Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2008

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com a Nova Enciclopédia Barsa (São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações, 2000. Vol. 10), música é a arte de coordenar fenômenos acústicos para reproduzir efeitos estéticos. Em seus aspectos mais simples e primitivos, a música é manifestação folclórica comum a quase todas as culturas. Considerando essa definição, julgue os itens a seguir, acerca do universo formador da música.

Duração é o intervalo de tempo durante o qual um som é emitido sem interrupção, o que depende, em alguns casos, dos níveis de reverberação de cada instrumento.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com a Nova Enciclopédia Barsa (São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações, 2000. Vol. 10), música é a arte de coordenar fenômenos acústicos para reproduzir efeitos estéticos. Em seus aspectos mais simples e primitivos, a música é manifestação folclórica comum a quase todas as culturas. Considerando essa definição, julgue os itens a seguir, acerca do universo formador da música.

O som puro existe na natureza, mas não pode ser reproduzido por meios eletrônicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com a Nova Enciclopédia Barsa (São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações, 2000. Vol. 10), música é a arte de coordenar fenômenos acústicos para reproduzir efeitos estéticos. Em seus aspectos mais simples e primitivos, a música é manifestação folclórica comum a quase todas as culturas. Considerando essa definição, julgue os itens a seguir, acerca do universo formador da música.

A melodia organiza o universo sonoro do ponto de vista temporal, pelo estabelecimento da duração individual dos sons em seqüência.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com a Nova Enciclopédia Barsa (São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações, 2000. Vol. 10), música é a arte de coordenar fenômenos acústicos para reproduzir efeitos estéticos. Em seus aspectos mais simples e primitivos, a música é manifestação folclórica comum a quase todas as culturas. Considerando essa definição, julgue os itens a seguir, acerca do universo formador da música.

O estabelecimento das notas ou alturas em seqüência é denominado ritmo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do ensino e do aprendizado da música, julgue os itens a seguir.

Musicalização é o processo pelo qual é desenvolvido o aprimoramento da percepção musical, que vai além da percepção auditiva do ponto de vista fisiológico e possibilita a atribuição de forma e sentido ao que se escuta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do ensino e do aprendizado da música, julgue os itens a seguir.

A teoria musical do Ocidente mantém relações com a matemática. Seu estudo acarreta, em geral, o domínio da leitura e da escrita e é completamente associada à prática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do ensino e do aprendizado da música, julgue os itens a seguir.

As técnicas de execução se referem à destreza no manejo de objetos sonoros e instrumentos musicais e variam de acordo com suas características físicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes à importância da educação artística nas escolas.

O estímulo e a sensibilização são etapas que devem iniciar qualquer tipo de atividade artística proposta, pois provocam nos alunos, respectivamente, o interesse e a compreensão de qualquer tema a ser estudado.O estímulo e a sensibilização são etapas que devem iniciar qualquer tipo de atividade artística proposta, pois provocam nos alunos, respectivamente, o interesse e a compreensão de qualquer tema a ser estudado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Revendo a nomenclatura do ensino de arte no Brasil nas últimas décadas, encontramos expressões que remetem a abordagens epistemológicas e a concepções teóricas que foram apoiadas por filósofos, educadores, psicólogos e artistas. Assim, é correto afirmar que a

  • A. "educação através da arte", difundida no Brasil a partir das idéias de Herbert Read, vê a arte não apenas como uma das metas da educação, mas principalmente como o seu processo, que é considerado também criador.
  • B. "Educação Artística", incluída na educação brasileira pela Lei n.º 9394/96, surgiu no final dos anos 70 do século XX, fora da educação escolar, a partir das idéias da Escola Nova.
  • C. expressão "arte-educação" foi empregada por um grupo de professores, preocupados com a formação do professor de arte para as escolas de educação básica.
  • D. expressão "ensino de arte" diz respeito ao saber específico sobre a sintaxe das artes visuais.

No ensino da música, o professor deverá adotar a definição de música que se fundamenta na percepção dos sons como uma experiência

  • A. física.
  • B. afetiva.
  • C. cultural.
  • D. intelectual.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...