Questões sobre Locução

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O locutor deve ter em mente a qualidade audível do que está dizendo. Nesse sentido, é recomendado que

  • A.

    evite ler com antecedência o roteiro indicado para locução.

  • B.

    faça uso da empatia, ou seja, pense como se fosse o telespectador que está ouvindo a mensagem.

  • C.

    remodele as características dos elementos componentes da placa de vídeo do computador usada na edição da mensagem.

  • D.

    amplie o nível de pressão sonora das músicas mixadas sem a locução.

  • E.

    coloque materiais de áudio adicionais nos fones de ouvido.

O ritmo acelerado de locução do texto com baixo volume do som

  • A.

    apresenta ao telespectador os níveis de decibéis da gravação.

  • B.

    apresenta ao telespectador a adequada qualidade dos efeitos sonoros mixados com a locução.

  • C.

    prejudica a assimilação da mensagem.

  • D.

    intensifica a capacidade do telespectador em decodificar a mensagem.

  • E.

    é ideal na realização de entrevistas coletivas.

O procedimento do locutor ao dar ênfase a determinadas expressões ou palavras é adequado quando

  • A.

    compreende, previamente, o objetivo do texto que será usado na locução.

  • B.

    revê os slides do material coletado na edição anterior.

  • C.

    faz anotações não lineares na estrutura da taxa de amostragem visual.

  • D.

    não admite propaganda pelo mediador no começo da transmissão textual.

  • E.

    as crases são alteradas.

Para evitar a pronúncia inadequada de alguma palavra ou expressão, o locutor

  • A.

    come guloseima ou chocolate para engrossar a saliva.

  • B.

    faz uso de abotoaduras e pulseiras para bater na mesa de som.

  • C.

    evita prestar atenção no relógio e nos fones de ouvido.

  • D.

    usa um roteiro que não contém na íntegra o texto para a locução.

  • E.

    faz uso de uma caneta ou lápis para fazer alterações ou destacar determinadas partes do texto.

A previsibilidade do padrão vocal da locução

  • A.

    é devido à falta de inflexão na tonalidade da leitura.

  • B.

    ocorre devido à desconexão entre os sons musicais e os sons de efeitos sonoros.

  • C.

    dificilmente pode ser associada aos termos técnicos na estrutura planejada para a edição do material digital.

  • D.

    difere das marcações para citar nomenclaturas.

  • E.

    é atrativa no processo de organização da produção.

A televisão é imagem. Essa afirmação, que pode parecer um lugar comum, é muito importante para definir o que se deve levar em consideração quando se vai participar de um programa de televisão. Assim, os cuidados que devemos adotar sempre que falamos na televisão são os seguintes:

I. roupa;                IV. fala;

II. postura;            V. convencimento;

III. gestos;             VI. credibilidade.

Estão corretos os itens

  • A.

    I, II, III, IV, V e VI.

  • B.

    II, III, IV, V e VI, somente.

  • C.

    I, II, IV, V e VI, somente.

  • D.

    I, II, III, V e VI, somente.

  • E.

    I, II, III, IV e VI, somente.

Diante da transmissão de alguma informação ou orientação, para gerar um processo de interatividade significativo, é adequado que o locutor

  • A.

    mande o telespectador telefonar para a emissora.

  • B.

    convença o telespectador de que ele perderá alguma coisa se não entrar em contato com a emissora.

  • C.

    altere os textos sem as devidas marcações usadas na edição dos sons musicais.

  • D.

    verifique as palavras ausentes do roteiro no processo de organização da produção.

  • E.

    alterne as palavras em três idiomas, de tal modo que configure a multiplicidade da linguagem.

Para a prática de locução eficiente em determinada atividade promocional da emissora,

  • A.

    o locutor evita manter total sintonia com a equipe de produção do texto.

  • B.

    o locutor faz testes de voz para alterar os sons musicais.

  • C.

    a equipe de produção produz as vinhetas de identificação da emissora.

  • D.

    a equipe de produção não produz as vinhetas de identificação do programa.

  • E.

    uma tarefa adequada pode ser a descrição atrativa e interessante de futuro programa.

A importância do uso de fones de ouvido, para efeitos de monitoração durante a locução, é devido a

  • A.

    tonalidade da voz.

  • B.

    freqüências ultra-sônicas propagadas pelo espectro de áudio.

  • C.

    ter o retorno da comunicação, fonte externa ou sinalização do programa.

  • D.

    dispersão do campo eletromagnético da transmissão.

  • E.

    alteração do posicionamento das caixas acústicas no estúdio reservado para a produção de um determinado efeito sonoro.

Se você pretende ser compreendido quando fala na televisão busque a clareza. Lembre que os fatos – e as palavras – podem contribuir tanto para obscurecer quanto para tornar claro o significado do que é dito. Entende-se por clareza em televisão a capacidade do locutor

  • A.

    para fazer cursos especializados sobre fonética e fonologia.

  • B.

    de ser mais claro, mais objetivo e mais direto na comunicação com o telespectador.

  • C.

    evitar ter a voz impostada e o conhecimento profundo sobre técnicas de dicção e comunicação.

  • D.

    de ler e interpretar o texto de forma a não atender as exigências da produção.

  • E.

    fazer o reconhecimento do texto com menos clareza e menos objetividade.

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