Questões sobre Fotografia

Lista completa de Questões sobre Fotografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A função da fotografia de natureza – além do amplo atributo de religar o homem ao meio ambiente natural, a fotografia de natureza possui diversas virtudes de importância para o ser humano e a sociedade. Relacione adequadamente a função da fotografia à sua respectiva característica.

1. Conservação.

2. Denúncia.

3. Ciência.

4. Arte.

( ) A fotografia de natureza tem ocupado lugar de prestígio em galerias, museus, edificações, do simples deleite visual à ampliação dos sentidos que levam o homem ao encontro da beleza e da verdade.

( ) Imagens de impacto que causam forte comoção e sensibilização da opinião pública, levando a ações nas esferas públicas e privadas.

( ) A fotografia é um instrumento de conhecimento que desperta admiração, amor, mobilização da sociedade e engajamento em causas ecológicas, tendo relação direta com a preservação dos habitats naturais.

( ) O registro fotográfico da fauna e da flora é fundamental para o conhecimento científico, a identificação das espécies, os estudos sobre o comportamento animal, a anatomia, os relatórios de impactos ambientais, a ilustração científica.

A sequência está correta em

  • A. 4, 2, 1, 3.
  • B. 4, 2, 3, 1.
  • C. 2, 4, 3, 1.
  • D. 2, 3, 4, 1.

Define-se Editoração Gráfica como

  • A. o processo de catalogação e fichamento de livros e periódicos para consulta em bibliotecas públicas e privadas.
  • B. o processo de finalização de textos e imagens com o auxílio de programas de computação que, posteriormente, serão utilizados na impressão de livros e periódicos.
  • C. a veiculação de livros e periódicos em forma de fascículos colecionáveis e, posteriormente, levados à encadernação.
  • D. a colorização de material fotográfico, originalmente registrado em preto e branco, inviável à impressão de livros infantis e fotonovelas.
  • E. a eliminação de imagens nas publicações de baixo orçamento traduzindo-as em textos explicativos e de fácil compreensão.

Entre inúmeros filtros disponíveis no mercado, aquele utilizado para atenuar a intensidade luminosa da cena em prol de uma correta exposição sem alteração do tempo de exposição, da abertura do diafragma e da temperatura de cor, é o filtro

  • A. de densidade neutra.
  • B. ultravioleta.
  • C. polarizador.
  • D. cross screen.
  • E. enhance.

Observe as imagens a seguir. Em fotografia, as condições de foco e desfoco entre os assuntos dispostos no enquadramento caracterizam diferentes resultados estéticos.

No que diz respeito à “profundidade de campo”, a alteração de quais recursos determinam diferentes resultados?

  • A. A distância focal da objetiva, a temperatura de cor e a sensibilidade do sensor.
  • B. O tempo de exposição, a abertura do diafragma e a sensibilidade do sensor.
  • C. A distância focal da objetiva, a abertura do diafragma e a área do sensor.
  • D. O tempo de exposição, o formato wide-screen e a abertura do diafragma.
  • E. A velocidade do obturador, a sensibilidade do sensor e a distância focal da objetiva.

Observe as três imagens a seguir.

A imagem “X” mostra o fotojornalista John Stanmeyer em Kolkata, India. A foto foi executada por outro profissional A.C. Roy. Observe que imagem “X” foi registrada com ajuste de temperatura de cor na câmera compatível com a luz do ambiente (luz do dia) no momento do registro. Nas imagens “Y” e “Z”, houve mudanças que geraram diferentes resultados nas temperaturas de cor resultantes.

Tendo como referência a imagem “X”, que mudanças foram essas?

  • A. As três imagens foram registradas sob a mesma temperatura de cor, mas em “Y”, tem-se uma sobrexposição em relação a “X”, prevalecendo a transmissão das ondas de maior frequência (azul), e, em “Z”, uma subexposição, prevalecendo a transmissão das ondas de menor frequência (vermelho).
  • B. Na imagem “Y”, a câmera foi configurada com uma temperatura de cor, em graus Kelvin, superior àquela da imagem “X”; enquanto na imagem “Z”, a temperatura de cor configurada foi inferior.
  • C. As três imagens forão registradas sob a mesma temperatura de cor, mas em “Y”, o fotógrafo utilizou, na câmera, um filtro de conversão âmbar (série Wratten 85), e, em “Z”, um filtro de conversão azul (série Wratten 80).
  • D. Na imagem “Y”, a câmera foi configurada com uma temperatura de cor, em graus Kelvin, inferior àquela da imagem “X”; enquanto na imagem “Z”, a temperatura de cor configurada foi superior.
  • E. Nas câmeras digitais (DSLR), não há possibilidade de mudança na configuração da temperatura de cor, os resultados observados em “Y” e “Z” podem, somente, ser obtidos na pós-produção.

