Questões sobre Gravador de Valores (Casa da Moeda)

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Observe a ilustração abaixo.

Um Gravador de Valores, ao desenvolver a ilustração ao lado para uma determinada moeda, necessitou desenhar proporcionalmente o rosto humano. Para o desenvolvimento dessa arte, ele sabe que

  • A.

    os lábios têm a mesma proporção do que os olhos.

  • B.

    a largura do nariz é igual à largura do olho.

  • C.

    a linha dos olhos pode ser dividida em seis partes iguais.

  • D.

    a orelha é maior do que a distância entre o supercílio e a base do nariz.

  • E.

    a distância entre a comissura labial e a base do nariz corresponde à largura da orelha.

Analise a ilustração.

Considerando as medidas gerais do corpo humano de um adulto, é possível desenhá-lo proporcionalmente, tomando- se, como parâmetro, alguns de seus elementos. Dessa forma, conclui-se que a(o)

  • A.

    altura do corpo pode ser estabelecida tomando-se a altura da cabeça como referência; com isso, o corpo tem aproximadamente 8 vezes a altura da cabeça.

  • B.

    altura do corpo pode ser estabelecida, com exatidão, tomando-se como referência a altura do nariz , que vai do supercílio à linha inferior da orelha e mede, aproximadamente, 30 narizes.

  • C.

    altura da cabeça tem proporção exatamente igual ao comprimento do pé esquerdo somado à metade do pé direito.

  • D.

    parte superior do corpo de um adulto tem 6 vezes a altura da cabeça, a partir do meio.

  • E.

    corpo de um adulto tem 26 vezes a altura do nariz, aproximando uma altura do nariz para mais ou para menos.

Considere a ilustração abaixo para responder às questões de nos 23 e 24.

O Gravador de Valores inicia o processo de confecção de uma moeda a partir da criação das imagens que nela serão cunhadas. A princípio, a criação é livre e pode ser feita de forma digital ou manual, por meio de técnicas de desenho. Considerando que a ilustração acima é a escolhida para ocupar uma das faces de uma moeda, se for digitalizada e levada para o Photoshop, será

  • A.

    impossível visualizá-la convertendo-a para o modo CMYK, pois há muitos pixels.

  • B.

    impossível visualizá-la convertendo-a para o modo Grayscale, pois o gradiente está irregular.

  • C.

    possível somente visualizá-la convertendo-a para o modo bitmap, pois parte-se do princípio de que há filtros aplicados.

  • D.

    possível convertê-la para o modo Assign Profile e então visualizá-la no modo Charcoal Gradient, pois está finalizada.

  • E.

    possível visualizá-la convertendo-a para o modo CMYK ou Grayscale, pois não será descaracterizada.

Considere a ilustração abaixo para responder às questões de nos 23 e 24.

Considerando que a ilustração acima ainda está aberta no ambiente do Photoshop, o Gravador de Valores conclui que a(s)

  • A.

    cesta não pode ser duplicada usando tão somente a ferramenta Carimbo porque requer que ela seja previamente selecionada com a ferramenta Varinha Mágica.

  • B.

    prensa de parafuso ou balancim não pode ser colorizada com a tonalidade magenta estando o arquivo no modo bitmap porque, neste modo, o arquivo é sempre preto.

  • C.

    camada na qual está a ilustração não pode ser duplicada selecionando-a na Paleta das Camadas com o botão direito do mouse porque, antes disso, ela tem que ser transformada em background.

  • D.

    transferência da imagem para o Adobe Illustrator não pode ser feita salvando-a na extensão JPEG porque esta extensão é incompatível com o software vetorial.

  • E.

    duas figuras em primeiro plano não podem ser selecionadas utilizando-se a ferramenta Laço como modo de seleção porque elas não estão isoladas.

O Illustrator é um software vetorial que, ao importar uma imagem com a extensão psd, ela será inserida no ambiente do software como

  • A.

    guia.

  • B.

    vetor.

  • C.

    vínculo.

  • D.

    símbolo.

  • E.

    camada.

Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 26 e 27.

