Lista completa de Questões sobre Cargo: Diretor / Supervisor para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes com relação aos fundamentos históricos e sociológicos da educação.
Durkheim acredita que a educação é feita a partir da geração mais velha para a mais nova, por meio da transmissão de valores dominantes.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes com relação aos fundamentos históricos e sociológicos da educação.
Gramsci considera a escola um aparelho ideológico do Estado, pois reproduz as relações de exploração da sociedade capitalista.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Nos últimos anos a sociedade brasileira tem vivido mudanças tecnológicas, econômicas e políticas, rápidas e profundas.
Cabe ao Supervisor Escolar, diante dessas mudanças, a tarefa de:
divulgar, entre os professores, as técnicas de ensino que facilitem o controle da disciplina;
permitir que cada professor atue livremente porque a formação em serviço é uma prática utópica;
formar o profissional em serviço, tornando-o consciente de suas ações, e da sua prática diária;
trazer revistas atualizadas sobre educação para ocupar os professores nas reuniões de estudo;
formar um novo profissional em serviço, apontando seus erros e falhas, ensinando o que fazer correto.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A maioria dos professores foi formada segundo concepções tradicionais de ensino, tanto na sua formação básica quanto na sua formação inicial para o exercício da profissão.
Mudar esta formação pode suscitar medo, sentimento de inferioridade, resistências, etc.
Sobre a ação do Supervisor Educacional nessa mudança, avalie as afirmativas a seguir:
I - Reconhecer, no grupo de professores, os sentimentos que surgem na comunicação inter-pessoal.
II - Levar ao conhecimento da direção da escola o nome dos professores que se mostram resistentes à mudança.
III - Utilizar o falar e o ouvir, trocando valores como solidariedade, cooperação e respeito, fortalecendo a segurança.
IV - Desconsiderar os medos e as resistências, estabelecendo que a mudança da prática pedagógica tem um momento para acontecer.
Assinale as afirmativas corretas:
I e II;
II e IV;
I e IV;
II e III;
I e III.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Paulo Freire fala da utopia como uma possibilidade, como uma necessidade fundamental do ser humano. Para ele, o amanhã, para cuja realização se luta, implica necessariamente no sonho e na utopia.
A partir do texto analise os procedimentos a serem seguidos pelo Supervisor Escolar, apresentados a seguir:
I - Ele deve estar atento a todo discurso fatalista que reduza a educação a um amontoado de técnicas que transformam os educadores em repetidores;
II - Ele deve identificar a ideologia que domina a fala dos professores sobre o modo acomodado de lidar com a educação, de que "o tempo vai ensinar o aluno".
III- Ele deve estar atento à ética difundida pelo neoliberalismo que estabelece a diminuição das verbas para o ensino fundamental.
IV- Ele deve estar ligado naqueles que se recusam a aceitar a acomodação e não deixam morrer em si o ideal da educação.
Assinale somente as afirmativas corretas:
I, II e III;
II e III;
I, III e IV;
I, II e IV;
I e IV.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Quando Gordon (2006) apresenta as habilidades ouvir ativo ou escuta ativa, ele espera o seguinte procedimento do Supervisor:
ouvir tudo o que a mídia está transmitindo para, em seguida, comunicar às famílias dos alunos;
ouvir a fala do diretor e as queixas dos pais que chegam à escola, guardá-las para si para não molestar o professor;
ouvir os recados do diretor, funcionando como verdadeiro pombo-correio entre professores e diretor;
ouvir/escuta ativa é a tarefa que permite transmitir mensagens à comunidade externa à escola;
ouvir ativo é a tentativa de captar o que está por trás da fala do interlocutor e a mensagem que ele está expressando.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
É preciso reconhecer a existência de um campo de valência positiva quando nos defrontamos com professores resistentes às mudanças.
O trecho acima nos leva a:
refletir, aprofundar e fundamentar melhor nossa proposta de intervenção;
localizar no grupo quem é a favor ou contra a ação do Supervisor;
manter estável a situação escolar porque o professorado não deseja mudar nada;
cair em modismos de ação, implicando em desânimo e em nada fazer;
conhecer os amigos da escola e quem é " do contra".
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A escola e seus atores precisam repensar sua ação e conhecer as expectativas e necessidades dos seus alunos a fim de definir:
o papel dos pais;
as prioridades na formação dos alunos;
as medidas de controle da educação;
as normas de aceitação da autoridade constituída;
os papéis de cada um em seu grupo etário.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Sobre a atuação do Supervisor Escolar, como agente de formação continuada do professor em serviço, é correto afirmar:
ele se reúne com os docentes da escola para dar os recados administrativos do gestor escolar;
ele se reúne com os docentes para apontar uma situação de grupo de determinados professores;.
ele se reúne com os docentes para queixar-se das inúmeras tarefas que tem que desempenhar;
ele se reúne com os docentes para discutir questões e problemas pedagógicos de várias naturezas;
ele se reúne com os docentes da escola para comunicar quem não deve participar do Projeto Pedagógico.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Uma educação comprometida com todos os cidadãos deve desenvolver nos alunos:
os princípios de igualdade e fraternidade adotados no comunismo primitivo;
o valor do preparo intelectual que permite dominar seus pares;
o entusiasmo pelo conhecimento e sua inserção como agente de mudança da realidade social;
o significado da ordem instituída e do trabalho individual como condição para a ascensão social;
a preocupação com seu próprio trabalho distanciado da realidade social.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...