Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2008

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Altura, intensidade e timbre são elementos da linguagem musical. Esses elementos são determinados, respectivamente, pela

  • A. freqüência da onda sonora, pela força ou energia sobre a fonte sonora e pela distribuição da energia entre as freqüências do som.
  • B. força ou energia sobre a fonte sonora, pela distribuição da energia entre as freqüências do som e pela freqüência da onda sonora.
  • C. distribuição da energia entre as freqüências do som, pela freqüência da onda sonora e pela força ou energia sobre a fonte sonora.
  • D. distribuição da energia entre as freqüências do som, pela força ou energia sobre a fonte sonora e pela freqüência da onda sonora.

Os elementos da linguagem musical (altura, intensidade e timbre) são produzidos por diferentes fontes sonoras, dentre as quais se destacam instrumentos denominados "musicais". Para os etnomusicólogos, os instrumentos musicais podem ser classificados em:

  • A. idiófonos (chocalhos), membramofones (tambor), aerófonos (flauta), cordofones (berimbau), eletrofones (baixo elétrico) e instrumentos complexos (violão).
  • B. idiófonos (berimbau), membramofones (tambor), aerófonos (flauta), cordofones (violão), eletrofones (baixo elétrico) e instrumentos complexos (chocalhos).
  • C. idiófonos (chocalhos), membramofones (tambor), aerófonos (flauta), cordofones (violão), eletrofones (baixo elétrico) e instrumentos complexos (berimbau).
  • D. idiófonos (chocalhos), membramofones (tambor), aerófonos (flauta), cordofones (baixo elétrico), eletrofones (violão) e instrumentos complexos (berimbau).

Forquin in PORCHER, (1982) destaca a importância da abordagem pedagógica ativa das obras musicais. Nesse sentido, Jeandot (1993), propõe alguns jogos envolvendo a escuta musical ativa. Essa autora sugere como repertório as seguintes obras, com seus respectivos autores:

  • A. A Arte da Fuga (J. S. Bach), Nona Sinfonia (L. Beethoven), O Quebra-Nozes (P. Tchaikovsky), Pedro e o Lobo (P. Dukas) e O Aprendiz de Feiticeiro (S. S. Prokofiev).
  • B. A Arte da Fuga (J. S. Bach), Nona Sinfonia (L. Beethoven), O Quebra-Nozes (P. Tchaikovsky), Pedro e o Lobo (S. S. Prokofiev) e O Aprendiz de Feiticeiro (P. Dukas).
  • C. A Arte da Fuga (J. S. Bach), Nona Sinfonia (L. Beethoven), O Quebra-Nozes (P. Dukas), Pedro e o Lobo (S. S. Prokofiev) e O Aprendiz de Feiticeiro (P. Tchaikovsky).
  • D. A Arte da Fuga (J. S. Bach), Nona Sinfonia (L. Beethoven), O Quebra-Nozes (P. Tchaikovsky), Pedro e o Lobo (S. S. Prokofiev) e O Aprendiz de Feiticeiro (L. Beethoven).

Segundo Jeandot 1993), os dois primeiros gêneros da formação da cultura musical brasileira são:

  • A. suíte e fuga.
  • B. valsa e marcha.
  • C. modinha e lundu
  • D. sinfonia e poema sinfônico.

O compositor erudito brasileiro do século XX, de projeção internacional, que apresenta fortes marcas da cultura brasileira em suas obras, chama-se

  • A. Carlos Gomes.
  • B. Heitor Villa-Lobos.
  • C. José Maurício Nunes Garcia.
  • D. Alfredo da Rocha Vianna Filho.

Assinale a opção correta a respeito da música indígena e européia, entre outros povos, e suas influências na música brasileira.

  • A.

    A música brasileira herdou dos espanhóis as músicas que acompanham as danças populares, como, por exemplo, a congada.

  • B.

    A música indígena é quase exclusivamente cantada, associada à palavra e às danças de caráter religioso ou festivo.

  • C.

    As músicas indígenas são curtas, com poucas repetições de motivos rítmicos e melódicos.

  • D.

    A influência espanhola trouxe, para a música brasileira, o ritmo sincopado com os movimento de bater de pés e mãos.

A música africana influenciou a evolução musical brasileira em vários aspectos, entre os quais se inclui

  • A.

    a utilização de vários instrumentos de percussão, principalmente os de corda e de sopro, como a clarineta.

  • B.

    o repertório abundante de melodias associadas a textos que introduziam os ensinamentos religiosos transmitidos pelos jesuítas.

  • C.

    a música integrada à palavra e à dança, sintetizando a fusão de tendências musicais de diversas nações africanas.

  • D.

    o canto freqüentemente alegre, agitado e, geralmente, aliado aos movimentos corporais.

No que se refere aos traçados no plano, julgue os próximos itens.

Considerando o quadrilátero ABCD inscrito em uma circunferência, conforme mostrado na figura abaixo, é correto concluir que o centro dessa circunferência encontrase no ponto de intersecção das mediatrizes dos segmentos AB e CD.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos traçados no plano, julgue os próximos itens.

Um retângulo dado pode ser inscrito em uma circunferência porque seus ângulos são todos retos, isto é, são inscritíveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos traçados no plano, julgue os próximos itens.

É correto afirmar que, para cada polígono regular, há um processo de circunscrição diferente.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...