Lista completa de Questões sobre Mecânica de veículos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Mecânica de veículos - Instituto Federal do Ceará (IFCE / CEFET CE) - 2017
Conhecendo-se o número de dentes da engrenagem motora e da engrenagem movida, pode-se calcular a relação de transmissão que determina a rotação e o torque de saída em um sistema de transmissão. O cálculo é feito da seguinte maneira:
A sequência correta é
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Mecânica de veículos - Instituto Federal do Ceará (IFCE / CEFET CE) - 2017
Nos veículos em que a caixa de mudanças está no sentido longitudinal, acompanhando a carroçaria, o eixo motriz tem um conjunto que muda o plano de rotação da árvore secundária para as rodas. Esse ângulo é de 90º. Esse conjunto chama-se transmissão angular e é formado por uma coroa e um pinhão, que são engrenagens de tamanhos diferentes, dispostas em ângulo reto. No mesmo conjunto, o diferencial tem como função permitir que as rodas motrizes possam girar cada uma com rotação diferente da outra. Nesse caso, as engrenagens
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Mecânica de veículos - Instituto Federal do Ceará (IFCE / CEFET CE) - 2017
A função da suspensão é proporcionar o transporte dos passageiros do veículo com a máxima segurança e no melhor conforto. A suspensão é constituída pelos seguintes subconjuntos:
Sistema de suspensão, que filtra as irregularidades da estrada a frequências compatíveis com o conforto dos passageiros.
Sistema de direção, que assegura a trajetória exercida pelo condutor, sem derrapagem dos pneus.
Sistema de alinhamento das rodas, que mantém os funcionamentos da direção e da suspensão, sem prejuízo ao pneu.
Sistema de rodas, que permite transmitir os esforços do motor, do freio, além de suportar todos os tipos de solicitações laterais. Estes subconjuntos estão ligados a elementos portadores e formam um eixo.
Os componentes da suspensão dianteira de duplo braço triangular são
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Mecânica de veículos - Instituto Federal do Ceará (IFCE / CEFET CE) - 2017
A direção puxa para o lado esquerdo, quando um caminhão com suspensão dianteira de braço triangular longo e curto, suspensão traseira com feixes de molas se movimenta para frente em linha reta. São defeitos para a causa do problema, exceto
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Mecânica de veículos - Instituto Federal do Ceará (IFCE / CEFET CE) - 2017
O aumento do esforço em curvas e o retorno rápido do volante podem ser ocasionados pela geometria da suspensão. O mecânico A diz que as duas rodas dianteiras podem ter um ajuste excessivo de cáster negativo. O mecânico B diz que as duas rodas dianteiras podem ter um ajuste excessivo de cáster positivo. O mecânico C diz que o erro é na convergência. Sobre isso,
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Mecânica de veículos - Instituto Federal do Ceará (IFCE / CEFET CE) - 2017
Funções do pneu:
Suportar a carga.
Assegurar a transmissão da potência motriz.
Garantir a dirigibilidade do veículo.
Oferecer respostas eficientes nas freadas e nas aceleradas.
Contribuir para a suspensão do veículo no conforto.
A vantagem dos pneus radiais está
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Mecânica de veículos - Instituto Federal do Ceará (IFCE / CEFET CE) - 2017
Na especificação de um pneu, temos as descrições 165/70 R14 82S, que significam
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Mecânica de veículos - Instituto Federal do Ceará (IFCE / CEFET CE) - 2017
O ângulo de geometria de suspensão, que, fora do especificado, provoca maior desgaste prematuro dos pneus é
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Mecânica de veículos - Instituto Federal do Ceará (IFCE / CEFET CE) - 2017
Interdependência dos ajustes.
A modificação de qualquer um dos ângulos repercute no valor dos outros ângulos. Se forem efetuados ajustes, todos os ângulos devem ser verificados. Por exemplo, o ajuste do ângulo de (câmber) modifica o paralelismo (convergência), porque o comprimento das barras de direção mantém-se inalterado, por conseguinte é necessário ajustar também o paralelismo (convergência) depois de um ajuste do (câmber).
O desvio do veículo, para um lado, pode ser provocado pelos seguintes defeitos de geometria:
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Mecânica de veículos - Instituto Federal do Ceará (IFCE / CEFET CE) - 2017
Os sistemas de alimentação dos motores atuais incorporam a ignição e a injeção de combustível em um único sistema, conhecido por gerenciamento do motor. Geralmente, é utilizada uma só unidade de comando, para controlar todo o sistema de alimentação (ignição e injeção), entretanto, antes de se chegar a esse estágio, havia, por muitos anos, veículos equipados com o sistema de ignição convencional, composto por platinado e condensador. O sistema de ignição eletrônica começou a ser fornecido, no Brasil, em 1978. Daquela época até hoje, muitos novos sistemas foram sendo desenvolvidos e atualizados. A vantagem que a ignição eletrônica possui sobre o sistema a platinado é que
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...