Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2012

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Um contrato de fretamento a tonelagem ou a volume (COA) tem como elemento fundamental a utilização do navio na navegação tramp, cuja operacionalização decorre de uma carta partida.

Nesse contexto, o COA se enquadra como uma modalidade especial do(s) contrato(s)

  • A. TCP
  • B. VCP
  • C. BCP e TCP
  • D. BCP e VCP
  • E. TCP e VCP

Um contrato de fretamento a tonelagem ou a volume (COA) tem o seu início propriamente dito a partir do instante em que o armador dá a Notícia de Prontidão (NOR) ao afretador.

Isso ocorre no momento

  • A. da atracação do navio ao cais.
  • B. da chegada do navio à barra.
  • C. da chegada do navio ao local de fundeio.
  • D. em que os porões do navio estão prontos para receber a carga.
  • E. em que o navio se encontra carregado e pronto para suspender.

Em relação às obrigações e aos direitos do segurado e do segurador, verifica-se que

  • A. o segurador não tem o direito de ressegurar por outros seguradores os mesmos objetos que ele tiver segurado, com as mesmas ou diferentes condições.
  • B. o segurador, exclusivamente, tem a obrigação de empregar esforços para salvar objetos seguros, em caso de naufrágio.
  • C. o segurado deve, sem demora, participar ao segurador todas as notícias que receber de qualquer sinistro acontecido ao navio ou à carga.
  • D. o segurado deve tomar medidas para evitar danos ao objeto seguro e entregar a apólice devidamente assinada.
  • E. ao segurador, exclusivamente, cabe a definição do valor do objeto do seguro.

De acordo com o Anexo I da Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios (MARPOL 1973/1978), a descarga de óleo ou de misturas oleosas no mar pode ser realizada por navios com arqueação bruta maior ou igual a 400, desde que algumas condições sejam atendidas.

NÃO faz parte dessas condições a necessidade de a(o)

  • A. mistura oleosa ser tratada por equipamento destinado à filtragem de óleo.
  • B. mistura oleosa, no caso de petroleiros, não estar misturada com resíduos do óleo da carga.
  • C. mistura oleosa ser proveniente dos porões do compartimento das bombas de carga de petroleiros.
  • D. teor de óleo do efluente sem dissolução não ultrapassar 15 partes por milhão.
  • E. navio estar em movimento.

Uma colisão marítima caracteriza-se, especificamente, pela existência do choque entre

  • A. uma embarcação de propulsão mecânica e outra a vela
  • B. uma embarcação a vela e outra engajada em pesca
  • C. uma embarcação a vela e outra engajada em pesca
  • D. duas embarcações de propulsão mecânica
  • E. duas embarcações, com capacidade de manobra restrita

A estrutura operacional e administrativa, organizada de modo a prover, coordenar, controlar e apoiar o atendimento do prático aos navios, em águas jurisdicionais brasileiras, é denominada

  • A. Estação de praticagem
  • B. Capitania dos portos
  • C. Delegacia da capitania dos portos
  • D. Zona de praticagem
  • E. Operação portuária

Em relação à compra e venda de um navio, verifica-se que o(a)

  • A. preço de um navio vendido como sucata independe do local de entrega.
  • B. definição do preço de venda de uma embarcação como sucata é feita principalmente pelo tipo de aço e pelo desempenho dos equipamentos de bordo.
  • C. oferta para a compra de um navio como sucata está sujeita à inspeção do navio, da sua maquinaria e de seus registros (inclusive o de classe) e certificados.
  • D. compra de um navio de segunda mão só poderá ser feita após uma inspeção física do navio e de seus registros.
  • E. definição do local e do momento da entrega do navio é requisito para a compra de um navio de segunda mão.

Em relação à responsabilidade civil do comandante, considere as afirmativas abaixo.

I - O comandante responde por todas as perdas e danos que, por culpa sua, seja por omissão ou por imperícia, sobrevierem ao navio ou à carga, sem prejuízo das ações criminais a que a sua malversação ou dolo possam dar lugar.

II - O comandante é civilmente responsável pelos furtos dos objetos da carga ou por quaisquer danos a eles, praticados a bordo pelos indivíduos da tripulação, enquanto esta se achar sob a sua responsabilidade.

III - O comandante será responsável pelos acidentes advindos de sugestão do prático, salvo se ficar evidenciado que as sugestões desse profissional estavam erradas e que ele tinha condições de perceber tal fato.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Nos contratos de fretamento, a responsabilidade civil pelo manuseio, embarque e descarga de mercadorias, de modo geral, refere-se à gestão

  • A. náutica do navio e fica a cargo do fretador na modalidade BCP.
  • B. náutica do navio e fica a cargo do afretador na modalidade VCP.
  • C. náutica do navio e fica a cargo do afretador na modalidade TCP.
  • D. comercial do navio e fica a cargo do fretador na modalidade VCP.
  • E. comercial do navio e fica a cargo do fretador na modalidade BCP.

Em relação aos seguros marítimos, constata-se que o(a)

  • A. contrato de seguro possui, além dos elementos comuns a todos os contratos, alguns outros que lhe são peculiares, tais como o interesse segurado, o risco, a estipulação do prêmio e a promessa de indenização.
  • B. seguro casco engloba todo o navio, exceto as máquinas e os acessórios.
  • C. seguro passa a vigorar a partir do momento em que o navio suspende, iniciando a viagem, até o momento em que atraca no porto de destino, se não constar da apólice do seguro o tempo em que os riscos devem começar e acabar.
  • D. seguro só pode recair sobre a totalidade de um objeto, devendo o mesmo ser feito antes de a viagem ser iniciada.
  • E. desviação da derrota da viagem, mesmo que involuntária, anulará o seguro pelo resto da viagem.
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