Questões sobre Área: Esporte/Gestão Desportiva/Monitor de Esportes

Lista completa de Questões sobre Área: Esporte/Gestão Desportiva/Monitor de Esportes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No desporto futsal moderno, os aspectos cognitivos, físicos, técnicos e táticos são fatores preponderantes para o desenvolvimento da equipe. Segundo LUCENA (2003), tática é o posicionamento dos alunos/atletas em movimentos preestabelecidos (treinados), dentro de um sistema de jogo. Acerca das táticas de jogo utilizadas no futsal, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) O sistema de jogo 3x1 é usado quando o adversário faz uma boa marcação na meia quadra.

( ) O sistema de jogo 2x2 é o mais simples e prático, sendo o mais utilizado nas categorias de bases.

( ) Usado normalmente com perfeição por atletas experientes, e com nível de competição elevado é o sistema 2x1x1.

( ) É comum observarmos, em algumas partidas, equipes que estão em desvantagens no marcador utilizar-se de um atleta de linha no lugar do seu goleiro.

Esta característica é aplicada no sistema 3x2. Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V – F – F – F.
  • B. V – F – V – V.
  • C. F – F – V – F.
  • D. V – V – F – V.
  • E. F – V – V – V.

A aprendizagem motora é um processo que não se esgota na vida do ser humano, visto que estamos, constantemente, aprendendo e reaprendendo situações relacionadas ao movimento. Assim sendo, a aprendizagem motora baseia-se

  • A. nas capacidades motoras coordenativas e condicionais.
  • B. em executar gestos previamente definidos e estereotipados, sem possibilidade de adaptação ou criatividade.
  • C. na mudança interna do indivíduo, deduzida de uma melhora relativamente permanente em seu desempenho com decorrência da prática.
  • D. no entendimento que existem padrões de movimento e que os mesmos são utilizados de forma padronizada em cada situação previamente treinada, sem possibilidade de adaptação.
  • E. em favorecer maiores possibilidades de sucesso esportivo àqueles que já tenham uma genética apropriada, independentemente de outros fatores.

Com relação ao processo de ensino e aprendizagem de esportes coletivos, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) O método analítico pode ser caracterizado pelo ensino de cada uma das partes de uma habilidade.

( ) O método global consiste na utilização de toda a habilidade a ser aprendida.

 ( ) O método situacional é caracterizado pela prática de situações de jogo nas quais comportamentos individuais e coletivos são extraídos do jogo propriamente dito.

( ) O método da resolução de problemas é caracterizado pela demonstração por parte do professor de uma determinada técnica e a repetição imediata dos alunos.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V – V – F – V.
  • B. V – F – V – V.
  • C. F – F – V – F.
  • D. V – V – V – F.
  • E. F – V – F – V.

Muito se tem estudado em relação aos aspectos organizacionais e administrativo dos esportes ao redor do mundo. DE BOSSCHER et al. (2008) afirmam que a sistematização da estrutura organizacional de diferentes países reflete-se em bons resultados esportivos internacionais. Assim, os países que alcançam sucesso internacional no esporte de alto nível possuem planos de ações nacionais, sejam esses gerenciados pelo governo, por entidades esportivas, ligas nacionais ou institutos nacionais de esporte, que são elaborados de maneira central e aplicados em todo o território nacional (DE BOSSCHER et al., 2008; GREEN, 2004; GREEN & OAKLEY, 2001; HOULIHAN & GREEN, 2008).

Com relação à abordagem proposta por DE BOSSCHER et al. (2008) para análise do sistema esportivo, relacione a coluna B pela a coluna A.

COLUNA A

I. Macro

II. Meso.

III. Micro.

COLUNA B

( ) Nível que engloba as políticas da sociedade e do respectivo governo voltadas para o esporte.

( ) Nível que compreende as condições gerais socioeconômicas, histórico-culturais entre outras.

( ) Nível que se refere aos aspectos específicos do treinamento físico e desempenho individual de atletas.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. I – II – III.
  • B. II – I – III.
  • C. I – III – II.
  • D. II – III – I.
  • E. III – I – II.

João Pedro, professor de educação física da Escola Nossa Senhora do Carmo, ficou responsável por elaborar a tabela dos Jogos Interclasses 2017. Na modalidade de futsal, oito equipes inscreveram-se e ficou definido que seriam formadas duas chaves com quatro concorrentes e o sistema de disputa, nessa fase, seria o de rodízio simples dentro de cada chave, classificando-se para a fase seguinte as duas primeiras equipes mais bem classificadas em cada uma. Na segunda fase, será adotado o sistema de eliminatória simples, sendo feito um cruzamento olímpico entre as equipes classificadas da 1ª fase e o jogo final entre os vencedores para se decidir o campeão dos jogos nessa modalidade. Analise as afirmativas a seguir sobre sistemas de disputa e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) Nessa competição serão disputadas 15 partidas.

( ) A equipe derrotada na primeira fase duas vezes fica eliminada da competição.

( ) Dentro de cada chave, na primeira fase da competição, serão realizados 6 jogos.

