Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2010

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Ao manipular um arquivo para ser impresso, um profissional gráfico reparou que o padrão das fontes variava de acordo com a extensão e o modo de cor dos arquivos que eram inseridos nela, conforme estão reproduzidos nas figuras acima. Analisando as figuras, conclui-se que

  • A. as três figuras correspondem a um mesmo arquivo com a extensão bitmap e estão no modo de cor CMYK.
  • B.

    as três figuras correspondem a um mesmo arquivo com o modo de cor gif e a extensão dele é lab color.

  • C.

    a Figura I corresponde a um arquivo CMYK e as Figuras II e III correspondem a um arquivo com a extensão bitmap e no modo de cor em escala de cinzas.

  • D.

    a Figura I é um arquivo vetorial, a Figura II é um arquivo em escala de cinzas e a Figura III é um arquivo no modo de cor bitmap.

  • E.

    a Figura I é um arquivo no modo de cor gif, a Figura II é um arquivo com extensão bitmap e a Figura III é um arquivo na extensão em escala de cinzas.

Dois profissionais gráficos, Mauro e Quitéria, analisavam uma ilustração, com extensão TIFF e modo de cor CMYK, aberta no ambiente do software Illustrator. Mauro sugeriu algumas alterações de cor em determinadas áreas e afirmou que o melhor caminho seria aplicar um filtro de vetorização que existe no software, para separar a imagem em áreas de cor independentes, permitindo, assim, suas modificações tonais. Quitéria, por sua vez, sugeriu que, após esse procedimento, a ilustração poderia voltar a ser uma imagem, aplicando o filtro rasterize.

Analisando essa situação hipotética, conclui-se que

  • A.

    todo o procedimento descrito é viável, porque o Illustrator permite transformar imagem em vetores e esses em pixels.

  • B.

    todo o procedimento descrito é viável somente no Indesign, porque somente nesse software existe o filtro rasterize.

  • C.

    todo o procedimento descrito é viável, porque o Illustrator tem o ambiente gráfico exatamente igual ao do software Indesign, no qual isso é permitido.

  • D.

    somente seria viável a sugestão de Mauro se a ilustração com extensão TIFF estivesse no modo de cor RGB, porque os filtros do software somente funcionam nesse modo de cor.

  • E.

    somente seriam viáveis as duas sugestões se a ilustração tivesse sido originariamente desenvolvida no Illustrator, porque esse software desconhece a configuração de outros softwares vetoriais.

O Photoshop permite alterar um arquivo RGB ou escala de cinzas para 8, 16 e 32 bits. Essa progressão indica que o(a)

  • A.

    número de pixels da imagem será multiplicado pelo valor escolhido, alterando o seu formato juntamente com a melhoria de seu brilho e contraste.

  • B.

    varquivo será direcionado para um determinado tipo de impressora, sendo de 8 a 16 bits para impressora a laser e 32 bits para impressora deskjet com 4 cabeçotes, sem diminuir ou aumentar qualquer característica da imagem.

  • C.

    mapa de bits da imagem será alterado conforme a configuração do monitor, ou seja, com um monitor calibrado, a imagem poderá ser vista com profundidade de cor a 32 bits, em vez dos 4 bits padrão de todo monitor.

  • D.

    medida de seu formato será alterada proporcionalmente à resolução, ampliando a imagem progressivamente, conforme sua qualidade de cor aumenta.

  • E.

    gama tonal será maior, quanto maior for o número de bits, isto é, aumenta a quantidade de variações tonais da imagem, melhorando sua reprodução.

Chama-se caderno a folha impressa sucessivamente dobrada, resultando em um número de páginas de uma publicação. Os cadernos são alceados, encadernados e refilados para produzir a revista, o catálogo ou o livro acabado. Se um gráfico dobrar em cruz uma folha A1 três vezes, impressa em ambos os lados, ele terá um caderno com quantas páginas impressas?

  • A.

    32

  • B.

    16

  • C.

    8

  • D.

    4

  • E.

    2

O acabamento editorial é iniciado com uma operação que se chama imposição de páginas, por meio da qual

  • A.

    é determinado o número máximo de páginas que um impresso terá para o melhor aproveitamento da folha de papel.

  • B.

    é feito um posicionamento previamente estabelecido das páginas, de forma que a página par tenha outra página par impressa no seu reverso.

  • C.

    é feita uma marcação de dobra, corte e vinco relativos a cada página de um ou vários cadernos.

  • D.

    as páginas a serem impressas são margeadas no batente da máquina impressora, quando se imprimem duas ou mais cores com registro.

  • E.

    cada página é arrumada adequadamente na folha inteira que deverá formar um caderno.

O alceamento é um dos procedimentos de acabamento realizado para se ter alguns produtos finais impressos. Ele pode ser definido como o(a)

  • A.

    empacotamento dos impressos gráficos para facilitar o transporte.

  • B.

    sinônimo de refile do caderno aberto, isto é, o aparamento.

  • C.

    forma mecanizada de fazer dobras especiais nas folhas impressas.

  • D.

    colocação dos cadernos em ordem sequencial para costura ou encadernação.

  • E.

    intercalação de encartes soltos no miolo dos cadernos.

O acabamento de alguns produtos gráficos exige o picote que se faz presente quando o impresso

  • A.

    passa por um processo de produção no qual é aplicada uma grande pressão e, dessa forma, o seu picotamento é necessário para diminuir a deformidade final da folha.

  • B.

    sofre a plastificação, e o picotamento é o meio de viabilizar a adesão da superfície plástica sobre a folha lisa do papel impresso.

  • C.

    tem uma gramatura elevada, e o seu picotamento é necessário para facilitar a dobra ou para que determinada área seja puxada.

  • D.

    é intercalado na forma de cadernos, e o seu picotamento é necessário para o alceamento das folhas na montagem final do produto.

  • E.

    é empilhado em várias resmas para o refile, e o seu picotamento é necessário por dificultar que uma folha grude na outra, durante o processo de refilamento.

Examinando a folha representada na figura acima, conclui-se que ela sofreu

  • A.

    um vinco e uma dobra.

  • B.

    um vinco e um refilamento.

  • C.

    duas dobras em cruz.

  • D.

    duas dobras paralelas.

  • E.

    dois vincos simultâneos.

O circuncentro em triângulos retângulos

  • A.

    é o circuncentro obtusângulo, posicionado em região de seu exterior.

  • B.

    está posicionado no ortocentro, situado no seu interior.

  • C.

    coincide com o vértice, que corresponde ao ângulo reto.

  • D.

    deve ser traçado sobre a mediatriz do lado maior, considerado um segmento de reta.

  • E.

    está localizado no ponto médio da sua hipotenusa.

Sobre desenvolvimento de projeto de produto considere:

I. Num processo de desenvolvimento de produto identifica-se um baixo grau de incerteza no início do processo, quando se verifica uma pequena quantidade de soluções construtivas.

II. É necessário que as empresas tenham elevada competência para o desenvolvimento contínuo de novos produtos que satisfaçam as necessidades mutantes dos clientes, ao mesmo tempo que se constituem em seu fator de sobrevivência.

III. É aplicado para aperfeiçoar as funcionalidades e funções de um produto já existente, uma vez que restringe o relacionamento do design e das características do produto com as necessidades do mercado.

Está correto o que se afirma em:

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II, e III.

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