Moisés e Andreia trabalham em conjunto num projeto gráfico. Moisés desenvolveu uma ilustração colorida com a extensão psd, e Andreia trabalhou uma imagem em tons de cinza com a extensão tiff. Ambos usaram o Illustrator para finalizar o layout, importando tanto a imagem quanto a ilustração. Moisés quer que sua ilustração deixe de ser colorida, transformando-a em tons de cinza, com transparência de 40% para mesclá-la com a imagem, mas Andreia diz que é impossível transformar uma imagem colorida psd em imagem em tons de cinza no Illustrator.

Qual dos dois tem razão?

  • A.

    Moisés porque realmente é possível transformar uma imagem colorida em imagem em tons de cinza no Illustrator.

  • B.

    Andreia porque realmente é impossível transformar uma imagem colorida em imagem em tons de cinza no Illustrator.

  • C.

    Moisés porque, ao aplicar 40% de transparência, a imagem transforma-se em editável.

  • D.

    Andreia porque, apesar de ser um software vetorial, o Illustrator tem um ambiente virtual exatamente igual ao do Photoshop.

  • E.

    Moisés porque a imagem, para ser editada no Illustrator, tem que, necessariamente, ser colorida e estar com a extensão psd.

Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 26 e 27.

Moisés e Andreia trabalham em conjunto num projeto gráfico. Moisés desenvolveu uma ilustração colorida com a extensão psd, e Andreia trabalhou uma imagem em tons de cinza com a extensão tiff. Ambos usaram o Illustrator para finalizar o layout, importando tanto a imagem quanto a ilustração. Moisés quer que sua ilustração deixe de ser colorida, transformando-a em tons de cinza, com transparência de 40% para mesclá-la com a imagem, mas Andreia diz que é impossível transformar uma imagem colorida psd em imagem em tons de cinza no Illustrator.

Ao finalizarem o projeto gráfico, se o cliente de Moisés e Andreia pedir que o enviem como pdf, para obter o arquivo na extensão pretendida, eles deverão ir à barra de menus do software, clicar em arquivo e, em seguida,

  • A.

    copiá-lo como pdf.

  • B.

    ajustá-lo como pdf.

  • C.

    salvá-lo como pdf.

  • D.

    imprimi-lo como pdf.

  • E.

    exportá-lo como pdf.

No Photoshop, há ferramentas que funcionam somente em alguns tipos de arquivos. Qual é a ferramenta útil para se trabalhar em um arquivo que está no modo bitmap?

  • A.

    Pincel

  • B.

    Esponja

  • C.

    Gradiente

  • D.

    Preenchimento

  • E.

    Varinha mágica

Considere as tipologias.

Um designer foi contratado para desenvolver um projeto do qual resultarão uma moeda e um folder de apresentação. Em uma das faces da moeda, deverá ser inscrita a frase "Deus seja louvado". O designer sabe que o tipo de letra escolhido será fundamental para a elegância e a facilidade de leitura tanto da moeda quanto do folder. Para atender a essa necessidade, qual a opção que relaciona corretamente o desenho da letra à sua família tipológica?

  • A.

    I – Família cursiva – é plasticamente a mais bonita, mas quando o quesito é legibilidade ou visibilidade pode comprometer a comunicação.

  • B.

    II – Família romana moderna – caracterizada pela evolução dos romanos clássicos, também tem alto grau de legibilidade e de velocidade de absorção, pois suas hastes possuem um contraste mais acentuado que o da família romana antiga.

  • C.

    III – Família lapidária – sobressai pela simplicidade de seu desenho e seus principais atributos são a fácil legibilidade e a visibilidade.

  • D.

    IV – Família romana antiga – originária da tipologia clássica, seu desenho é insuperável quando se busca um alto grau de legibilidade.

  • E.

    V – Família egípcia – criada com o advento da Revolução Industrial, ela é caracterizada por hastes de espessura uniforme ou quase uniforme.

Considerando os processos de criação e de representação da imagem, existem três paradigmas no processo evolutivo: o pré-fotográfico (manual), o fotográfico (registro) e o pós-fotográfico (infográfico). Nessa perspectiva, associe o tipo de imagem ao seu paradigma.

A associação correta é:

  • A.

    I – P, II – P e III – R.

  • B.

    I – P, III – Q e VI – R.

  • C.

    I – P, III – R e V – Q.

  • D.

    II – Q, IV – Q e VI – R.

  • E.

    IV – Q, V – P e VI – R.

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