( ) Entende-se por “cruzamento olímpico” os jogos realizados na fase semifinal entre o primeiro classificado de uma chave versus o segundo classificado da outra chave.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V – F – F – V.
  • B. V – F – V – V.
  • C. F – F – V – V.
  • D. V – V – V – F.
  • E. F – V – V – F.

A cultura é o conjunto de códigos simbólicos reconhecíveis pelo grupo. Neles, o indivíduo é formado desde o momento da sua concepção. Nesses mesmos códigos, durante a sua infância, aprende os valores do grupo e mais tarde é introduzido nas obrigações da vida adulta, da maneira como cada grupo social as concebe.

De acordo com o texto, marque a opção CORRETA.

  • A. A cultura é estática, uma vez que a mudança acarreta resistência.
  • B. O homem é biologicamente completo. Ele sobreviveria sozinho sem a participação das pessoas e dos grupos.
  • C. A cultura é um conceito fixo, pois, com o passar do tempo, ela não é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano.
  • D. É uma atitude de interpretação pessoal e incoerente da realidade, destinada a posições suscetíveis de valor íntimo, à argumentação e ao aperfeiçoamento.
  • E. No sentido antropológico do termo, afirma-se que todo e qualquer indivíduo nasce no contexto de uma cultura. Não existe homem sem cultura, mesmo que não saiba ler, escrever e fazer contas.

Gallahue e Ozmun (2005) apresentam um modelo de desenvolvimento motor. Nesse modelo, os mesmos indicam a fase mais apropriada para o início da prática esportiva. Essa fase se inicia aos 7 anos e se prolonga até a idade adulta. Essa fase é denominada de motora

  • A. reflexiva.
  • B. fundamental.
  • C. rudimentar.
  • D. especializada.
  • E. elementar

Observe a gravura.

Baseado na leitura da imagem, analise as afirmativas a seguir.

I. Ao erguer a barra contra a gravidade, os membros inferiores do praticante executam movimentos de flexão plantar, extensão do joelho e extensão do quadril.

II. Ao observar os membros superiores do praticante, vemos que existe uma posição de flexão de ombros isométrica.

III. A articulação radioulnar proximal está em supinação para que seja feito o “agarre” na barra.

IV. A coluna cervical encontra-se em hiperextensão para que o atleta mantenha o equilíbrio.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  • A. I – II.
  • B. II – III.
  • C. I – IV.
  • D. I – II – IV.
  • E. I – III – IV.

Segundo Galatti et al (2014, p.16), “a busca pela qualidade de vida é constante, e permeia a vida do indivíduo, a começar pela infância e adolescência, período de intensas experimentações, desenvolvimento e mudanças”. Assim, uma das maneiras de se proporcionar uma melhor qualidade de vida é por meio do exercício físico, do esporte e do lazer. Existem ambientes ou cenários onde essas práticas devem ser fomentadas. Com relação às características dos cenários de práticas citados, numere a coluna B de acordo com a coluna A.

COLUNA A

I. Residência familiar.

II. Escola.

III. Clubes, Sistemas S, ONGs.

IV. Espaço midiático.

COLUNA B

( ) As pessoas ficam expostas às diferentes informações e sugestões de práticas, apresentadas por diferentes canais de informações.

( ) São apresentados e introduzidos os primeiros hábitos de vida.

( ) Deve-se organizar, planejar, sistematizar, refletir e avaliar procedimentos pedagógicos que visem à aquisição pelo gosto do exercício físico.

( ) São oferecidos diferentes programas e/ou atividades, dentre os quais se destaca o esporte, a fim de contribuir para a qualidade de vida das pessoas.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. I – II – III – IV.
  • B. II – III – IV – I.
  • C. III – IV – I – II.
  • D. IV – I – II – III.
  • E. III – I – II – IV.

Gonçalves (2007), ao comparar as artes marciais com o ensino das lutas na escola, encontra uma grande diferença, ou seja, o ensino da luta na escola não deveria desenvolver técnicas preestabelecidas das artes marciais. O aluno vai desenvolvendo sua própria técnica através de jogos lúdicos. Para que seja atingido esse objetivo junto à criança como um ser ativo, descobrindo suas próprias técnicas, faz-se necessário que se desvinculem as lutas escolares das artes marciais. Sobre o ensino das lutas nas escolas, é CORRETO afirmar que

  • A. deve ser ensinada somente por professor que tiver graduação em artes marcial.
  • B. uma grande diferença entre as lutas ensinadas nas escolas e nas artes marciais é que o resultado do combate tem grande relevância.
  • C. não se pode referir-se às lutas no sentido de processo de ensino, visto que a forma é centrada em um único modelo, qual seja, o da repetição das partes.
  • D. a competitividade nunca deve perder importância em relação às vivências corporais. Seria semelhante a algumas concepções de competição desportiva, ou seja, um alto grau de competitividade.
  • E. as lutas são fenômenos culturais, devem ser vivenciadas como cultura corporal. Sendo indissociáveis dos outros fenômenos de civilização, “toda técnica do corpo é fundamentalmente cultural”, devendo a luta, enquanto pratica pedagógica, ser assim ensinada e praticada.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...