Questões sobre Cargo: Diretor / Supervisor

Lista completa de Questões sobre Cargo: Diretor / Supervisor para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens subseqüentes com relação aos fundamentos históricos e sociológicos da educação.

Durkheim acredita que a educação é feita a partir da geração mais velha para a mais nova, por meio da transmissão de valores dominantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes com relação aos fundamentos históricos e sociológicos da educação.

Gramsci considera a escola um aparelho ideológico do Estado, pois reproduz as relações de exploração da sociedade capitalista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos últimos anos a sociedade brasileira tem vivido mudanças tecnológicas, econômicas e políticas, rápidas e profundas.

Cabe ao Supervisor Escolar, diante dessas mudanças, a tarefa de:

  • A.

    divulgar, entre os professores, as técnicas de ensino que facilitem o controle da disciplina;

  • B.

    permitir que cada professor atue livremente porque a formação em serviço é uma prática utópica;

  • C.

    formar o profissional em serviço, tornando-o consciente de suas ações, e da sua prática diária;

  • D.

    trazer revistas atualizadas sobre educação para ocupar os professores nas reuniões de estudo;

  • E.

    formar um novo profissional em serviço, apontando seus erros e falhas, ensinando o que fazer correto.

A maioria dos professores foi formada segundo concepções tradicionais de ensino, tanto na sua formação básica quanto na sua formação inicial para o exercício da profissão.

Mudar esta formação pode suscitar medo, sentimento de inferioridade, resistências, etc.

Sobre a ação do Supervisor Educacional nessa mudança, avalie as afirmativas a seguir:

I - Reconhecer, no grupo de professores, os sentimentos que surgem na comunicação inter-pessoal.
II - Levar ao conhecimento da direção da escola o nome dos professores que se mostram resistentes à mudança.
III - Utilizar o falar e o ouvir, trocando valores como solidariedade, cooperação e respeito, fortalecendo a segurança.
IV - Desconsiderar os medos e as resistências, estabelecendo que a mudança da prática pedagógica tem um momento para acontecer.

Assinale as afirmativas corretas:

  • A.

    I e II;

  • B.

    II e IV;

  • C.

    I e IV;

  • D.

    II e III;

  • E.

    I e III.

Paulo Freire fala da utopia como uma possibilidade, como uma necessidade fundamental do ser humano. Para ele, o amanhã, para cuja realização se luta, implica necessariamente no sonho e na utopia.

A partir do texto analise os procedimentos a serem seguidos pelo Supervisor Escolar, apresentados a seguir:

I - Ele deve estar atento a todo discurso fatalista que reduza a educação a um amontoado de técnicas que transformam os educadores em repetidores;
II - Ele deve identificar a ideologia que domina a fala dos professores sobre o modo acomodado de lidar com a educação, de que "o tempo vai ensinar o aluno".
III- Ele deve estar atento à ética difundida pelo neoliberalismo que estabelece a diminuição das verbas para o ensino fundamental.
IV- Ele deve estar ligado naqueles que se recusam a aceitar a acomodação e não deixam morrer em si o ideal da educação.

Assinale somente as afirmativas corretas:

  • A.

    I, II e III;

  • B.

    II e III;

  • C.

    I, III e IV;

  • D.

    I, II e IV;

  • E.

    I e IV.

Quando Gordon (2006) apresenta as habilidades ouvir ativo ou escuta ativa, ele espera o seguinte procedimento do Supervisor:

  • A.

    ouvir tudo o que a mídia está transmitindo para, em seguida, comunicar às famílias dos alunos;

  • B.

    ouvir a fala do diretor e as queixas dos pais que chegam à escola, guardá-las para si para não molestar o professor;

  • C.

    ouvir os recados do diretor, funcionando como verdadeiro pombo-correio entre professores e diretor;

  • D.

    ouvir/escuta ativa é a tarefa que permite transmitir mensagens à comunidade externa à escola;

  • E.

    ouvir ativo é a tentativa de captar o que está por trás da fala do interlocutor e a mensagem que ele está expressando.

É preciso reconhecer a existência de um campo de valência positiva quando nos defrontamos com professores resistentes às mudanças.

O trecho acima nos leva a:

  • A.

    refletir, aprofundar e fundamentar melhor nossa proposta de intervenção;

  • B.

    localizar no grupo quem é a favor ou contra a ação do Supervisor;

  • C.

    manter estável a situação escolar porque o professorado não deseja mudar nada;

  • D.

    cair em modismos de ação, implicando em desânimo e em nada fazer;

  • E.

    conhecer os amigos da escola e quem é " do contra".

A escola e seus atores precisam repensar sua ação e conhecer as expectativas e necessidades dos seus alunos a fim de definir:

  • A.

    o papel dos pais;

  • B.

    as prioridades na formação dos alunos;

  • C.

    as medidas de controle da educação;

  • D.

    as normas de aceitação da autoridade constituída;

  • E.

    os papéis de cada um em seu grupo etário.

Sobre a atuação do Supervisor Escolar, como agente de formação continuada do professor em serviço, é correto afirmar:

  • A.

    ele se reúne com os docentes da escola para dar os recados administrativos do gestor escolar;

  • B.

    ele se reúne com os docentes para apontar uma situação de grupo de determinados professores;.

  • C.

    ele se reúne com os docentes para queixar-se das inúmeras tarefas que tem que desempenhar;

  • D.

    ele se reúne com os docentes para discutir questões e problemas pedagógicos de várias naturezas;

  • E.

    ele se reúne com os docentes da escola para comunicar quem não deve participar do Projeto Pedagógico.

Uma educação comprometida com todos os cidadãos deve desenvolver nos alunos:

  • A.

    os princípios de igualdade e fraternidade adotados no comunismo primitivo;

  • B.

    o valor do preparo intelectual que permite dominar seus pares;

  • C.

    o entusiasmo pelo conhecimento e sua inserção como agente de mudança da realidade social;

  • D.

    o significado da ordem instituída e do trabalho individual como condição para a ascensão social;

  • E.

    a preocupação com seu próprio trabalho distanciado da realidade social.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...