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Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Área: Pavimentação - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2014
Considere o ambiente de uma cozinha, onde é aquecido um sistema composto por um bule de chá com água, até atingir 100 °C. Após o sistema atingir esta temperatura, apaga-se imediatamente a chama que o aquece e o deixa esfriando. Desta forma, a energia livre que estava concentrada no sistema, se dissipará para o ambiente até atingir o equilíbrio no universo bule-cozinha. Considerando o conceito de entropia e a 2a Lei da Termodinâmica, é correto afirmar que a entropia no universo bule-cozinha
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O sistema de projeção topográfica (ou sistema topográfico local) é o sistema de projeção utilizado nos levantamentos topográficos pelo método direto clássico para a representação das posições relativas dos acidentes levantados, através de medições angulares e lineares, horizontais e verticais. Neste sistema, a superfície de projeção é um plano normal à vertical do lugar no ponto da superfície terrestre considerado como origem do levantamento, sendo seu referencial altimétrico referido ao datum vertical brasileiro. De maneira que o erro relativo, decorrente da desconsideração da curvatura terrestre, não ultrapasse 1/35000 na dimensão máxima e 1/15000 nas imediações da extremidade da dimensão máxima, o plano de projeção tem a sua dimensão máxima, a partir da origem, limitada a
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Pavimento asfáltico com revestimento asfáltico, base granular e sub-base cimentada sobre subleito denomina-se pavimento
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Para a caracterização do solo local, que será utilizado como camada de subleito na implantação de pavimento rodoviário, utiliza-se o ensaio de
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Um pavimento asfáltico flexível, segundo o método de dimensionamento do DNER, para suportar um número N igual a 8,9 × 106, deverá possuir espessura de revestimento betuminoso, em cm, no mínimo, igual a
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Em relação à caracterização do tráfego solicitante para o dimensionamento d e pavimentos asfálticos, considere: I. O fator de eixos é um número que multiplicado pelo número de eixos que operam dá o número de eixos equivalentes ao eixo padrão. II. Fator de Equivalência de Operações − FEO indica a relação entre agressividade de um eixo com um carregamento qualquer e vazio. III. O fator de veículo representa um número que multiplicado pelo número de veículos que operam, dá, diretamente, o número de eixos equivalentes ao eixo padrão. IV. O fator de veículos para automóveis, embora calcu lável, é desprezível na determinação do Número N. Está correto o que se afirma em
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Veículos comerciais são compostos de diversos tipos de eixos: Eixo Simples de Roda Simples − ESRS, Eixo Simples de Rodas Duplas − ESRD, Eixo Tandem Duplo − ETD e Eixo Tandem Triplo − ETT. O veículo tipo semirreboque, denominado 3S3, possui
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O método de dimensionamento do DNER visa a proteção do subleito contra a geração de deformações plásticas excessivas durante o período de projeto. Para um melhor desempenho da estrutura, o dimensionamento de um pavimento flexível pode ser completado por análise mecanicis ta, onde o principal mecanismo de ruptura analisado é o
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Em relação ao pavimento de concreto, considere: I. Pavimentos de concreto com armadura distribuída contínua não possuem juntas transversais de retra ção. II. O concreto deve ser dosado de acordo com a resistência característica à compressão estabelecida em projeto. III. Barras de transferência são utilizadas para a transferência de carga entre placas, e devem ser instala das à meia altura, nas juntas transversais. IV. A caracterização do suporte da placa independe da capacidade de suporte do subleito. Está correto o que se afirma em
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Um pavimento asfáltico flexível, composto de revestimento asfáltico, base granular e sub-base granular, sobre subleito, foi dimensionado segundo o método do DNER. Para um tráfego caracterizado por Número N igual a 4 x 106, obteve-se Ht igual a 47 cm e H20 igual a 27 cm. Sabendo que foi utilizado revestimento em concreto asfáltico com 6 cm de espessura, as espessuras mínimas das camadas de base e sub-base são, em cm, respectivamente:
Dado: Considere k do concreto asfáltico igual a 2,0 e das camadas granulares igual a 1,0.{TITLE}
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