Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O sistema UTM foi criado com o objetivo de se determinarem as coordenadas retangulares nas cartas militares, em escala grande, de todo o mundo. São características desse sistema, EXCETO:
A Terra é dividida em 60 fusos de 6 graus de longitude.
A unidade de representação do sistema é a sexagesimal.
Os fusos referentes a longitude têm origem no antimeridiano de Greenwich.
Todos os meridianos do sistema são curvos, excetuando-se cada meridiano central e o equador.
Os equipamentos GPS podem ser classificados em 6 grupos, segundo os objetivos de precisão e investimento, quais são: navegação, DGPS, cadastrais, topográficos, geodésicos e híbridos. São características dos equipamentos, EXCETO:
Os cadastrais possuem grande capacidade de aquisição e armazenamento de dados alfanuméricos associados às feições espaciais levantadas.
Os geodésicos são indicados para trabalhos geodésicos como transporte de coordenadas e controle de redes.
Os de navegação são aqueles que fornecem o posicionamento em tempo real, portanto, os que apresentam maior precisão das medidas.
Os topográficos permitem a aquisição de dados para executar trabalhos na escala 1:2.000, devido a sua precisão.
Para representar qualquer ponto sobre a superfície terrestre, é necessária a adoção de um sistema de coordenadas. Em cartografia, os sistemas mais usados são: coordenadas geodésicas, cartesianas e plano-retangulares. São características do sistema de coordenadas geodésicas, EXCETO:
Linhas desenhadas no sentido N-S são denominadas meridianos.
A latitude de um ponto da superfície terrestre é o ângulo que forma a normal à superfície, neste ponto, com o plano que contém a linha do equador.
Um ponto situado em qualquer lugar no Brasil possui as coordenadas Latitude = a S e Longitude = b W, onde a e b são os ângulos que representam as distâncias do ponto ao equador e ao meridiano de Greenwich, respectivamente.
É adotado o sistema métrico para a representação das distâncias
Os sistemas CAD, CAM e AM/FM trabalham com captura, armazenamento, edição, exibição e plotagem de dados digitais georreferenciados. São características desses sistemas, EXCETO:
Os sistemas CAD geralmente acessam suas informações de modo seqüencial, forçando a fragmentação das informações geográficas em diversos arquivos.
Os sistemas CAM são os mais adequados para análise de dados de um mapa, uma vez que esses dados são organizados em camadas (layers) o que possibilita uma organização temática das entidades gráficas.
Os sistemas AM/FM são menos precisos (ou detalhados) do que os sistemas CAM.
Nos sistemas AM/FM, é possível associar atributos alfanuméricos às entidades gráficas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...