Questões sobre Área: Esporte/Gestão Desportiva/Monitor de Esportes

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O conceito de Auto-organização Comunitária é uma categoria chave em programas sociais voltados para o esporte e lazer. Esse conceito define-se essencialmente como

  • A. o acesso ao esporte e ao lazer como um direito de cada um e dever do Estado, pelo qual deve se garantir e multiplicar a oferta de atividades à população.
  • B. a implementação e ampliação das ações com ONGs, secretarias estaduais e municipais e outros setores da sociedade.
  • C. a construção, junto à população atendida, de uma relação autônoma, crítica e protagonista, no campo do esporte e do Lazer.
  • D. o resgate da cultura local e do fortalecimento da diversidade cultural, promovendo interface das mais variadas manifestações.

Leia o texto a seguir:

Com base no texto, é correto afirmar que ele está em sintonia com uma concepção de lazer para os espaços e equipamentos, a qual defende

  • A. as políticas de ocupação do solo capazes de democratizar oportunidades, resgatar a funcionalidade e a qualidade dos logradouros públicos e melhorar a circulação de pessoas, favorecer o convívio, a integração e o encontro.
  • B. a dimensão social dos espaços de lazer, tomando como referencia os condomínios residenciais informatizados, com academias, piscinas, TVs a cabo e bancos individuais nos jardins.
  • C. uma política de animação sociocultural que contribua para a formação do senso critico dos sujeitos quando forem consumir produtos e serviços relacionados às vivências esportivas e de lazer.
  • D. uma politica de ocupação dos espaços públicos definida a partir da conciliação de interesses públicos e privados, permitindo assim, a conservação de equipamentos específicos e não específicos e a remuneração de profissionais para animar o espaço.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) constitui-se um indicador sintético de avaliação da qualidade de vida de uma determinada população. Fazem parte do IDH três elementos fundamentais de análise:

  • A. Saúde, Cultura e Renda.
  • B. Renda, Saúde e Educação.
  • C. Educação, Economia e Lazer.
  • D. Educação, Segurança e Saúde.

A relação que se estabelece entre Qualidade de Vida e Saúde tem se fortalecido com o surgimento do conceito de Promoção da Saúde. Tal conceito foi definido tomando por base na concepção atual do que se consideram os determinantes da saúde. São três desses determinantes:

  • A. Serviços de Saúde, Estilo de Vida e Ambiente Físico e Social.
  • B. Estilo de Vida, Avanços da Biologia Humana e Política.
  • C. Nível de Escolaridade, Avanços da Biologia Humana e Serviços de Saúde.
  • D. Educação Ambiental, Políticas de Saúde Pública e Estilo de Vida.

No planejamento de atividade de lazer em uma comunidade, o gestor de Esporte e Lazer planeja as seguintes ações:

I. Realização de uma atividade de impacto: ação sensibilizadora, levantamento de necessidades e possibilidades de intervenção, definição dos objetivos condutores da ação, seleção dos instrumentos de intervenção e realização de uma atividade de impacto.

II. Período de carência: reflexão e avaliação dos resultados da ação.

III. Continuidade da ação: retomada dos resultados dependentes de acompanhamento, num período de sedimentação, acompanhamento direto para à consolidação do processo, visando a construção da autonomia da comunidade.

A estratégia de intervenção adotada no planejamento toma como referência os fundamentos de uma metodologia denominada de

  • A. Progressista.
  • B. Critico Participativa.
  • C. Critico Social dos Conteúdos
  • D. Ação Comunitária.

Os cidadãos envolvidos nos programas e projetos de esporte e lazer devem estar devidamente comprometidos e com suas competências claramente estabelecidas para poder influir nas decisões e fiscalizar a forma como as ações são realizadas. É prerrogativa dessa ação o princípio da

  • A. Gestão democrática: participação e controle social.
  • B. Universalização do Acesso e Promoção da Inclusão Social.
  • C. Promoção da Saúde: física e mental.
  • D. Intersetorialidade da Política Esportiva e de Lazer.

A situação acima descrita apresenta quatro elementos que configuram o lazer enquanto uma manifestação construída socialmente e culturalmente em nossa sociedade, a saber:

  • A. Cultura, Esporte, Artes e Entretenimento.
  • B. Tempo, Espaço-Lugar, Manifestações Culturais e Atitude ou Ações.
  • C. Espaço, Ação, Ludicidade e Prazer.
  • D. Ludicidade, Contemplação, Manifestações Culturais e Recursos Financeiros.

Um Gestor de Esporte e Lazer, ao planejar um programa de lazer para servidores de uma instituição de ensino, visando ampliar as possibilidades de vivências, elege como referência os interesses/conteúdos culturais do lazer. São considerados interesses culturais do lazer os

  • A. lúdicos, participativos, coletivos, esportivos, urbanísticos e culturais.
  • B. esportivos, festivos, pessoais, artesanais, contemplativos e vivenciais.
  • C. recreativos, festivos, turísticos, pessoais, artísticos e intelectuais.
  • D. físico desportivos, sociais, turísticos, manuais, artísticos e intelectuais.

Estudos em diversos países têm mostrado que o conflito no trabalho encontra-se quase no topo da lista de fatores de stress ocupacional ou profissional. Dentre outros, o conflito é um elemento relacionado diretamente à qualidade de vida do trabalhador. Nesse contexto, analise as assertivas a seguir:

I. O nível de bem-estar psicológico está relacionado ao nível de tensões emocionais como, raiva, ansiedade.

II. Indivíduos de personalidade aparentemente tranquila estão isentos dos efeitos do stress ocupacional e conflito no trabalho.

III. A satisfação com o emprego não está entre os indicadores de bem-estar social usados para trabalhadores.

IV. Sintomas físicos, como cefaleias e doença cardiovascular podem estar relacionados ao stress ocupacional.

Estão corretas as assertivas

  • A. I e IV.
  • B. II e IV.
  • C. I e III.
  • D. II e III.

Nos últimos anos, a discussão sobre a acessibilidade aos espaços públicos e privados atingiu uma ampla dimensão, o que resultou em legislação específica no que se refere aos direitos das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Cresceram os esforços para garantir o acesso dessas pessoas aos bens e serviços com segurança e autonomia, em todos os aspectos da vida social, inclusive as práticas de esporte e lazer. Sobre os conceitos relacionados à acessibilidade tratados pela legislação brasileira, analise as assertivas a seguir:

I. Acessibilidade é a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaços, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos.

II. O termo acessível delimita-se como a acessibilidade física aos espaços.

III. Adaptado é o espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento que possa ser alcançado, acionado, utilizado e vivenciado por qualquer pessoa, inclusive aquelas com deficiência.

IV. Adaptado é o espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento que possa ser alcançado, acionado, utilizado e destinado especificamente para pessoa com deficiência.

Estão corretas as assertivas

  • A. I e II.
  • B. II e IV.
  • C. III e IV.
  • D. I e III.
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