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Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Elétrica / Eletrônica - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Existem essencialmente dois tipos de pilhas: as pilhas primárias (usadas em muitos equipamentos eletrônicos, como os rádios portáteis, por exemplo) e as pilhas secundárias (usadas em automóveis, telefones celulares, etc). Qual das alternativas abaixo descreve corretamente o funcionamento de um dos tipos de pilhas?
em uma pilha secundária, um dos eletrodos é consumido gradualmente durante o seu funcionamento, não havendo possibilidade de recuperação do material, pois as reações químicas que se processam no interior da pilha são irreversíveis.
em uma pilha primária, um dos eletrodos é consumido gradualmente durante o seu funcionamento, não havendo possibilidade de recuperação do material, pois as reações químicas que se processam no interior da pilha são irreversíveis.
em uma pilha secundária, as reações químicas produzem transformações nos eletrodos e esses fenômenos químicos são reversíveis, mas os materiais não podem ser recuperados com a passagem de uma corrente elétrica pela pilha em sentido contrário ao da corrente de sua descarga (corrente fornecida pela pilha, quando está sendo utilizada).
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Uma bateria é uma associação de pilhas. Podemos ter as pilhas associadas em série, em paralelo e na forma mista (um grupo de pilhas em paralelo associadas em série com outro grupo de pilhas em paralelo, por exemplo). Se dispomos de 6 pilhas idênticas e precisamos alimentar uma carga elétrica a qual requer uma voltagem três vezes maior que a voltagem de uma pilha e uma corrente duas vezes maior que a corrente que pode ser fornecida por uma pilha, precisamos associá-las da seguinte forma:
três grupos, de duas pilhas em série, associados em paralelo.
as seis pilhas associadas em série.
dois grupos, de três pilhas em série, associados em paralelo.
as seis pilhas associadas em paralelo.
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É muito comum a utilização de um capacitor para a redução de chiados em sistemas de som em automóveis. A razão é que:
se os chiados são sinais de alta freqüência, o capacitor deveria ser substituído por uma bobina em paralelo com o sistema de som, para que os chiados fossem eliminados de uma maneira mais eficaz.
se os chiados são sinais de baixa freqüência, o capacitor, conectado em paralelo com o sistema de som, funciona aproximadamente como um curto-circuito para os sinais de baixa freqüência, não permitindo que os chiados cheguem ao sistema de som.
se os chiados são sinais de baixa freqüência, o capacitor deveria ser substituído por uma bobina em série com o sistema de som, para que os chiados fossem eliminados de uma maneira mais eficaz.
se os chiados são sinais de alta freqüência, o capacitor, conectado em paralelo com o sistema de som, funciona aproximadamente como um curto-circuito para os sinais de alta freqüência, não permitindo que, praticamente, os chiados cheguem ao sistema de som.
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Se dois capacitores idênticos, de 10 μF cada um, são associados em série, obtemos uma capacitância equivalente igual a:
5 μF.
10 μF.
20 μF.
100 μF.
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Em uma indústria, com uma quantidade muito grande de motores de indução trifásicos, foi constatado que o fator de potência está muito baixo. A solução mais adequada para corrigir o fator de potência é:
aumentar o número de motores dessa indústria.
colocar um banco de capacitores, na entrada de energia da indústria, em paralelo com a carga.
colocar resistores, na entrada de energia da indústria, em série com a carga.
colocar bobinas, na entrada de energia da indústria, em paralelo com a carga.
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As máquinas elétricas apresentam grande quantidade de ferro, tanto na fabricação do estator como do rotor, porque
o ferro é um material que não se imanta com facilidade.
o ferro é um material que não se imanta com facilidade.
o ferro é um material de preço menor que, por exemplo, o cobre e o alumínio, que também poderiam ser usados.
o ferro, por apresentar um peso muito grande, permite que as máquinas elétricas operem sem grandes vibrações.
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Em um gerador elétrico de corrente contínua, temos um enrolamento de campo no estator, que produz um campo magnético no interior da máquina elétrica, e um enrolamento de armadura no rotor, onde vai ser induzida uma tensão elétrica quando o eixo do rotor é girado com uma certa velocidade. É correto afirmarmos que
estes geradores são também denominados por dínamos e predominam nos automóveis atualmente.
estes geradores são também denominados por dínamos e predominam nos automóveis atualmente.
a tensão já é gerada na forma contínua e é isto que justifica o nome desse tipo de gerador.
o acesso aos terminais do enrolamento de armadura é feito através de escovas de carvão que não costumam apresentar problemas, apresentando raramente problemas de manutenção.
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A bobina de ignição, que fica em série com o distribuidor em automóveis, tem como função:
permitir a partida do motor do automóvel pois, inicialmente, a bobina fornece a energia elétrica necessária para que o motor entre em funcionamento.
controlar a mistura de combustível e ar em quantidades que necessitam ser bem dimensionadas para que o automóvel tenha bom rendimento.
gerar, em determinados momentos, uma tensão elevada para que em uma vela seja formado um arco (faísca) para causar a explosão do combustível no cilindro associado a essa vela.
carregar a bateria, pois, em caso contrário, com o funcionamento do motor, a bateria ficaria descarregada muito rapidamente.
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Na instalação de uma lâmpada fluorescente, devemos ter:
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Nas indústrias de tecelagem, há necessidade de uma grande quantidade de motores elétricos. Atualmente, predominam
os motores de corrente contínua pois, mesmo que o ambiente no interior dessas indústrias apresente uma grande quantidade de poeira, os contatos deslizantes não costumam acarretar problemas de manutenção.
os motores de indução trifásicos com rotor em gaiola de esquilo.
os motores de indução monofásicos pois, em geral, a potência dessas máquinas é muito pequena.
os motores de indução trifásicos com rotor bobinado, pois os contatos deslizantes que permitem a alimentação do enrolamento do rotor são mais indicados em ambientes com grande quantidade de poeira.
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