Questões sobre Área: Audiovisual

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As modernas mesas de som possuem incontáveis recursos para que o áudio captado seja de boa qualidade, permitindo inclusive ao operador aplicar efeitos durante o processo de captação. Assinale a alternativa correta sobre os recursos oferecidos por uma mesa de som.

  • A. As mesas permitem a combinação de sons e imagens de várias fontes em um só ponto de saída.
  • B. As mesas digitais possuem recursos que permitem a eliminação de ruídos por meio do Soundbooth.
  • C. As mesas digitais ou analógicas permitem o ajuste da impedância dos microfones.
  • D. As mesas digitais permitem criar efeito de eco com o controle Trim.
  • E. As mesas de som permitem a separação dos sons em canais separados por meio do controle PAN.

Com relação ao recurso “phanton power”, presente nas mesas de som profissionais, pode-se afirmar que

  • A. o phantom power é fornecido em até 48 V, e portanto não pode ser usado em microfones que utilizam pilhas de 1,5 V ou 9 V.
  • B. microfones condensadores necessitam de pilhas ou do phantom power da mesa para funcionar.
  • C. os microfones que utilizam o phantom power devem ser conectados à mesa exclusivamente por meio de conectores P10 comuns.
  • D. microfones dinâmicos só podem ser utilizados se conectados utilizando o phantom power da mesa.
  • E. microfones dinâmicos conectados a uma mesa de som com o phantom power ligado podem queimar ou sofrer danos sérios.

Muitas vezes, o amplificador do sistema de som do auditório deixa de funcionar devido à queima do fusível. Assinale a alternativa correta com relação à substituição do fusível.

  • A. Um fusível de 2 A, por exemplo, utilizado para a voltagem de 220 V pode também ser utilizado para 110 V, e vice-versa, de forma indiferente.
  • B. Estalos e chiados na mesa de som indicam problemas com o fusível de proteção.
  • C. O uso de microfones com impedâncias diferentes causa a queima do fusível da mesa de som.
  • D. Trocar o fusível indicado para o equipamento por outro de menor capacidade de corrente nominal pode desproteger o aparelho, pois, em uma possível sobrecarga, o fusível não queimará.
  • E. Trocar o fusível indicado para o equipamento por outro de maior capacidade de corrente nominal pode desproteger o equipamento, pois, em uma possível sobrecarga, o fusível não queimará.

Os microfones possuem diferentes respostas de frequência e amplitude conforme a direção da fonte geradora de áudio. Para a direção frontal à capsula do microfone, usa- -se a denominação “eixo”. Com respeito aos diagramas polares específicos aos diferentes tipos de microfones, assinale a alternativa correta.

  • A. Os microfones do tipo cardioide captam bem os sons no eixo do microfone, em suas laterais e na parte posterior.
  • B. Os microfones bidirecionais, ou “em oito”, têm boa captação na direção do eixo do microfone e na parte posterior, isto é, em duas direções opostas.
  • C. Os microfones do tipo omnidirecional têm boa captação num ângulo de 180 graus, a partir do seu eixo.
  • D. Os microfones hipercadioides têm ângulo de captação estreito, mas grande captação nas laterais, em função de suas ranhuras laterais.
  • E. Os microfones para reportagem em externas nas mãos de repórteres devem ter um diagrama polar que permita uma captação num ângulo de 360 graus, a partir de seu eixo.

As emissoras legislativas nem sempre gravam e transmitem apenas as sessões ordinárias das respectivas casas de lei. Muitas delas produzem programas de interesse jornalístico, com reportagens gravadas em externas e com a participação de repórteres. Em geral, o microfone utilizado nas mãos desse repórter é do tipo

  • A. Omnidirecional.
  • B. Omnidirecional de lapela.
  • C. Dinâmico cardioide.
  • D. Hiperdirecional.
  • E. Boom.

Na montagem dos microfones a uma mesa de som, alguns cuidados devem ser tomados para garantir o bom funcionamento do sistema e evitar danos aos microfones e à mesa. Assinale a alternativa correta em relação a esse tema.

  • A. Direct Box é um dispositivo casador de impedância e balanceador de sinais utilizado para injetar o sinal de instrumentos musicais na mesa de som.
  • B. Os microfones devem ser conectados e desconectados à mesa de som com o Phantom Power ligado, para evitar “tiros” de som.
  • C. A ligação de microfones condensadores já com pilhas ou baterias no Phantom Power da mesa de som acarretará uma sobrecarga de energia nos microfones, podendo queimá-los.
  • D. A conexão de instrumentos musicais nas mesas de som deve ser feita exclusivamente com cabos P10 e devem ser utilizados com o Direct Box sempre desligado.
  • E. A alimentação remota fornecida a microfones e ao Direct Box não deve ser feita através do mesmo cabo que conduz o sinal de áudio.

Durante a gravação de uma sessão do plenário da Câmara, com três câmeras fixas conectadas a um switcher, o diretor solicita a um dos câmera-men que enquadre o presidente da mesa num plano médio e vá abrindo até enquadrar toda a mesa; e em seguida comanda um movimento dessa mesma câmera para a esquerda até enquadrar todo o plenário. Nesse caso, os dois movimentos combinados foram:

  • A. Zoom in e travelling.
  • B. Zoom out e travelling.
  • C. Zoom in e tilt.
  • D. Zoom out e pan.
  • E. Travelling e tilt.

Uma das principais funções do operador de áudio e vídeo é a de equilibrar as câmeras para uma transmissão, de modo a não haver diferenças técnicas perceptíveis entre as diferentes imagens. Um dos recursos para realizar esse ajuste é fazer o White Balance, que ajusta a imagem da câmera em um cartão branco, para corrigir variações na temperatura de cor. Contudo, alguns diretores solicitam ao operador de vídeo que faça o White Balance em Cartão Cinza 18, e não totalmente brancos. O efeito decorrente são imagens

  • A. com cores mais pálidas.
  • B. com cores mais quentes.
  • C. com cores mais azuladas.
  • D. mais escuras.
  • E. mais claras.

Durante uma gravação audiovisual em ambiente externo, muitos profissionais utilizam um filtro na câmera de vídeo que reduz pela metade a incidência de luz no CCD dessa câmera através da lente, sem distorcer as cores da cena captada, conhecido como

  • A. Polarizador.
  • B. ND 1 (densidade neutra).
  • C. ND 2 (densidade neutra).
  • D. Solid Color.
  • E. Skylight.

Os projetores de vídeo, também chamados de data show, permitem a exibição da tela do computador (ou de outro dispositivo) de maneira ampliada em uma parede ou em um telão apropriado. Dessa forma, é possível a todos os presentes no ambiente assistir apresentações de slides, sequências de fotos, vídeos etc. Uma das principais características desse aparelho refere-se ao número de lumens (ANSI lumens), que corresponde à medida

  • A. da potência da lâmpada do projetor.
  • B. da resolução do projetor.
  • C. da taxa de contraste do projetor.
  • D. do tamanho da imagem projetada.
  • E. do fluxo luminoso do projetor.
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