Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2009

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que concerne à navegação aérea, julgue os itens de 53 a 63.

A órbita padrão é aquela cujo giro é feito no sentido horário. Para os aviões convencionais, essa órbita é de seis minutos, sendo um minuto e meio para cada curva e um minuto e meio em cada perna.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à navegação aérea, julgue os itens de 53 a 63.

As comunicações em VHF compreendem as frequências de 118.00 MHz a 135.00 MHz, e a faixa de navegação, as frequências de 107.00 MHz a 117.00 MHz. Na faixa de navegação, operam o VOR, o ILS e o DME.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à navegação aérea, julgue os itens de 53 a 63.

As ondas do VOR, apesar de serem isentas das descargas elétricas da atmosfera, têm seu alcance limitado, melhorando bastante com a altitude. Com a altitude acima de 1.000 pés, o alcance será de 39,0 NM e, acima de 10.000 pés, será de 121,6 NM.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos procedimentos operacionais, julgue os itens de 64 a 74.

O Anexo 11 da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) trata da uniformidade na notificação, investigação e transcrição dos acidentes de aeronaves.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos procedimentos operacionais, julgue os itens de 64 a 74.

O Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), do Comando da Aeronáutica, tem por objetivo principal a investigação de acidentes aeronáuticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos procedimentos operacionais, julgue os itens de 64 a 74.

À luz do SIPAER, identificam primária e essencialmente acidente aeronáutico: intenção de voo, lesões graves a pessoas ou morte, danos graves a aeronave e aeronave desaparecida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos procedimentos operacionais, julgue os itens de 64 a 74.

Considere a seguinte situação hipotética.

Um copiloto entrou na aeronave que se encontrava no hangar da empresa para trabalho de manutenção. Ao fazer a leitura do checklist, acionou o comando do trem de pouso para cima. A aeronave recolheu o trem de pouso e caiu no piso, causando avarias graves nas hélices e quebra da ponta de uma das asas.

Nessa situação, a ocorrência pode ser classificada como acidente aeronáutico, em face dos danos graves sofridos pela aeronave.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos procedimentos operacionais, julgue os itens de 64 a 74.

Uma empresa privada de transporte aéreo deverá contar com oficial de segurança de voo (OSV) pertencente aos quadros da empresa, que será responsável pela investigação dos incidentes aeronáuticos dessa empresa e integrará a comissão de investigação dos acidentes aeronáuticos (CIAA), designada pelo CENIPA para investigar acidente com aeronave da empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos procedimentos operacionais, julgue os itens de 64 a 74.

Relatório de Perigo (RELPER) é um formulário, que não precise ser assinado, a ser preenchido por qualquer pessoa que identifique uma situação insatisfatória ou perigosa à atividade aérea.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos procedimentos operacionais, julgue os itens de 64 a 74.

Toda pessoa que presencie um acidente ou incidente aeronáutico deve comunicar o fato à autoridade aeronáutica mais próxima. Na ausência de autoridade aeronáutica, o fato deve ser comunicado à autoridade civil, que o deve comunicar à autoridade aeronáutica.

  • C. Certo
  • E. Errado
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