Questões sobre Cargo: Diretor / Supervisor

Lista completa de Questões sobre Cargo: Diretor / Supervisor para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O trabalho da Supervisão Escolar compreende diretrizes ligadas à avaliação e ao planejamento escolar, com o objetivo de:

  • A.

    mudar as práticas comprometidas com a realidade escolar;

  • B.

    controlar o processo de desenvolvimento do currículo dentro do paradigma tradicional;

  • C.

    evitar o julgamento das práticas educacionais e o planejamento de ações eficazes;

  • D.

    atender apenas a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais;

  • E.

    estimular uma educação tecnicista, na qual os conteúdos são discutidos em conjunto.

O Supervisor Escolar, na elaboração do Projeto Pedagógico, deve:

  • A.

    viabilizar a proposta instituída pelo Estado e pelo gestor escolar, valorizando o pedagógico na ótica do capitalismo;

  • B.

    tornar possível o acesso das camadas menos favorecidas às propostas da escola para que caminhem segundo o modelo do Estado e da escola;

  • C.

    associar vozes e interesses na construção de uma escola entendida como aparelho ideológico do Estado;

  • D.

    juntar pais, professores, alunos e comunidade com o objetivo de obter a adesão aos planos previamente estabelecidos para o ano letivo;

  • E.

    articular as participações individuais e sociais, entre a escola e a realidade circundante, entre pessoas e o conhecimento.

No Projeto Pedagógico pensamos em ação/ transformação, ou seja, o que queremos fazer. Para realizar essa ação transformadora precisamos organizá-la.

Para saber o que fazer precisamos de:

  • A.

    localizar os parceiros da discussão que empreendam a ação por nós;

  • B.

    localizar o melhor professor / gestor no grupo para a ação caminhar;

  • C.

    conhecer as necessidades e limites da escola;

  • D.

    conhecer outros projetos pedagógicos e os que resultaram em sucesso.

  • E.

    contratar supervisores renomados para que construam o sonho desejado.

O Supervisor Escolar, para realizar um diagnóstico, deve prioritariamente:

  • A.

    chamar os funcionários da escola e ouví-los em particular;

  • B.

    conversar com os pais de alunos e mostrar-lhes a escola;

  • C.

    coletar somente dados da realidade física da escola;

  • D.

    ouvir todos os segmentos da escola para definir suas necessidades;

  • E.

    chamar os pais e responsáveis e ouvir suas queixas a respeito da disciplina.

Leia, com atenção, as afirmativas a seguir:

O trabalho do Supervisor transcende o conhecimento puro e simples da sala de aula,

Porque

O conhecimento discente é suficiente para ser supervisor de uma escola, nos aspectos administrativos e pedagógicos.

E assinale:

  • A.

    se a primeira afirmativa não está correta e a segunda está correta;

  • B.

    se a segunda afirmativa complementa as idéias da primeira afirmativa;

  • C.

    se a primeira afirmativa está correta e a segunda está incorreta;

  • D.

    se as duas afirmativas estão corretas;

  • E.

    as duas afirmativas estão incorretas.

A formação do Supervisor para a Educação Básica pode ser realizada em cursos de graduação ou de pós-graduação, desde que a Instituição de Ensino garanta nesta formação:

  • A.

    a base comum nacional:

  • B.

    matérias eletivas;

  • C.

    instrumentos pedagógicos;

  • D.

    atividades práticas;

  • E.

    conhecimentos específicos.

Sobre os princípios que sustentam o processo avaliativo, é correto afirmar:

  • A.

    é um processo quantitativo e mensurador de resultados;

  • B.

    é um processo centrado na aprendizagem mais do que no ensino;

  • C.

    é um processo classificatório para situar os alunos na turma;

  • D.

    é um processo rotineiro independente do trabalho do professor;

  • E.

    é um processo distanciado da compreensão do aluno.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A Secretaria da escola constitui-se o centro das atividades administrativas e pode ser considerada como base para uma eficiente gestão escolar. É de responsabilidade da secretaria:

1 - o registro da vida escolar do aluno.

2 - o registro de nascimento do aluno.

3 - a preparação da correspondência inter e extra-escolar.

4- a guarda da documentação, bem como, do processamento das informações que circulam fora e dentro da escola.

O correto está somente em:

  • A. 1 e 2.
  • B. 2 e 3.
  • C. 3 e 4.
  • D. 1, 3 e 4.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A Educação Infantil será oferecida em creches, ou entidades equivalentes, para criança de até três anos de idade, e pré-escolas, para as crianças:

  • A. de 4 e 5 anos de idade.
  • B. de 3 a 6 anos de idade.
  • C. de 0 a 6 anos de idade.
  • D. de 4 a 6 anos de idade.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Os currículos do Ensino Fundamental e Médio devem ter uma Base Nacional Comum e uma Parte Diversificada para atender às peculiaridades locais, regionais, da clientela e do próprio estabelecimento de ensino. Assinale qual o órgão é competente, para fixar as disciplinas da Base Nacional Comum.

  • A. Ministério da Educação.
  • B. Conselho Nacional de Educação.
  • C. Conselho Estadual de Educação.
  • D. Conselho Municipal de Educação.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...