Questões sobre Área: Metrologia

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Um sistema de gestão da qualidade promove a adoção de uma abordagem de processo, que pode ser resumida em

  • A.

    responsabilidade da direção.

  • B.

    modelo PDCA.

  • C.

    realização do produto.

  • D.

    medição e análise.

  • E.

    gestão de recursos.

Assinale a alternativa que apresenta a diferença entre ação corretiva e correção.

  • A.

    Ação corretiva para eliminar a causa de uma não conformidade; correção para eliminar uma não conformidade.

  • B.

    Ação corretiva para eliminar a causa do problema potencial; correção para eliminar a causa potencial de um problema.

  • C.

    Ação corretiva para eliminar a causa de uma não conformidade potencial; correção para eliminar uma não conformidade.

  • D.

    Ação corretiva para eliminar a causa de uma não conformidade; correção para eliminar a causa potencial de um problema.

  • E.

    Ação corretiva para eliminar a causa do problema potencial; correção para eliminar uma não conformidade.

O sistema brasileiro, constituído por entidades públicas e privadas, que exerce atividades relacionadas com metrologia, normalização, qualidade industrial e certificação de conformidade é

  • A.

    o Sinmetro.

  • B.

    o MCT.

  • C.

    o Conmetro e seus Comitês Técnicos.

  • D.

    a CNI.

  • E.

    o Sebrae.

O material, suficientemente homogêneo e estável em relação a propriedades específicas, preparado para se adequar a uma utilização pretendida em uma medição ou em um exame de propriedades qualitativas, é conhecido como

  • A.

    mensurando.

  • B.

    valor de referência.

  • C.

    propriedade qualitativa.

  • D.

    material de referência.

  • E.

    instrumento de medição.

Considere os seguintes fatores relevantes para a análise crítica de um certificado de calibração, com o objetivo de avaliação do equipamento do laboratório.

I. Incerteza de medição.

II. Erro de medição.

III. Valor indicado.

Assinale a alternativa que qualifica corretamente os fatores como verdadeiros (V) ou falsos (F), na ordem em que aparecem.

  • A.

    V, V, F.

  • B.

    V, F, F.

  • C.

    V, V, V.

  • D.

    F, V, V.

  • E.

    F, F, F.

Uma organização, ao estabelecer um indicador de desempenho, deve analisá-lo periodicamente. Quando a meta mínima desejada não é atendida, recomenda-se, imediatamente,

  • A.

    manter o registro e aguardar o próximo período.

  • B.

    revisar a meta.

  • C.

    analisar e propor ação corretiva.

  • D.

    avaliar o resultado do próximo período.

  • E.

    buscar outro indicador.

Para o sucesso de um programa 5S, é imprescindível que

  • A.

    ele seja coordenado pela equipe operacional.

  • B.

    seja contratada uma equipe especializada em limpeza para desenvolver o senso de limpeza.

  • C.

    seja coordenado por um líder da produção, mesmo que não ocupe um cargo hierárquico.

  • D.

    exista uma identidade visual para o comprometimento do pessoal.

  • E.

    as pessoas tenham a noção de utilidade dos recursos para desenvolverem o senso de utilização.

Considera-se uma vantagem da gestão por meio de indicadores de desempenho de processo:

  • A.

    os fornecedores têm a informação adequada da empresa.

  • B.

    os clientes têm a informação adequada da empresa.

  • C.

    há controle sobre os processos.

  • D.

    há mapeamento dos processos.

  • E.

    a mídia se sente mais atraída pela empresa.

Quanto aos processos relacionados a clientes, de acordo com a norma ABNT NBR ISO 9001, a organização deve determinar e implementar:

  • A.

    análise de desempenho de fornecedores.

  • B.

    realimentação do cliente, inclusive reclamações.

  • C.

    pesquisa de satisfação de clientes, exceto reclamações.

  • D.

    análise de desempenho da força de trabalho.

  • E.

    tratamento de contratos, exceto emendas.

Validação é a confirmação por exame e o fornecimento de evidência objetiva de que os requisitos específicos para um determinado uso pretendido são atendidos. Para confirmar se o método é apropriado, convém que a técnica usada para validá-lo seja uma das seguintes:

  • A.

    participar de comparações interlaboratoriais.

  • B.

    controlar os documentos em uma lista mestra.

  • C.

    manter os registros de forma adequada.

  • D.

    treinar o pessoal no método.

  • E.

    controlar os insumos a serem utilizados.

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