Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2017

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Os motores a gasolina ou a diesel de combustão interna transformam a energia calorífica em energia mecânica durante um ciclo de quatro tempos. Qualquer que seja o tipo de motor, a árvore de manivelas deve efetuar rotações, ou seja, realizar um ciclo completo e obter a energia calorífica transformada em energia mecânica a partir de uma mistura detonante composta por gasolina ou óleo diesel e pelo oxigênio do ar.

As fases, as rotações e o ângulo da árvore de manivelas, para realizar o ciclo quatro tempos, são admissão,

  • A. combustão, compressão, escape em uma rotação com ângulo 360°.
  • B. compressão, combustão, escape em uma rotação com ângulo 360°.
  • C. compressão, combustão, escape em duas rotações com ângulo 720°.
  • D. combustão, compressão, escape em uma rotação com ângulo 720°.
  • E. compressão, combustão, escape em duas rotações com ângulo 360°.

O nome “motor de combustão” revela que o motor utiliza a energia da queima, para realizar trabalho mecânico. Os motores podem ser classificados de diferentes maneiras, os de combustão interna podem ser de ignição por centelha (motores ciclo Otto) ou de combustão espontânea (motores diesel), de dois ou quatro tempos, pela quantidade de cilindros e sua disposição em linha, V, W e cilindros opostos, cujo curso é o deslocamento do PMS (ponto morto superior) ao PMI (ponto morto inferior). A relação entre curso do pistão e diâmetro e a relação entre rotação e torque são

  • A. curso < diâmetro, baixo torque e alta rotação motor superquadrado.
  • B. curso < diâmetro, baixa rotação e alto torque motor superquadrado.
  • C. curso < diâmetro, baixa rotação e alto torque motor subquadrado.
  • D. curso > diâmetro, baixa rotação e alto torque motor quadrado.
  • E. curso > diâmetro, baixo torque e alta rotação motor subquadrado.

A taxa de compressão exprime exatamente quantas vezes comprimimos o volume admitido. Taxa de Compressão é a relação do volume da câmara de combustão com o volume do cilindro e a fórmula para calculá-la é muito simples. Basta somar os dois volumes e dividir pelo volume da câmara de combustão, ou seja,

O rendimento de um motor tem relação com a sua taxa de compressão, porém esta é limitada à capacidade do combustível de resistir à compressão. Considerando-se os Ciclos Otto e Diesel, os motores que possuem maior taxa compressão são

  • A. a Diesel < a Gasolina < a álcool e gás natural veicular.
  • B. a gasolina < a Diesel < a álcool e gás natural veicular.
  • C. a Diesel < a álcool e gás natural veicular (GNV) < a gasolina.
  • D. a gasolina < a álcool e gás natural veicular (GNV) < a Diesel.
  • E. a álcool e gás natural veicular (GNV) < a gasolina < a Diesel.

A função do comando de válvulas é comandar a abertura e o fechamento das válvulas de admissão e de escape, esse eixo que integra saliências de aço tratado, denominadas cames, e apoios que receberam um tratamento mecânico, para aumentar a sua longevidade, movimentam os cames por intermédio da distribuição e a abertura e o fechamento das válvulas são sincronizados com o movimento da árvore de manivelas. É falso ou verdadeiro sobre comandos de válvulas variáveis e variadores de fase:

( ) Pode-se obter um enchimento máximo dos cilindros em todas as situações de uso.

( ) Comando das válvulas de admissão pode ser atrasado em regimes elevados, para propiciar melhor enchimento dos cilindros.

( ) Em rotações baixas, as válvulas de admissão são abertas antecipadamente, o que melhora a qualidade da marcha lenta e a suavidade do motor.

( ) Seu princípio é variar o tempo de cruzamento das válvulas através da modificação do posicionamento do comando de válvulas.

( ) O acionamento do dispositivo é eletrônico, através de um motor elétrico ou pressão hidráulica.

A sequencia correta é

  • A. V, F, F, F, V.
  • B. V, F, F, V, V.
  • C. V, V, V, F, V.
  • D. F, V, V, F, F.
  • E. F, F, F, V, V.

Os óleos lubrificantes podem ter várias origens e cada motor, dependendo de suas características construtivas, utilizará uma delas: minerais: provenientes do petróleo; graxos: obtidos de vegetais ou animais (como a mamona, a palma, a baleia e o bacalhau); sintéticos: produzidos em laboratório e com qualidades especiais não encontradas nos outros dois tipos. Os óleos lubrificantes são classificados por três normas mais usuais: SAE, API e ASTM. As siglas 5w40, no lubrificante do motor, significam

  • A. dois tipos distintos de lubrificantes.
  • B. que o lubrificante tem apenas uma viscosidade.
  • C. os tipos de aditivos que existem no lubrificante.
  • D. que o lubrificante tem uma viscosidade ainda frio e outra viscosidade depois de quente.
  • E. que o lubrificante atende a todos os motores fabricados até hoje.

