Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Aviação / Aeronaves - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação a conhecimentos técnicos voltados às aeronaves, julgue os próximos itens.
Em um motor turboélice, a hélice utiliza grande parte da energia gerada pela turbina. Os gases do escape contribuem com mais de 30% da tração total do motor.
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Quanto ao desempenho e planejamento de voo, julgue os itens de 42 a 52.
O peso básico operacional (PBO) — basic operacional weight bow — consiste no peso básico mais o peso da tripulação, mais copas.
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Quanto ao desempenho e planejamento de voo, julgue os itens de 42 a 52.
O peso máximo de taxi (PMT) — maximum taxi weight — é o peso máximo com o qual uma aeronave pode iniciar taxi, sem perigo de danos estruturais.
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Quanto ao desempenho e planejamento de voo, julgue os itens de 42 a 52.
O peso de decolagem (PAD) — take off fuel — consiste na soma dos seguintes pesos: peso atual zero combustível (PAZC) — atual zero fuel weight — mais combustível para taxi somado ao combustível necessário à decolagem (take off fuel).
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Quanto ao desempenho e planejamento de voo, julgue os itens de 42 a 52.
O combustível reserva ou combustível sobre o destino é o peso total do combustível restante nos tanques, quando a aeronave está sobre o aeródromo de destino. Ele inclui: 10% do combustível a consumir na viagem, combustível necessário para a alternativa e o combustível para a espera, equivalente a, pelo menos, 20 minutos de voo a 1.000 pés sobre o aeródromo de alternativa.
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Quanto ao desempenho e planejamento de voo, julgue os itens de 42 a 52.
O ponto do avião que permite a sua suspensão em perfeito equilíbrio, ou seja, o ponto de aplicação do peso total da aeronave, é chamado de ponto geométrico da aeronave.
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Quanto ao desempenho e planejamento de voo, julgue os itens de 42 a 52.
Linha datum (estação zero) é a linha de base, arbitrária, determinada pelo fabricante da aeronave, que serve como referência para as medidas transversais para fins de balanceamento.
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Quanto ao desempenho e planejamento de voo, julgue os itens de 42 a 52.
Velocidade mínima de controle no ar (air minimum control speed) é a menor velocidade com a qual o piloto consegue manter uma aeronave sob controle no ar, considerando o motor crítico inoperante e os demais em potência de decolagem, e fazer uma curva de 5º para o lado do motor inoperante.
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Quanto ao desempenho e planejamento de voo, julgue os itens de 42 a 52.
Velocidade de referência (VREF) — reference speed — é a velocidade de aproximação final para o pouso com a qual o avião cruza a cabeceira da pista em uma altura mínima de 100 pés. A VREF não pode ser menor que 1,2 da velocidade de estol.
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Quanto ao desempenho e planejamento de voo, julgue os itens de 42 a 52.
O plano de voo deve ser apresentado pelo menos uma hora antes da hora estimada de calços fora ou, se apresentado em voo, no momento em que haja certeza de que o órgão ATS possa recebê-lo, pelo menos 5 minutos antes da hora em que a aeronave estime chegar.
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