Questões sobre Área: Metrologia

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Uma norma técnica é um documento que estabelece, por consenso, regras, diretrizes ou características para atividades ou para seus resultados acerca de um material, produto, processo ou serviço. Ao surgir necessidade de determinado tema, a ABNT o submete à seguinte instância para aprovação:

  • A.

    AMN (Associação Mercosul de Normalização).

  • B.

    Comissão de Estudo.

  • C.

    Consulta Nacional.

  • D.

    ISO (International Organization for Standardization).

  • E.

    IAF (International Accreditation Forum).

Auditoria interna da qualidade é um processo sistemático, documentado e independente para obter evidência de auditoria e avaliá-la objetivamente, para determinar a extensão na qual os critérios de auditoria são atendidos. É(São) considerado(s) critério(s) de auditoria:

  • A.

    registros e apresentação de fatos durante a auditoria.

  • B.

    políticas, procedimentos ou requisitos usados como referência de comparação.

  • C.

    oportunidades de melhoria e boas práticas.

  • D.

    capacidade de aplicar conhecimento.

  • E.

    conhecimento e experiência no processo ou atividade auditada.

Um laboratório, ao obter a acreditação, atesta aos seus clientes e consumidores finais

  • A.

    confiança em todo serviço por ele prestado.

  • B.

    qualidade técnica dos serviços por ele regulamentados.

  • C.

    reconhecimento formal para realizar qualquer serviço.

  • D.

    competência técnica dos serviços por ele regulamentados.

  • E.

    competência técnica para realizar serviços específicos.

São atores do sistema nacional de avaliação de conformidade:

  • A.

    prefeituras municipais.

  • B.

    secretarias municipais.

  • C.

    laboratórios de ensaio.

  • D.

    governos estaduais.

  • E.

    organizações não governamentais.

Sobre a acreditação, é possível afirmar que

  • A.

    é uma atividade compulsória, importante para o desenvolvimento do país.

  • B.

    é patrocinada pelos governos estaduais.

  • C.

    envolve a participação de toda a população brasileira.

  • D.

    é o reconhecimento da competência com base em normas técnicas.

  • E.

    é uma atividade voluntária, baseada em atendimento a regulamentos.

É uma modalidade de acreditação concedida pela Cgcre (Inmetro):

  • A.

    acreditação de escolas e universidades.

  • B.

    regulamentação de organizações não governamentais.

  • C.

    certificação de equipamentos laboratoriais.

  • D.

    acreditação de provedores de ensaios de proficiência.

  • E.

    regulamentação de metrologistas.

Em uma distribuição binomial de dados, em subgrupos de tamanho variável, para a análise do percentual de unidades defeituosas em uma produção, usa-se gráfico

  • A.

    X.

  • B.

    C.

  • C.

    X-barra/R.

  • D.

    p.

  • E.

    X-barra/s.

O 5W2H, uma ferramenta da qualidade, pode contribuir para elaboração de planos de ação para empresas. Funciona, basicamente, como um checklist para que os colaboradores da empresa tenham clareza quanto às atividades que precisam ser desenvolvidas. Frequentemente, usa-se de brainstorming para, em associação ao 5W2H, estabelecer estratégias para identificar e propor soluções dos problemas que se busca sanar.

Ao se observar o processo de análise e solução de problemas via 5W2H, tem-se, entre suas diversas etapas,

  • A.

    o estabelecimento de responsabilidades no tratamento dos problemas, de quando será feito esse tratamento e da análise dos custos envolvidos para se fazer isso.

  • B.

    a implementação de ações sobre os efeitos dos problemas levantados, em detrimento das causas desses problemas.

  • C.

    o entendimento do motivo pelo qual será feito o tratamento do problema, quais as etapas para serem desenvolvidas e de onde se realizará a atividade, independentemente da análise dos custos envolvidos para se fazer isso.

  • D.

    o estabelecimento do local para tratamento dos problemas levantados, do tempo necessário para esse tratamento, não envolvendo o estabelecimento de responsabilidades no tratamento dos problemas.

  • E.

    o entendimento do motivo pelo qual será feito o tratamento do problema, o estabelecimento de responsabilidades, não dependendo do método usado para esse tratamento.

É princípio da Qualidade Total, conhecida também por Total Quality Management,

  • A.

    entender o elo cliente/fornecedor, tendo em vista o atendimento das necessidades do cliente.

  • B.

    ter como meta a melhoria contínua, não dependendo, para isso, de treinamento do pessoal envolvido.

  • C.

    dar ênfase ao treinamento do pessoal envolvido na melhoria dos processos organizacionais, independentemente do planejamento dos objetivos a serem atingidos.

  • D.

    estabelecer canais de comunicação eficazes na organização, independentemente do planejamento dos objetivos a serem atingidos.

  • E.

    estabelecer planejamento de objetivos na organização, não focando no treinamento do pessoal envolvido.

Em uma determinada empresa, no processo produtivo de um produto, verificou-se que a capabilidade mede 1 e que o seu tamanho declarado é 18 cm. Após a extração de uma amostra de um lote produzido, calculou-se a média no tamanho individual em 18 cm e o desvio-padrão medido entre eles é 1. Nesses termos, os limites inferior e superior de especificação são, correta e respectivamente,

  • A.

    15 cm e 20 cm.

  • B.

    15 cm e 19 cm.

  • C.

    15 cm e 21 cm.

  • D.

    16 cm e 21 cm.

  • E.

    16 cm e 20 cm.

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