A função da biela é transmitir a força de impulsão do pistão à árvore de manivelas, que, por sua vez, transforma o movimento retilíneo do pistão em movimento circular contínuo da árvore de manivelas. A biela é de aço forjado de elevada resistência. É constituída por pé, corpo e cabeça e existem dois processos de fabricação da biela por corte ou fratura. Quando comparada à convencional, a principal vantagem da biela fraturada é

  • A. produzir uma superfície inconfundível. Dessa forma, a biela e sua capa somente se encaixam, caso pertençam ao mesmo conjunto.
  • B. reduzir o peso total do conjunto móvel e consequente melhoria no desempenho.
  • C. eliminar os pinos de pistão, tornando o conjunto mais leve e, assim, reduzir os custos de manutenção.
  • D. tornar prescindível a utilização do torquímetro nos ajustes das porcas de retenção às capas de bielas.
  • E. eliminar a necessidade de balanceamento dinâmico do conjunto móvel, em virtude do baixo índice de vibrações.

O projeto da embreagem, específico para cada veículo, é calculado em função de muitas variáveis, dentre elas, a potência do motor e a relação de marchas no câmbio, que irão determinar o dimensionamento desse componente. Quando o pedal da embreagem não está acionado, o platô aplica a mesma força em toda a superfície da placa que faz a pressão do disco contra o volante do motor, permitindo a transmissão do torque para o câmbio. Quando o pedal é acionado, a placa libera a pressão exercida e faz o desacoplamento da embreagem com o sistema de transmissão, permitindo, assim, a passagem de marcha.

A sequência correta é

  • A. V, F, F, F, V.
  • B. F, V, V, V, F.
  • C. V, V, F, F, F.
  • D. V, V, F, F, V.
  • E. F, F, V, V, V.

Ainda sobre o sistema de embreagem, as possíveis falhas identificadas pelos fabricantes deram origem ao diagnóstico baseado na causa e nos efeitos (sintomas). Julgue cada item em verdadeiro ou falso.

I. ( ) Embreagem não permite engate das marchas, disco empenado por falta de lubrificação do eixo piloto ou forçado durante a instalação.

II. ( ) Embreagem patina, revestimento queimado pelo volante em mau estado ou profundidade incorreta, contaminação com óleo ou graxa, mau uso.

III. ( ) Ruído no acionamento, rolamento travado por mau uso, motorista com pé na embreagem, regulagem incorreta, falta de folga entre mola, membrana e mancal.

IV. ( ) Trepidação, Disco com desgaste total por fim de vida útil.

V. ( ) Ruído na transmissão, contaminação com óleo e graxa por excesso de curso no mancal de embreagem.

A sequência correta é

  • A. V, V, V, F, F.
  • B. V, V, F, F, F.
  • C. V, F, F, F, V.
  • D. F, F, V, V, V.
  • E. V, F, F, V, V, V.

A caixa de marchas é responsável pela seleção de diferentes relações de transmissão (marchas ou velocidades). Existem, basicamente, três tipos de caixa de marcha: 

transmissão mecânica – o condutor seleciona, por intermédio de uma alavanca, a relação mais adequada para cada velocidade e torque; 

transmissão automática – as mudanças ocorrem por meio de cintas e freios acionados hidraulicamente, que promovem a formação de conjunto de engrenagens internas; 

transmissão mecânica automatizada – de concepção idêntica à transmissão mecânica, o sistema promove a seleção das marchas através de um atuador elétrico ou hidráulico.

O sincronizador é um dispositivo que possibilita o acoplamento, sem trancos, de engrenagens das árvores primária e secundária (ilustrado na figura). O(s) defeito(s) apresentado(s) é(são)

  • A. superaquecimento.
  • B. marchas escapando.
  • C. ruídos na alavanca de mudanças.
  • D. ruídos na caixa de mudanças.
  • E. marchas arranhando ao engrenar, dificuldade de engrenar marchas.

Sobre a caixa de marchas, é particularidade da marcha ré:

  • A. os dentes das engrenagens são sempre retos.
  • B. os dentes das engrenagens são sempre helicoidais.
  • C. utiliza sempre uma engrenagem intermediária.
  • D. não é possível usar sincronizador.
  • E. não se utilizam hastes e garfos para engate.
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