Questões sobre Área: Audiovisual

Lista completa de Questões sobre Área: Audiovisual para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A utilização do modo drop frame de gravação permite que o time code

  • A. esteja sincronizado com o tempo real do programa.
  • B. seja dispensado durante a edição de imagem.
  • C. faça com que o software de edição salte todos os frames da mídia original.
  • D. identifique cada um dos frames com um endereço de tempo exclusivo.
  • E. acrescente 3 ½ segundos a cada imagem selecionada.

Uma das principais características do modo de edição conhecido como switching é

  • A. exigir a decupagem prévia de todas as imagens a serem utilizadas.
  • B. dispensar a operação de mesas de corte em estúdio.
  • C. necessitar de agilidade na escolha dos planos a serem colocados no ar.
  • D. utilizar um mesmo e único comando para selecionar diferentes fontes de vídeo.
  • E. impedir o uso de efeitos de transição como o fade e a fusão.

Na confecção do set de uma produção televisiva, a utilização da hardwall deve levar em conta que esse tipo de divisória cenográfica

  • A. tem um custo muito mais baixo que as tapadeiras de tecido.
  • B. interfere na captação do áudio devido à reflexão do som.
  • C. impede o uso de adereços de cena como quadros e arandelas.
  • D. pode ser transportada com facilidade por uma única pessoa.
  • E. é a mais flexível do mercado.

Durante a redação do roteiro de um telejornal, o editor de texto tem que indicar, na lauda, três informações: uma nota pé a ser lida pelo apresentador; o tempo referente à leitura da cabeça e à exibição do videoteipe de uma reportagem; e a identificação de um personagem entrevistado com exclusividade pelo telejornal. De acordo com a nomenclatura técnica de televisão, estas três informações serão respectivamente indicadas no roteiro através das abreviaturas

  • A. VT / NT / APV.
  • B. NT / tVT / MODI.
  • C. LOC OFF / GC / NT.
  • D. OFF / tCAB / MODI.
  • E. LOC VIVO / tMAT / GC.

No roteiro de um telejornal, cada linha de texto a ser lida pelo apresentador costuma ser preenchida por 30 toques. Este padrão é utilizado para calcular a duração total das cabeças, cujo intervalo de tempo correspondente a duas linhas lidas é de aproximadamente

  • A. 30 segundos.
  • B. 15 segundos.
  • C. 10 segundos.
  • D. 9 segundos.
  • E. 3 segundos.

Assinale a alternativa que define a estratégia correta para a transmissão ao vivo de um grande evento em externa.

  • A. Fixar as câmeras em lados opostos da ação que está sendo transmitida ao vivo em externa facilita a continuidade dos cortes e não permite que os equipamentos utilizados apareçam nas imagens que são colocadas no ar.
  • B. A utilização de um grande número de câmeras, microfones, refletores e equipamentos sofisticados de televisão garante que a transmissão ao vivo será de qualidade.
  • C. Durante a transmissão ao vivo de um evento externo, todos os transmissores de voz dos fones da equipe devem estar simultaneamente ligados, uma vez que isto contribui para a clareza e o entendimento da intercomunicação.
  • D. Posicionar as câmeras no ponto mais próximo possível do evento externo que está sendo transmitido ao vivo contribui para que os cinegrafistas não tenham que utilizar a lente zoom em ângulos estreitos demais.
  • E. Equipamentos usados para replays instantâneos devem ser banidos das transmissões ao vivo em externa, porque sua tecnologia só é aplicada às transmissões em estúdio.

Para compor a equipe de produção de um programa de televisão, é necessário levar em conta que

  • A. o diretor é um dos principais responsáveis pela tradução do roteiro em imagens.
  • B. as tecnologias permitem que os equipamentos tomem decisões éticas e estéticas.
  • C. a equipe operacional tem que ser composta por especialistas em eletrônica.
  • D. as fases de pré-produção, captação e pósprodução são indistintas.
  • E. os profissionais multitarefa atrapalham o andamento do programa.

O planejamento de uma reportagem exige que o pauteiro de um telejornal:

  • A. defina muito bem a notícia para impedir que o repórter interprete a pauta quando estiver em campo e tome decisões que não foram previstas.
  • B. tenha cautela com o assédio de personalidades, instituições ou empresas, já que o interesse público é o que deve guiar suas sugestões.
  • C. estabeleça o encaminhamento da cobertura independentemente da infraestrutura técnica disponível para a equipe de externa.
  • D. considere que as assessorias de imprensa são, invariavelmente, fontes primárias e fidedignas de informação.
  • E. dispense a checagem das informações divulgadas através de releases, para agilizar a rotina produtiva da redação.

Para reforçar a presença do repórter no evento que ele cobriu, o VT da matéria deve conter um trecho chamado

  • A. off-guia.
  • B. povo fala.
  • C. passagem.
  • D. sonora.
  • E. insert.

O aparelho que reproduz o conteúdo do script de um telejornal sobre a câmera que focaliza o âncora no estúdio é conhecido pela sigla

  • A. TBC.
  • B. TC.
  • C. PT.
  • D. AC.
  • E. TP.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...