Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2017

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na ótica da promoção, o saneamento como ação positiva para a saúde deve assumir a responsabilidade de minimizar e/ou erradicar determinadas doenças em parceria com o setor de saúde, pois, além das doenças causadas pelo consumo ou contato direto de água contaminada, a falta de serviços de coleta e tratamento de esgoto e de manejo adequado dos resíduos sólidos favorece a proliferação de vetores transmissores de doenças (Vargas et al., 2007).

No que diz respeito à relação entre saneamento básico e doenças, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A cólera, as diarreias agudas, a febre tifoide, a hepatite A e a leptospirose são exemplos de doenças de transmissão hídrica.

( ) Apesar de os mosquitos transmissores de doenças como dengue, zika vírus, febre amarela, febre chikungunya, malária e leishmaniose se reproduzirem em água parada, tais doenças não estão diretamente relacionadas com a falta de serviços de saneamento.

( ) As doenças relacionadas ao saneamento são facilmente controladas e seu tratamento é simples, normalmente não onerando o custo dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) com internações.

( ) O suprimento das carências de abastecimento de água e a expansão das ações para que a população mais desfavorecida deixe de conviver com esgotos a céu aberto e tenha acesso a serviços coleta e disposição final adequada de resíduos sólidos, bem como atividades de drenagem, são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida e de saúde das populações, tornando-se uma questão social e de saúde pública urgente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – F – F – V.
  • B. V – V – V – V.
  • C. F – F – V – F.
  • D. F – V – V – F.
  • E. V – V – F – V.

As primeiras equações gerais para o movimento dos fluidos foram desenvolvidas por Leonardo Euler (1707-1793). Mas, segundo Azevedo Netto (1998), “apenas no século XIX, com o desenvolvimento da produção de tubos de ferro fundido, capazes de resistir a pressões internas relativamente elevadas, com o crescimento das cidades e a importância cada vez maior dos serviços de abastecimento de água e, ainda, em consequência do emprego de novas máquinas hidráulicas, é que a hidráulica teve um progresso acentuado”. Principalmente na área de saneamento, a hidráulica é aplicada para o entendimento do escoamento do líquido em tubulações que transportam água ou esgoto.

A respeito de escoamento em condutos, considere as seguintes afirmativas:

1. Denominam-se condutos forçados tubulações onde o líquido escoa sob uma pressão diferente da atmosférica.

2. Escoamento de condutos livres é caracterizado por apresentar uma superfície livre, e, em qualquer ponto da superfície livre, a pressão é diferente da atmosférica.

3. Os rios e canais são exemplos de escoamento em condutos livres.

4. De maneira geral, as tubulações de esgoto funcionam como condutos forçados.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
  • B. Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
  • E. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

A sigla NPSH, vem da expressão Net Positive Suction Head (altura livre positiva de sucção). É um parâmetro importante para escolha do modelo da bomba, bem como para avaliar as condições de operação ou funcionamento do sistema de bombeamento, pois indica que a pressão em algum ponto de uma bomba pode atingir o limite crítico, em que as condições de funcionamento tornam-se precárias e a bomba começa a vibrar. Seus efeitos também são transmitidos para outras instalações, podendo ocasionar danos, muitas vezes irreversíveis (Azevedo Netto, 1998).

Com relação ao tema, assinale a alternativa correta.

  • A. É um fenômeno relacionado ao atrito exercido na parede interna do tubo quando da passagem do fluido pelo seu interior.
  • B. É um fenômeno relacionado ao atrito exercido na parede interna do tubo quando da passagem do fluido pelo seu interior.
  • C. É um fenômeno que ocorre em função de um processo de vaporização, pela formação e destruição de pequenas bolhas ou cavidades (cavitação), ou seja, pela baixa pressão absoluta, chegando até à pressão de vapor do líquido na temperatura em que se encontra.
  • D. É um fenômeno que ocorre em função da energia que é fornecida continuamente ao fluido por um rotor que gira a alta velocidade, aumentando a energia cinética, que depois é transformada em energia de pressão.
  • E. É um fenômeno que ocorre pela presença de ar no interior da bomba e da tubulação de sucção, que pode ser resolvido com o preenchimento total da tubulação de sucção com o fluido a ser bombeado.

Somente na cidade de São Paulo, estima-se que o rio Tietê receba uma carga poluidora referente ao lançamento de esgoto doméstico e efluente industrial, não tratados, igual a 275,30 t DBO/d (DBO = demanda bioquímica de oxigênio – um dos principais indicadores de poluição). Considerando uma carga per capita de esgoto doméstico medida em DBO igual a 45 g DBO/hab.d, o equivalente populacional de esgoto lançado no rio Tietê corresponde a uma cidade com, aproximadamente:

  • A. 600 habitantes.
  • B. 6 mil habitantes.
  • C. 60 mil de habitantes.
  • D. 600 mil habitantes.
  • E. 6 milhões de habitantes.

