Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2014

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para trabalhar com eletricidade não se pode contar simplesmente com as mãos, precisa-se de ferramentas. Há ferramentas obrigatórias, que são aquelas necessárias para realizar os mínimos trabalhos de reparação ou implantação numa instalação elétrica. Identifique a ferramenta que NÃO faz parte do conjunto necessário para trabalhar com instalações elétricas.

  • A. Chave de fenda.
  • B. Teste de tensão.
  • C. Desempoladeira.
  • D. Descascador de fios.
  • E. Alicate de corte lateral.

NÃO é considerado um princípio básico da hidráulica.

  • A. Líquido não tem forma própria.
  • B. Transmite a mesma pressão em todas as direções.
  • C. Líquido fluindo por uma tubulação ou orifício sofre uma queda de pressão.
  • D. Teoricamente incompreensíveis nas pressões usadas em sistemas hidráulicos.
  • E. Quando existem dois materiais, um com carga positiva e outro com carga negativa, diz-se que há entre eles uma diferença de potencial ou tensão elétrica.

São exemplos que podem produzir esforço ou deformação na estrutura do sistema laje-viga-pilar, EXCETO:

  • A. Eólica.
  • B. Incêndio.
  • C. Explosão.
  • D. Gravidade.
  • E. Cordoalha engraxada.

“O profissional ___________________________ tem como responsabilidade supervisionar, coordenar e programar as atividades dos trabalhadores, controlando a segurança para o pleno desenvolvimento das atividades na construção de edificações e obras de engenharia. Para dar conta de suas responsabilidades, costuma monitorar padrões e obras, como a inspeção da qualidade, fluxo e movimentação de materiais, além de insumos utilizados. Além de elaborar documentação técnica e administrar o cronograma da obra, treina equipes, contrata e recomenda a promoção de trabalhadores.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A. pedreiro
  • B. engenheiro
  • C. mestre de obras
  • D. supervisor da construção civil
  • E. técnico da segurança do trabalho

Em relação às noções básicas de limpeza e conservação do ambiente de trabalho, analise.

I. Limpeza técnica: processo de remoção de sujidades, mediante a aplicação de agentes químicos, mecânicos ou térmicos, num determinado período de tempo. Consiste na limpeza de todas as superfícies fixas (verticais e horizontais) e equipamentos permanentes das diversas áreas do recinto. O objetivo é orientar o fluxo de pessoas, materiais, equipamentos e frequência necessária de limpeza, sendo imprescindível o uso de critérios de classificação das áreas para o adequado procedimento de limpeza.

II. Limpeza terminal: procedimento de limpeza e/ou desinfecção, de todas as áreas da unidade, objetivando a redução da sujidade e, consequentemente, da população microbiana, reduzindo a possibilidade de contaminação ambiental. É realizada periodicamente de acordo com a criticidade das áreas (crítica, semicrítica e não crítica), com data, dia da semana e horário pré-estabelecidos em cronograma mensal.

III. Limpeza manual úmida: consiste na retirada de sujidade, pó ou poeira, mediante a utilização de vassoura (varreduras seca) e/ou aspirador. A limpeza com vassouras é recomendável em áreas descobertas, como estacionamentos, pátios etc. Já nas áreas cobertas, se for necessário a limpeza seca, esta deve ser feita com aspirador.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. II e III, apenas.

“São constituídos por gaiolas metálicas preenchidas com pedras arrumadas manualmente e construídas com fios de aço galvanizado em malha hexagonal com dupla torção. As dimensões usuais são: comprimento de 2 m e seção transversal quadrada com 1 m de aresta.” A afirmativa anterior refere-se aos muros

  • A. de gabião.
  • B. em fogueira.
  • C. de concreto ciclópico.
  • D. de alvenaria de pedras.
  • E. de saco de solo de cimento.

A análise preliminar das condições de trabalho permite a elaboração de estratégias que vão subsidiar as etapas de implantação do programa de gestão de saúde e segurança no trabalho, sendo estabelecida com as seguintes indagações, EXCETO:

  • A. O trabalhador está exposto à fonte de perigo?
  • B. O trabalhador está em contato com a fonte de perigo?
  • C. Qual a distância entre o trabalhador e a fonte de perigo?
  • D. O trabalhador recebe adicional de insalubridade e periculosidade?
  • E. Qual o tempo e a frequência do contato entre o trabalhador e a fonte de perigo?

Em relação à terminologia utilizada na construção civil, analise.

I. Água sob pressão: água confinada ou não, exercendo pressão hidrostática superior a 1 kPa. (ABNT-NBR 8083/JUL83).

II. Área de servidão: parte do imóvel serviente diretamente atingida pela servidão.

III. Armação: conjunto de barras de aço que compõe as peças de concreto armado.

IV. Cumeeira: peça de madeira que sustenta as ripas do telhado ou de assoalhos. Nos telhados, o caibro se assenta nas cumeeiras, nas terças e nos frechais. No assoalho, se apoia nos barrotes.

V. Caibro: parte mais alta do telhado, para onde convergem as superfícies inclinadas (águas). Também chamada de espigão horizontal.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I e II, apenas.
  • B. I, II, III, IV e V.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III, apenas.
  • E. I, IV e V, apenas.

Os materiais de construção podem ser simples ou compostos, obtidos diretamente da natureza ou como resultado do trabalho industrial. O conhecimento permite escolher os mais adequados a cada situação. O uso correto depende em grande parte da solidez, durabilidade, custo e beleza (acabamento) das obras. Os aglomerantes são os produtos ativos empregados para confecção de argamassas e concretos. O(s) principal(is) é(são)

  • A. areia
  • B. água.
  • C. ferragem.
  • D. brita e seixo.
  • E. cimento, cal e gesso.

Sobre o ensino da leitura e escrita, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Estudar palavras soltas, sílabas isoladas e repetir exercícios de cópia, resulta em uma aprendizagem mais eficiente da escrita.

( ) O ensino das relações letras‐sons é importante e deve ficar centrado na decodificação e codificação.

( ) A leitura e a escrita têm o mesmo sentido para todos.

( ) Levar ao alcance dos alunos diferentes portadores de texto, pode ser uma forma de incentivar a leitura e a escrita na fase de alfabetização.

( ) Tanto involução quanto evolução fazem parte do desenvolvimento da linguagem escrita de cada um.

A sequência está correta em

  • A. V, V, F, F, F.
  • B. F, F, F, V, V.
  • C. V, V, V, F, F.
  • D. V, V, V, F, F.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...