Questões sobre Mecânica de veículos

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Um mecânico, ao testar um veículo, constatou que, ao se pisar o freio, o pedal desce lentamente; ao fazer uma inspeção visual, não foi encontrado nenhum vazamento. O defeito deve ter ocorrido na(s)

  • A. regulagem da haste de acionamento do cilindro-mestre que equipa o automóvel.
  • B. sangria do cilindro-mestre e nos cilindros das rodas.
  • C. gaxetas internas do cilindro-mestre que equipa o automóvel.
  • D. válvula de retenção interna do cilindro-mestre.
  • E. regulagem do freio de mão do automóvel.

Quanto à viscosidade dos óleos lubrificantes, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Quando um fluido muda do estado de repouso para o de movimento, ocorre uma resistência ao fluir, devido ao atrito interno do mesmo.

( ) A viscosidade é uma medida através da resistência ao fluir, de fluido em relação ao meio.

( ) A classificação de um fluido se dá pela norma SAE seguido por números com dois algarismos (para lubrificantes de motores a explosão). Quanto maior for esse número, maior será a viscosidade do óleo.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V.
  • B. V, F, V.
  • C. V, F, F.
  • D. F, F, V.

Os motores com ignição por centelha (Ciclo Otto: gasolina, álcool ou gás) apresentam, como resultado da combustão, uma série de gases que, analisados, resultam em uma verificação importante do funcionamento do motor. A maioria desses gases é poluente, por isso são controlados pela legislação sobre emissões, através do Programa Nacional de Controle de Emissões Veiculares – PROCONVE.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Quanto à manutenção dos pneus, assinale a afirmativa INCORRETA em relação à verificação das pressões.

  • A. A calibragem deve ser verificada semanalmente ou, no máximo, a cada 30 dias.
  • B. A checagem das pressões de inflação devem ser feitas sempre com pneus frios.
  • C. Sempre antes de empreender viagens longas deve-se fazer a checagem das pressões.
  • D. Um pneu de passeio, dependendo do percurso percorrido e da velocidade a que foi submetido, demora entre uma e duas horas para esfriar.

Em relação aos principais componentes do sistema de injeção, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Bico injetor.

2. Bomba de combustível.

3. Bobina de ignição.

4. Atuador de marcha lenta.

5. Unidade de comando eletrônico.

( ) Tem a função de controlar a vazão de ar, permitindo, assim, controle da rotação em qualquer instante de funcionamento do motor.

( ) Controla o volume de combustível. Atua através de comandos enviados pela unidade comando eletrônico.

( ) Em geral, para cada dois cilindros é instalada uma, controlada pelo sistema de eletrônico de ignição.

( ) Possui acionamento elétrico. Sua operação independe da rotação do motor, mantendo, assim, o sistema sem flutuações de pressão.

( ) É o centro de operação de todos os componentes do sistema de alimentação de combustível.

A sequência está correta em

  • A. 2, 3, 4, 1, 5.
  • B. 4, 1, 3, 2, 5.
  • C. 5, 1, 3, 2, 4.
  • D. 1, 5, 2, 3, 4.

O sistema de arrefecimento pode ser a ar ou por fluido de arrefecimento. De acordo com o exposto, analise as afirmativas.

I. A manutenção é mais barata.

II. Mantém a temperatura do motor mais uniforme, independentemente da temperatura externa.

III. O motor é mais silencioso nesse sistema.

IV. O motor atinge a temperatura normal de trabalho mais rapidamente.

Está(ão) INCORRETA(S) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A. II.
  • B. I e IV.
  • C. I, II e IV.
  • D. I, II e III.

Quanto aos óleos lubrificantes, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Com o funcionamento dos órgãos móveis do motor, tem-se uma grande intensidade de atrito, que é a força que se opõe ao movimento, gerando calor e desgaste.

( ) A lubrificação dos componentes consiste em eliminar esse contato direto entre as superfícies, colocando, entre elas, um lubrificante. Este lubrificante, nos automóveis, pode ser graxas ou óleos, sendo o óleo utilizado para os motores automotivos.

( ) Os óleos lubrificantes podem ter várias origens e cada motor, dependendo de suas características construtivas, utilizará uma delas: minerais, graxos ou sintéticos.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V.
  • B. V, F, F.
  • C. V, F, V.
  • D. F, F, V.

Sobre as partes dos pneus, relacione adequadamente as colunas a seguir.

A sequência está correta em

  • A. 4, 3, 5, 1, 2.
  • B. 2, 3, 1, 5, 4.
  • C. 2, 1, 4, 3, 5.
  • D. 5, 1, 2, 3, 4.

Quanto à constituição do motor de combustão interna, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) No bloco estão as câmaras de combustão, onde é feita a queima da mistura ar/combustível.

( ) O cabeçote é a estrutura principal do motor, onde estão agregados, entre outros, os seguintes elementos: cilindros e êmbolos; árvore de manivelas.

( ) O conjunto móvel é formado pelas bielas, êmbolos, anéis e árvore de manivelas e transforma os movimentos retilíneos alternados dos êmbolos em rotação da própria árvore de manivelas.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V.
  • B. V, F, V.
  • C. V, F, F.
  • D. F, F, V.

Sobre motores, analise as afirmativas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) O motor de combustão interna é um conjunto de peças mecânicas e elétricas, cuja finalidade é produzir trabalho pela força de expansão resultante da queima da mistura de ar com combustível no interior de cilindros fechados.

( ) Para atender às mais variadas necessidades do atual estado de desenvolvimento tecnológico, os fabricantes constroem motores de todos os tipos. Assim, encontram-se motores a gás, gasolina, óleo diesel, querosene, álcool e movidos com outras misturas dos vários combustíveis existentes.

( ) Normalmente, os motores podem ser construídos com um ou mais cilindros. Motores monocilíndricos são empregados em automóveis. Os policilíndricos com 4, 6, 8, 10, 12, ou até mais cilindros, destinam-se a implementos agrícolas, motonetas e pequenas lanchas.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V.
  • B. V, V, F.
  • C. F, V, V.
  • D. F, F, V.
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