Em maio e agosto de 2001, o reservatório de abastecimento de água Iraí, localizado na porção leste da Região Metropolitana de Curitiba, foi tomado por florações maciças de cianobactérias Anabaena sp. e Microcystis sp., as quais comprometeram seriamente a qualidade de água. Isso foi percebido pela população abastecida, tendo em vista que mesmo a água tratada apresentava elevadas concentrações de moléculas organolépticas (isoborneol e metil-geosmina), que lhe conferiam forte odor e sabor (Fernandes e Lagos, 2003).

Sobre esse fenômeno, considere as seguintes afirmativas:

1. A drenagem urbana transporta uma carga muito maior de nutrientes do que a agricultura, matas, florestas e esgotos domésticos. Esse aporte de nutrientes contribui para uma elevação no teor de algas na represa.

2. O maior fator de deterioração dos reservatórios de água está associado aos esgotos oriundos das atividades urbanas, que contêm nitrogênio e fósforo, presentes nas fezes e urina, nos restos de alimentos, nos detergentes e outros subprodutos das atividades humanas.

3. Cianobactérias são micro-organismos procarióticos, isto é, têm estrutura celular que corresponde à célula de uma bactéria. São fotossintetizantes, mas sem estar organizados em cloroplastos, como as plantas. Devido à presença desses pigmentos ricos em clorofila, ficocianinas e ficoeritrinas, foram, por muitos anos, chamadas de algas cianofíceas.

4. A eutrofização é o crescimento excessivo das plantas aquáticas e algas, tanto planctônicas quanto aderidas, a níveis tais que sejam considerados como causadores de interferências com os usos desejáveis do corpo de água.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
  • B. Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
  • E. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

A disponibilidade de água, tanto em quantidade como em qualidade, é um dos principais fatores limitantes ao desenvolvimento das cidades. No Paraná, em grande parte dos municípios, a água é captada em mananciais subterrâneos, pois são menos susceptíveis a flutuações sazonais e secas prolongadas, podem estar próximos dos pontos de abastecimento e não necessitam de tratamento convencional, por apresentarem água de qualidade superior aos mananciais superficiais. Porém, em alguns casos, em função das características do solo, podem apresentar altas concentrações de ferro, cálcio e manganês.

Com relação à presença de ferro e manganês em mananciais subterrâneos e superficiais, assinale a alternativa correta.

  • A. Os íons de ferro e manganês em águas destinadas ao abastecimento causam depósitos, incrustações e possibilitam o aparecimento de bactérias ferruginosas nocivas nas redes de abastecimento, além de serem responsáveis pelo aparecimento de gosto e odor, manchas em roupas e aparelhos sanitários e interferir em processos industriais.
  • B. O ferro e o manganês são dissolvidos pela água subterrânea, que tem baixo conteúdo de CO2 e alto pH.
  • C. A oxidação química do ferro não é condição necessária para o tratamento, uma vez que diminui a concentração solúvel do metal, proporcionando sua remoção em processos que empregam separação sólido/líquido.
  • D. A remoção de ferro e manganês é realizada no tratamento de ciclo completo ou ETA convencional (coagulação-floculaçãosedimentação- filtração).
  • E. Na presença de matéria orgânica, a concentração total ou dissolvida de ferro ou manganês pode ser determinada por meio da análise de absorção atômica ou pelo método da fenantrolina, mais adequada para determinação da concentração total de Fe+2.

Com base nos dados apresentados, assinale a alternativa correta.

  • A. A dureza total é igual a 312,5 mg/L e a dureza não carbonato é de 152,5 mg/L.
  • B. A dureza total é igual a 566,7 mg/L e a dureza não carbonato é de 366,7 mg/L.
  • C. A dureza total é igual a 666,7 mg/L e a dureza não carbonato é de 200 mg/L.
  • D. A dureza total é igual a 766,7 mg/L e a dureza não carbonato é de 566,7 mg/L.
  • E. A dureza total é igual a 1833,3 mg/L e a dureza não carbonato é de 1633,3 mg/L.

As águas superficiais contêm partículas orgânicas de diferentes tamanhos, que podem incluir algas, bactérias, cistos de protozoários, mas também outros sólidos orgânicos que foram arrastados para os mananciais. Podem conter partículas inorgânicas, em função das atividades e uso do solo na bacia, que podem resultar, por exemplo, em um processo erosivo, carreando para o manancial areia, argila, silte e óxidos minerais. Para evitar a entrada desses sólidos, que normalmente estão em suspensão na água, areias e outros minerais, são instaladas barreiras físicas de simples construção e operação.

Com relação à instalação de barreiras físicas, assinale a alternativa correta.

