Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2014

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As várias classificações de navios correspondem às suas funções ou aos tipos de carga que transportam. O tipo de navio destinado ao transporte de granéis liquidos é o

  • A. graneleiro
  • B. tanque
  • C. lash
  • D. fuel container ship
  • E. roll-on/roll-off

Os serviços de transporte aéreo público internacional podem ser realizados por empresas nacionais ou estrangeiras. O principal órgão regulador do transporte aéreo internacional é a

  • A. ANAC
  • B. ANAT
  • C. IARA
  • D. IATA
  • E. FAB

Define-se como veículo de carga aquele que é utilizado para trânsito nas vias de rolamento e que se destina ao transporte geral de cargas nas formas sólida, líquida e gasosa. É classificado oficialmente como um veículo de carga o

  • A. automóvel
  • B. micro-ônibus
  • C. ônibus
  • D. bonde
  • E. caminhão

De acordo com a função do sistema viário nas vias terrestres urbanas, o tráfego de cada área apresenta características específicas em relação a itens como, por exemplo, a velocidade máxima permitida. Para que se tenha um funcionamento harmônico, contínuo e balanceado do sistema viário urbano como um todo é necessário que

  • A. o condutor seja um profissional conhecedor da sinalização local.
  • B. o veículo seja adequado às dimensões das vias trafegadas.
  • C. os pedestres sejam parte integrante da educação para o trânsito.
  • D. a transição entre as funções das diversas vias seja gradativa.
  • E. a sinalização seja, prioritariamente, horizontal, às margens das vias.

Um experiente condutor foi encarregado de realizar a entrega de um carregamento de óleo diesel em um posto situado numa rua de acesso restrito. Antes de realizar o serviço, informaram-lhe que, no trecho do trajeto que antecedia à chegada ao posto, ele iria trafegar por uma via com intersecções em nível, controlada por semáforos e dotada de acesso às vias secundárias e locais. Além disso, ele recebeu a recomendação de, nessa parte do percurso, não ultrapassar a velocidade de 60 km/h, sob pena de cometer infração de trânsito. Diante das informações recebidas, o condutor concluiu acertadamente que

  • A. a entrega não seria viabilizada no prazo combinado devido à velocidade permitida no local.
  • B. a parte especificada do trajeto seria percorrida em uma via arterial.
  • C. o trajeto não fora bem elaborado pelo técnico em logística da empresa.
  • D. o trecho informado não oferecia acesso aos lotes lindeiros.
  • E. o veículo que ele conduzia não seria o mais indicado para aquela entrega.

Trafegando com uma carga de gasolina a ser entregue num posto de serviços do outro lado da cidade, em determinado momento de tráfego intenso, o condutor resolveu estacionar seu veículo em local seguro e adequado para tal. Após algum tempo, constatando a dissipação das filas de veículos acumuladas por um período de sobredemanda do sistema viário, esse condutor resolveu reiniciar sua viagem, apesar de, naquele momento, ainda haver alguma movimentação naquele trecho da via. As decisões tomadas pelo condutor demonstram

  • A. capacidade limitada de decidir quando exposto a situações de estresse.
  • B. falta de preparo para o transporte de carga de gasolina.
  • C. acerto nas medidas tomadas durante um congestionamento e após o seu final.
  • D. erro de avaliação quanto ao momento de reiniciar sua viagem.
  • E. erro de avaliação quanto ao local para estacionar o veículo.

Embora seja um recurso que promove, entre outros benefícios, a segurança do trânsito, a semaforização de sistemas expressos acaba provocando, ao final do percurso, problemas como, por exemplo,

  • A. atrasos na operação de transporte
  • B. redução de ônus no transporte
  • C. estabilização do fluxo de veículos na via
  • D. aumento da velocidade média
  • E. aumento na rotatividade de veículos

Existem fatores resultantes do congestionamento que interferem na qualidade da operação de vias expressas e que têm influência direta sobre seus usuários. Entre esses fatores encontram-se

  • A. redução da velocidade e aumento do consumo de combustível
  • B. redução do consumo de combustível e da segurança no trânsito
  • C. aumento do estresse dos condutores e do ônus operacional de via
  • D. maior ônus com operação da via e consumo de combustível
  • E. maior custo da segurança no trânsito e redução da velocidade

  • A. área de escape
  • B. faixa de aceleração
  • C. zona de acesso
  • D. distância de inserção
  • E. trecho de incursão

As rotatórias, soluções para conflitos de tráfego em interseções viárias, acomodam o fluxo de veículos ao redor de uma ilha central, operam com controle de retenção no ponto de entrada e estabelecem prioridade para os veículos que estão no seu interior. Os indicadores utilizados para avaliação do desempenho desse recurso são

  • A. velocidade e tempo
  • B. fluxo e capacidade
  • C. custo e velocidade
  • D. atraso e capacidade
  • E. tempo e fluxo
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