas imagens registradas pela câmera é:

  • A.

    usar o filtro de câmera em 3 200 ºK e colocar gelatina âmbar nos refletores.

  • B.

    fazer o balanceamento de branco sem filtros nem gelatinas.

  • C.

    registrar a cena com o filtro de câmera em 5 600 ºK sem gelatinas.

  • D.

    registrar a cena com o filtro de câmera em 3 200 ºK sem gelatinas.

  • E.

    usar o filtro de câmera em 3 200 ºK e colocar gelatina âmbar na janela.

A alternativa que descreve os passos para a correta operação na câmera para balanceamento de branco, pela ordem, é:

  • A.

    1 - enquadrar um anteparo branco sob a iluminação da cena;

    2 - colocar o filtro de câmera para o tipo de luz utilizada na cena;

     3 - fechar a íris;.

    4 - acionar a chave WB para a posição de balanceamento de branco.

  • B.

    1 - enquadrar um anteparo branco sob a iluminação da cena;

    2 - fechar a íris;

    3 - colocar o filtro de câmera para o tipo de luz utilizada na cena;

    4 - acionar a chave WB para a posição de balanceamento de branco.

  • C.

    1 - enquadrar um anteparo azul sob a iluminação da cena;

    2 - colocar o filtro de câmera para 3.200 ºK;

    3 - ajustar a abertura da íris para a correta exposição da luz enquadrada;

    4 - acionar a chave WB para a posição de balancea mento de branco.

  • D.

    1 - enquadrar um anteparo branco sob a iluminação da cena;

    2 - colocar o filtro de câmera para o tipo de luz utilizada na cena;

    3 - ajustar a abertura da íris para a correta exposição da luz enquadrada;

    4 - acionar a chave WB para a posição de balanceamento de branco.

  • E.

    1 - enquadrar um anteparo azul sob a iluminação da cena;

    2 - ajustar a abertura de íris para f/5,6;

    3 - colocar o filtro de câmera para o tipo de luz utiliza zada na cena;

    4 - acionar a chave WB para a posição de balanceamento de preto.

O estudo da programação da televisão brasileira identifica cinco grandes categorias que agregam determinados gêneros de programas. Uma delas é a categoria publicidade, cujos gêneros correspondentes são:

  • A.

    a chamada de patrocínio e o talk show.

  • B.

    a sitcom e o sorteio.

  • C.

    o telejornal e o telecompra.

  • D.

    o filme comercial e programa político.

  • E.

    o game show e o interativo.

Para eliminar a diferença da numeração do time code (TC) em relação ao tempo real de uma gravação de longa duração, devese utilizar o gerador de TC em:

  • A.

    rec run.

  • B.

    free run.

  • C.

    drop-frame.

  • D.

    drop-run.

  • E.

    non-drop-frame.

O sistema brasileiro de TV digital permite que as emissoras possam fazer transmissões em full HD com resolução de:

  • A.

    1920 x 1080i.

  • B.

    1440 x 1080i.

  • C.

    1180 x 1080i.

  • D.

    1080 x 1080i.

  • E.

    1020 x 1080i.

Antes de ser utilizado na mesa de corte do switcher de um telejornal, o sinal de uma transmissão ao vivo, via satélite, deverá passar por um(a):

  • A.

    UMJ que decodifique o mesmo sinal de SINC decodificado pela mesa de corte.

  • B.

    frame sinchronizer que receba o mesmo sinal de SINC recebido pela mesa de corte.

  • C.

    VT que grave o mesmo sinal de SINC gravado pelo satélite ou pela fibra ótica.

  • D.

    waveform que decupe o mesmo sinal de SINC fracionado pelo satélite ou pela fibra ótica.

  • E.

    decoder que digitalize o mesmo sinal de SINC enviado pelos equipamentos do estúdio.

O sistema de compressão do formato HDV é o:

  • A.

    MPEG4, que pode ter 1080i ou 720p de resolução e usa aproximadamente 25Mbps como bit rate de gravação.

  • B.

    MPEG4, que pode ter 1080i ou 720p de resolução e usa aproximadamente 100Mbps como bit rate de gravação.

  • C.

    MPEG4, que pode ter 1080i ou 720p de resolução e usa aproximadamente 125Mbps como bit rate de gravação.

  • D.

    MPEG2, que pode ter 1080i ou 720p de resolução e usa aproximadamente 25Mbps como bit rate de gravação.

  • E.

    MPEG2, que pode ter 1080i ou 720p de resolução e usa aproximadamente 100Mbps como bit rate de gravação.

A transmissão de televisão básica convencional para o modo entrelaçado tem uma freqüência de:

  • A.

    30 quadros e 60 campos por segundo.

  • B.

    60 quadros e 30 campos por segundo.

  • C.

    300 quadros e 60 campos por segundo.

  • D.

    60 quadros e 300 campos por segundo.

  • E.

    30 quadros e 600 campos por segundo.

Ao utilizar duas câmeras na gravação de uma entrevista, o jargão definido pela expressão “quebrar ou inverter o eixo” significa ultrapassar a linha imaginária que passa sobre o entrevistado e o entrevistador por um ângulo de:

  • A.

    45º.

  • B.

    60º.

  • C.

    90º.

  • D.

    180º.

  • E.

    270º.

Durante as etapas de pré-produção e gravação de um talk show com auditório, o ensaio das câmeras e o ritmo do programa são funções do diretor:

  • A.

    de UPJ.

  • B.

    de imagens.

  • C.

    de jornalismo.

  • D.

    executivo.

  • E.

    artístico.

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