  • A. As águas superficiais contêm partículas orgânicas de diferentes tamanhos, que podem incluir algas, bactérias, cistos de protozoários, mas também outros sólidos orgânicos que foram arrastados para os mananciais. Podem conter partículas inorgânicas, em função das atividades e uso do solo na bacia, que podem resultar, por exemplo, em um processo erosivo, carreando para o manancial areia, argila, silte e óxidos minerais. Para evitar a entrada desses sólidos, que normalmente estão em suspensão na água, areias e outros minerais, são instaladas barreiras físicas de simples construção e operação. Com relação à instalação de barreiras físicas, assinale a alternativa correta.
  • B. Na saída da tubulação de recalque ou na entrada da ETA, são instalados gradeamento e desarenadores, antes dos medidores de vazão. Mas também são instalados crivos na entrada da tubulação de sucção e de recalque.
  • C. Os desarenadores podem ser instalados em qualquer ponto do sistema de captação e adução de água bruta, e os crivos sempre são instalados nas tubulações de sucção e recalque, independentemente do tipo de captação. O gradeamento é sempre instalado na entrada da ETA.
  • D. A entrada de sedimento nas tubulações de recalque é evitada pela instalação de crivos ou telas. Nos canais de captação ou no canal do rio, antes da tubulação de sucção, sempre são instalados gradeamentos e desarenadores.
  • E. Na saída da tubulação de sucção, é instalada uma tela ou crivo junto à bomba. Os canais de captação funcionam como caixas de areia para a desarenação, e no final do canal são instalados os gradeamentos.

A coagulação e a floculação são componentes essenciais dos sistemas convencionais de tratamento de água. Na etapa de coagulação, são adicionados coagulantes, sendo os mais utilizados o sulfato de alumínio e o cloreto férrico. Atualmente, muitas ETAs (operadas pela Companhia de Saneamento do Paraná), em função da qualidade das águas dos mananciais, já estão utilizando o policloreto de alumínio, comumente chamado de PAC. Independentemente do produto aplicado, esses sais, em solução, liberam espécies químicas de alumínio e ferro com alta densidade de cargas elétricas, os quais se unirão às partículas presentes na água bruta, que se encontram em estado coloidal, em função do tamanho, das cargas elétricas que possuem e do movimento browniano.

Com relação à prática da coagulação, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A turbidez da água, a alcalinidade e o pH têm influência direta na reação do coagulante e na formação dos coloides.

( ) Águas de elevada turbidez e de alta alcalinidade são as mais difíceis de coagular: além do sulfato de alumínio ou do cloreto férrico, há necessidade de adição de polímeros como auxiliares de coagulação.

( ) Águas de baixa turbidez e baixa alcalinidade são as mais fáceis de coagular: o sulfato de alumínio e o cloreto férrico são bastante eficientes, independentemente do pH.

( ) Por causa do número e da complexidade das reações coagulantes, são necessários ensaios chamados de Jar teste ou teste de jarros, que simulam as etapas de coagulação, bem como a floculação e subsequente sedimentação, variando o pH ou a quantidade de coagulante.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. F – F – F – V.
  • B. V – V – F – F.
  • C. F – F – V – V.
  • D. V – F – F – V.
  • E. F – V – V – F.

Em um município localizado no oeste do Paraná, foi instalada em 2005 uma estação de tratamento de água (ETA) compacta, com capacidade de produção total de água tratada de 25 L/s, mas atualmente operando com 17 L/s. No município está sendo implantado um loteamento, cuja estimativa é de 1.600 habitantes. O consumo per capita total, considerando as perdas, é de 120 litros por habitante por dia. Nos dias de maior consumo, o coeficiente relativo K1 é de 1,2, e nas horas de maior consumo o coeficiente K2 é de 1,5. Para avaliar essa nova condição de operação, será necessário verificar qual é a população atualmente atendida pela ETA e avaliar se a capacidade de projeto (produção) atenderá à população total. O sistema de abastecimento não atende consumidores pontuais, como indústrias. (Desconsidere o uso da água nas operações de limpeza da ETA).

Considerando os dados apresentados, assinale a alternativa correta.

  • A. A ETA atende atualmente uma população de 6.800 habitantes e tem capacidade de atender 10.000 habitantes. Mesmo considerando a ampliação do sistema de distribuição, a ETA terá capacidade de atendiment
  • B. A ETA atende atualmente uma população de 6.800 habitantes e tem capacidade de atender 15.000 habitantes. Mesmo considerando a ampliação do sistema de distribuição, a ETA terá capacidade de atendimento.
  • C. A ETA atende atualmente uma população de 10.200 habitantes e tem capacidade de atender 15.000 habitantes. Mesmo considerando a ampliação do sistema de distribuição, a ETA terá capacidade de atendimento.
  • D. A ETA atende atualmente uma população de 10.200 habitantes e tem capacidade de atender 18.000 habitantes. Mesmo considerando a ampliação do sistema de distribuição, a ETA terá capacidade de atendimento.
  • E. A ETA atende atualmente uma população de 12.240 habitantes e tem capacidade de atender 18.000 habitantes. Mesmo considerando a ampliação do sistema de distribuição, a ETA terá capacidade de atendimento.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...