Observe o esquema a seguir e assinale a alternativa correta.

  • A. Trata-se do “triângulo da exposição”, no qual o ISO representa o número de pixels dispostos na superfície sensível; o diafragma, o diâmetro da abertura por onde passam os raios luminosos; e o tempo de exposição, o tempo necessário à revelação do fotograma.
  • B. Trata-se do “triângulo da exposição”, no qual o ISO representa a escala de amostragem cromática da imagem; o diafragma, a velocidade do obturador; e o tempo de exposição, o tempo de validade da emulsão fotoquímica.
  • C. Trata-se do “triângulo da exposição”, no qual o ISO representa o nível de sensibilidade para imagens em cor, enquanto a ASA o mesmo valor para imagens em preto e branco; o diafragma, a área de abertura do obturador; e o tempo de exposição, o tempo de lampejo do flash.
  • D. Trata-se do “triângulo da exposição”, no qual o ISO representa a área útil do sensor; o diafragma, o ângulo de enquadramento da objetiva; e o tempo de exposição, o intervalo de tempo, no qual cada pixel transforma em código binário a informação luminosa recebida.
  • E. Trata-se do “triângulo da exposição”, no qual o ISO representa o nível de sensibilidade da superfície sensível; o diafragma, o diâmetro da abertura por onde passam os raios luminosos; e o tempo de exposição, o intervalo de tempo em que a superfície sensível recebe a informação luminosa.

Dois anos após o término da Segunda Guerra Mundial, quatro importantes fotógrafos fundaram em Paris uma das mais prestigiosas e influentes Agências de Fotojornalismo. Foram eles, respectivamente: Henri Cartier- -Bresson, Robert Capa, David “Chim” Seymour e George Rodger, conforme a figura a seguir.

O enunciado refere-se à Agência

  • A. France-Press.
  • B. Magnum.
  • C. Frame Photo.
  • D. World Press Photo.
  • E. Sipa.

Com circulação nacional e publicada pelos Diários Associados, Assis Chateaubriand lança, em 1928, uma revista de variedades com publicação semanal. A publicação tornou-se um dos mais influentes veículos de comunicação de massa que o país já havia conhecido. No início da década de 1940, ela incorporou o modelo da fotorreportagem, tornando-se pioneira na implantação do fotojornalismo no Brasil.

O enunciado refere-se à Revista

  • A. Caras.
  • B. Manchete.
  • C. Fatos & Fotos.
  • D. Cruzeiro.
  • E. Pasquim.

Nos 30 anos que se seguiram ao fim da Segunda Guerra Mundial, grandes empresas como a Kodak (USA), Fuji (Japão) e Agfa-Gevaert (Alemanha) lançaram no mercado métodos novos e simplificados de fotografia colorida. No processo fotográfico fotoquímico, o que diferencia a emulsão do negativo em cores daquela em branco e preto é a

  • A. presença em camadas sobrepostas de pigmentos corantes para as três cores primárias subtrativas.
  • B. ausência de camadas de pigmentos na emulsão do negativo e a presença de pigmentos no positivo após o processo de revelação.
  • C. ausência de haletos de prata presentes somente na emulsão em branco e preto.
  • D. substituição dos grãos de prata sensíveis à luz por diodos fotoelétricos capazes de processar as informações de cor oriundas do espectro visível.
  • E. substituição, nas camadas da emulsão, de pigmentos corantes para as três cores primárias subtrativas por corantes para as três cores primárias aditivas.

A palavra contraste pode ter diversas conotações em função da temática na qual ela está sendo inserida. No que diz respeito à “imagem fotográfica”, o conceito de contraste está relacionado

  • A. ao uso de filtros de densidade neutra no intuito de eliminar a superexposição.
  • B. às imagens captadas em película branco e preto cuja emulsão é isenta de camadas de cor.
  • C. à escala de luminosidade entre os tons claros e os escuros de uma imagem.
  • D. ao processo de substituição da película fotoquímica pelo sensor fotoeletrônico.
  • E. à utilização de diferentes temperaturas de cor em refletores utilizados no registro da imagem.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...