Lista completa de Questões sobre Cargo: Diretor / Supervisor para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O trabalho da Supervisão Escolar compreende diretrizes ligadas à avaliação e ao planejamento escolar, com o objetivo de:
mudar as práticas comprometidas com a realidade escolar;
controlar o processo de desenvolvimento do currículo dentro do paradigma tradicional;
evitar o julgamento das práticas educacionais e o planejamento de ações eficazes;
atender apenas a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais;
estimular uma educação tecnicista, na qual os conteúdos são discutidos em conjunto.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O Supervisor Escolar, na elaboração do Projeto Pedagógico, deve:
viabilizar a proposta instituída pelo Estado e pelo gestor escolar, valorizando o pedagógico na ótica do capitalismo;
tornar possível o acesso das camadas menos favorecidas às propostas da escola para que caminhem segundo o modelo do Estado e da escola;
associar vozes e interesses na construção de uma escola entendida como aparelho ideológico do Estado;
juntar pais, professores, alunos e comunidade com o objetivo de obter a adesão aos planos previamente estabelecidos para o ano letivo;
articular as participações individuais e sociais, entre a escola e a realidade circundante, entre pessoas e o conhecimento.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
No Projeto Pedagógico pensamos em ação/ transformação, ou seja, o que queremos fazer. Para realizar essa ação transformadora precisamos organizá-la.
Para saber o que fazer precisamos de:
localizar os parceiros da discussão que empreendam a ação por nós;
localizar o melhor professor / gestor no grupo para a ação caminhar;
conhecer as necessidades e limites da escola;
conhecer outros projetos pedagógicos e os que resultaram em sucesso.
contratar supervisores renomados para que construam o sonho desejado.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O Supervisor Escolar, para realizar um diagnóstico, deve prioritariamente:
chamar os funcionários da escola e ouví-los em particular;
conversar com os pais de alunos e mostrar-lhes a escola;
coletar somente dados da realidade física da escola;
ouvir todos os segmentos da escola para definir suas necessidades;
chamar os pais e responsáveis e ouvir suas queixas a respeito da disciplina.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Leia, com atenção, as afirmativas a seguir:
O trabalho do Supervisor transcende o conhecimento puro e simples da sala de aula,
Porque
O conhecimento discente é suficiente para ser supervisor de uma escola, nos aspectos administrativos e pedagógicos.
E assinale:
se a primeira afirmativa não está correta e a segunda está correta;
se a segunda afirmativa complementa as idéias da primeira afirmativa;
se a primeira afirmativa está correta e a segunda está incorreta;
se as duas afirmativas estão corretas;
as duas afirmativas estão incorretas.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A formação do Supervisor para a Educação Básica pode ser realizada em cursos de graduação ou de pós-graduação, desde que a Instituição de Ensino garanta nesta formação:
a base comum nacional:
matérias eletivas;
instrumentos pedagógicos;
atividades práticas;
conhecimentos específicos.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Sobre os princípios que sustentam o processo avaliativo, é correto afirmar:
é um processo quantitativo e mensurador de resultados;
é um processo centrado na aprendizagem mais do que no ensino;
é um processo classificatório para situar os alunos na turma;
é um processo rotineiro independente do trabalho do professor;
é um processo distanciado da compreensão do aluno.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Universidade da Amazônia (UNAMA) - 2006
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A Secretaria da escola constitui-se o centro das atividades administrativas e pode ser considerada como base para uma eficiente gestão escolar. É de responsabilidade da secretaria:
1 - o registro da vida escolar do aluno.
2 - o registro de nascimento do aluno.
3 - a preparação da correspondência inter e extra-escolar.
4- a guarda da documentação, bem como, do processamento das informações que circulam fora e dentro da escola.
O correto está somente em:
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Universidade da Amazônia (UNAMA) - 2006
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A Educação Infantil será oferecida em creches, ou entidades equivalentes, para criança de até três anos de idade, e pré-escolas, para as crianças:
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Universidade da Amazônia (UNAMA) - 2006
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Os currículos do Ensino Fundamental e Médio devem ter uma Base Nacional Comum e uma Parte Diversificada para atender às peculiaridades locais, regionais, da clientela e do próprio estabelecimento de ensino. Assinale qual o órgão é competente, para fixar as disciplinas da Base Nacional Comum.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...