Questões sobre Elétrica / Eletrônica

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No sistema internacional de unidades, as medidas de carga elétrica, potência, campo magnético e conjugado (torque) são, respectivamente:

  • A. Coulomb – Watt – Tesla – Newton vezes metro.
  • B. Watt – Newton vezes metro – Coulomb – Tesla.
  • C. Watt – Coulomb – Newton vezes metro – Tesla.
  • D. Coulomb – Watt – Tesla – Newton vezes metro.
  • E. Watt – Newton vezes metro – Tesla – Coulomb.

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a potência ativa total, a potência reativa total e a potência aparente total em um sistema trifásico.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.


  • A. 720 W - 960 Var - 1200 VA.
  • B. 960 W - 720 Var - 1400 VA.
  • C. 960 W - 720 Var - 1200 VA.
  • D. 960 W - 960 Var - 1680 VA.
  • E. 1200 W - 960 Var - 2160 VA.

Com relação ao estudo da potência em circuitos de corrente alternada, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Em cargas resistivas indutivas, ocorre devolução de parte da energia ao gerador.

( ) A potência instantânea de um circuito com carga resistivo-capacitiva é igual ao módulo da potência ativa.

( ) Em circuitos série cuja potência reativa capacitiva é predominante, a corrente está adiantada em relação à tensão aplicada.

( ) Um wattímetro mede apenas potência ativa.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – V – F – V.
  • B. F – F – V – F.
  • C. V – F – V – V.
  • D. F – V – F – V.
  • E. V – V – V – F.

Para que um sistema de energia elétrica opere corretamente, com uma adequada continuidade de serviço, com um desempenho seguro do sistema de proteção e, mais ainda, para garantir os limites (dos níveis) de segurança pessoal, é fundamental que o quesito aterramento mereça um cuidado especial. Os objetivos principais de aterramento são:

  • A. obter uma resistência de aterramento a mais alta possível, para evitar a circulação de correntes de falta à terra.
  • B. fazer que equipamentos de proteção sejam mais sensibilizados e isolem rapidamente as falhas à terra.
  • C. reter as cargas estáticas geradas nas carcaças dos equipamentos.
  • D. escoar as correntes elétricas à terra e aumentar os potenciais elétricos produzidos.
  • E. isolar o contato dos pés do operador da estrutura, evitando o potencial de toque.

Em linhas de transmissão, ocorrem descargas na superfície do condutor quando o campo elétrico ultrapassa o limite da rigidez dielétrica do ar. Com relação ao assunto, considere as seguintes consequências:

1. Emissão de luz e liberação de ozônio.

2. Ruído de rádio que causa interferência em circuitos de comunicação.

3. Vibração do condutor.

4. Aumento das perdas de potência.

São consequências do efeito mencionado:

  • A. 1 e 2 apenas.
  • B. 3 e 4 apenas.
  • C. 1, 2 e 3 apenas.
  • D. 2, 3 e 4 apenas.
  • E. 1, 2, 3 e 4.

Levando em consideração os ensaios realizados em isoladores aplicados em linhas de transmissão, assinale a alternativa correta.

  • A. Os ensaios elétricos têm por finalidade verificar a resistência do isolador às solicitações mecânicas, normais ou excepcionais, como sejam as que resultam do peso dos condutores, da ação do vento e do peso da camada de gelo que porventura se deposite sobre os condutores.
  • B. Os ensaios elétricos têm por finalidade verificar que níveis de tensão o isolador suporta sob determinadas condições, em que o isolador pode funcionar sem que se verifiquem descargas superficiais ou perfuração.
  • C. Os ensaios elétricos têm por finalidade verificar a resistência do isolador às variações mais ou menos bruscas da temperatura, frente às solicitações mecânicas em conformidade com a degradação superficial.
  • D. Os ensaios elétricos realizados em isoladores são ensaio de tração, rigidez, dureza, compressão, impacto e fadiga.
  • E. O ensaio elétrico de rigidez dielétrica é o principal ensaio de verificação da suportabilidade superficial dielétrica e térmica dos isoladores de ancoragem aplicados em estruturas de transmissão de energia elétrica.

Em instalações da rede elétrica, um aterramento elétrico descreve um fio ligado diretamente à terra. O fio de aterramento é geralmente conectado no corpo dos equipamentos de metal interligados a um eletrodo de aterramento. A finalidade do fio é desviar o excesso de corrente elétrica do equipamento, evitando sobrecargas. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta.

  • A. Em sistemas de aterramento, a ligação do fio no chassi de um equipamento elétrico até um eletrodo de aterramento é chamada de aterramento terra.
  • B. Por definição de norma, é proibido tratamento do solo para equipamentos a serem instalados em locais do perímetro urbano, como colunas de semáforos, caixas telefônicas, controladores de tráfego e em estruturas de transmissão de energia elétrica.
  • C. O aterramento de torres de transmissão depende da resistência da terra em função da constituição química do solo, e muitas vezes o aumento do número de barras de aterramento não consegue diminuir a resistência do aterramento.
  • D. A desvantagem do tratamento do solo para realizar o aterramento de torres de transmissão é que a terra não absorve o tratamento com o tempo.
  • E. Para sistemas de aterramento, as barras de equalização do condutor neutro são ligadas às fases, para proteção contra descarga atmosférica.

Existe uma grande variedade de relés, atendendo às diversas aplicações, porém eles podem ser reduzidos a um pequeno número de tipos, quanto às grandezas físicas de atuação. São tipos de relés:

  • A. rápido, retardado, ultrarrápido, lento.
  • B. pesado, leve, térmico, mecânico.
  • C. ótico, lento, ultrarrápido, térmico.
  • D. elétrico, mecânico, térmico, ótico.
  • E. leve, ultraleve, soft, mecânico.

Quando uma linha de transmissão elétrica termina em um único banco de transformadores, é prática frequente omitir o disjuntor do lado de alta-tensão, por motivos de economia, e fazer um desligamento transferido sobre o disjuntor no início da linha. Sobre esse procedimento, assinale a alternativa correta.

  • A. O relé diferencial do banco atua sobre o disjuntor do lado de menor tensão elétrica.
  • B. O relé diferencial inicia o desligamento do disjuntor próximo pela provocação de um curto-circuito.
  • C. A vantagem desse método é o tempo rápido exigido do relé de linha.
  • D. O relé diferencial protege o disjuntor no início da linha.
  • E. Sendo a linha terminada por um único banco de transformadores, não necessita de disjuntores, pois a impedância já protege contra distúrbios elétricos da linha.
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