Questões sobre Gravador de Valores (Casa da Moeda)

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Vários instrumentos e equipamentos são utilizados pelo escultor em seu trabalho. Espátulas são muito utilizadas para modelagem, assim como formões e talhadeiras para trabalhos de entalhes. Na gravação dos relevos de cunhos e punções para a cunhagem de moedas, pode ser necessário o uso de buris, que são

  • A.

    ferramentas utilizadas para polir e alisar.

  • B.

    ferramentas de aço com ponta cortante para gravação em metal.

  • C.

    ferramentas manuais, próprias para madeira, com uma extremidade chata e a outra embutida em um cabo, terminando em lâmina afiada.

  • D.

    máquinas-ferramentas para desbastar ou cortar metais, que consistem em cortadores de diversos gumes girando em movimento contínuo.

  • E.

    máquinas-ferramentas providas de eixo horizontal rotativo, para dar forma ou acabamento a uma peça.

O processo de conversão entre formatos de arquivos de imagens mapeadas por bit – bitmaps –, é realizado por um software especializado nessa finalidade, não costuma causar problemas.

PORQUE

Arquivos de mapas de bits são blocos de dados de pixels organizados de determinada maneira em cada formato de arquivo, e o que as conversões realizam é a troca do método de organização dos mesmos pixels.

Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

  • A.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

  • E.

    as duas afirmações são falsas.

Moedas e medalhas possuem textos em seus dísticos e legendas. A aplicação de tipologias é muitas vezes complicada, em função do pequeno formato que as peças possuem. Nesse caso, é melhor usar fontes que sejam mais legíveis quando aplicadas em corpos menores, como as que são desenhadas com maiores alturas-x. A altura-x é a altura de qual parte do design da fonte?

  • A.

    Caixa-alta

  • B.

    Caixa-baixa

  • C.

    Espinhas

  • D.

    Hastes

  • E.

    Traves ou barras

  • A.

    I - T , II - R , III - Q , IV - S

  • B.

    I - T , II - S , III - P , IV - Q

  • C.

    I - R , II - T , III - S , IV - Q

  • D.

    I - R , II - T , III - P , IV - S

  • E.

    I - T , II - R , III - P , IV - Q

  • A.

    medalhas possuem valor intrínseco, e as moedas, não.

  • B.

    medalhas possuem valor fiduciário, e as moedas, não.

  • C.

    medalhas possuem valor artístico, e as moedas, não.

  • D.

    moedas possuem valor intrínseco, e as medalhas, não.

  • E.

    moedas possuem valor fiduciário, e as medalhas, não.

Durante séculos, o meio circulante mundial foi predominantemente composto por moedas que valiam pelo peso de seu material. Progressivamente, o ouro e os demais metais preciosos perderam espaço como matéria-prima de fabricação do numerário. Em substituição ao ouro e outros metais preciosos, as emissões de numerário foram baseadas na conversibilidade da moeda de valor extrínseco ao ouro, o denominado padrão-ouro. Esse padrão estabelecia que qualquer cidadão poderia trocar seu dinheiro por determinada quantidade de ouro nas agências dos bancos responsáveis pela emissão do numerário. O final do padrão-ouro foi determinado em

  • A.

    1919, por ações dos países da Tríplice Entente que possibilitava que a Alemanha realizasse as reparações financeiras nos artigos 231-247 do Tratado de Versalhes.

  • B.

    1929, por ocasião do Crash da Bolsa de Nova Iorque, que provocou a Grande Depressão e inviabilizou o uso de metais nobres no numerário em quase todos os países.

  • C.

    1946, no encontro de Breton Woods, quando 44 nações aliadas se reuniram um mês antes do dia D, em New Hampshire, para assinar um acordo econômico que estabelecia o tipo de ordem econômica e monetária que o mundo deveria ter após o final da Segunda Grande Guerra.

  • D.

    1971, quando, provocado por decisões do então presidente Richard Nixon, o dólar estadunidense foi convertido em mero dinheiro de reconhecimento.

  • E.

    2001, na chamada “bolha da internet”, quando a queda das ações da NASDAQ (National Association of Securities Dealers Automated Quotations) provocou uma grande recessão mundial.

As moedas surgiram no século VII a.C. na Lídia. As primeiras foram produzidas em electrum – uma liga natural de ouro e prata. O processo de fabricação pouco variou ao longo de todos esses séculos. No início, os moedeiros abriam os cunhos e produziam as moedas, colocando os discos de metais entre eles e batendo com um martelo, o que promovia a conformação das imagens nas duas faces. O processo de produção de moedas foi mecanizado há muito tempo e, há mais de um século, ganhou outra ferramenta que evita a expansão do disco metálico quando a pressão é exercida sobre ele, possibilitando assim a feitura de marcas na orla da moeda. Qual o nome dessa ferramenta?

  • A.

    Cunho

  • B.

    Laminadora

  • C.

    Pantógrafo

  • D.

    Punção

  • E.

    Virola

Os projetos de moedas e de medalhas representam, bidimensionalmente, ideias que serão convertidas em peças tridimensionais. Por essa razão, a representação dos relevos deve ser cuidadosa, de forma que o trabalho final possa ser visualizado antecipadamente.

Entre os elementos básicos da linguagem visual, o mais importante para que esse tipo de layout seja bem realizado é o tom, pois é ele que

  • A.

    descreve tensões e ritmos compositivos nos dados visuais quando, na verdade, o que está sendo visto é fixo.

  • B.

    estabelece o efeito de manipulação ilusória do espaço, relacionando o tamanho dos objetos representados na composição, o que pode determinar o significado que eles terão no trabalho.

  • C.

    expressa da melhor maneira as emoções e, através de matizes e saturações, permite uma visualização mais perfeita de formas e de planos.

  • D.

    permite distinguir oticamente a complexidade da informação visual, e é um dos melhores instrumentos de que o artista dispõe para indicar e expressar a dimensão.

  • E.

    representa visualmente aspectos táteis e indica, de forma convincente, características como a rugosidade ou a lisura das superfícies projetadas.

  • A.

    da escala hierática dos elementos da composição que, pela ordem crescente ou decrescente, indicarão a sua importância na imagem.

  • B.

    da prática medieval de indicar a luz e a sombra por meio de hachuras.

  • C.

    das linhas em diagonal que sempre provocam um efeito simultâneo e que abrangem espaço e tempo, determinando o peso visual.

  • D.

    das qualidades espaciais formuladas na composição por planos relacionados em diagonal por superposições, por profundidade e pelo cheio/vazio.

  • E.

    dos cruzamentos de linhas verticais e horizontais em uma composição, provocando a percepção da perspectiva euclidiana.

Para desenhar objetos no CorelDRAW, o usuário tem ampla variedade de ferramentas à sua disposição na Toolbox. Para desenhar uma curva, por exemplo, é necessário aprender a usar tipos de Nodes, elementos que permitem controlar e formatar a linha, de acordo com a vontade do desenhista.

Dentre os Nodes, quais são capazes de, respectivamente, criar pontos angulares em uma curva e de editar um desenho, de tal modo que um segmento menor se transforme em uma curva?

  • A.

    Cusp Nodes e Symmetrical Nodes

  • B.

    Line Nodes e Smooth Nodes

  • C.

    Cusp Nodes e Smooth Nodes

  • D.

    Symmetrical Nodes e Line Nodes

  • E.

    Cusp Nodes e Line Nodes

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