Questões sobre Motorista / Agente Condutor de Veículo

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Um condutor percebeu que o veículo não mantinha os pneus no solo quando desenvolvia velocidade em uma rodovia. Nesse caso, deverá verificar

  • A. os planetários.
  • B. o eixo cardã.
  • C. os amortecedores.
  • D. a árvore de manivela.
  • E. a coroa e o pião.

O não uso do cinto de segurança pelo motorista ou qualquer um dos passageiros, é considerada infração de que tipo?

  • A. Infração Leve
  • B. Infração Média
  • C. Infração Grave
  • D. Infração Gravíssima

Caso um condutor note que o consumo de combustível aumentou consideravelmente em seu veículo, deverá providenciar a manutenção, pois a provável falha pode ser o

  • A. anel sincronizado.
  • B. eixo piloto.
  • C. eixo homocinética.
  • D. filtro de ar.
  • E. cilindro mestre.

Analise a figura.

A figura mostra um motorista atencioso e defensivo, pois, ao perceber que as condições do tempo não estavam boas, decidiu diminuir a velocidade. Em situação de chuva, é necessário diminuir a velocidade, pois o condutor pode perder o controle do veículo em função

  • A. da força centrífuga na pista reta.
  • B. da força centrípeta na pista reta.
  • C. da aquaplanagem ou hidroplanagem.
  • D. do excesso de aderência no solo.
  • E. do aumento da temperatura do motor.

Em um veículo que se desloca e opera em direção ofensiva,

  • A. o cinto de segurança deve estar afivelado em manobras mais arriscadas, o veículo em perfeitas condições de uso, luzes, água e combustível, entre outras, inspecionados, mensalmente.
  • B. as portas devem estar travadas e o passageiro deve manter os vidros laterais fechados ou com abertura, máxima, de 05 centímetros.
  • C. manobras bruscas, como parada repentina ou mudanças de faixa de rolamento, não devem ser sinalizadas para dificultar a ação de meliantes ou condutores agressivos.
  • D. o itinerário, deverá ser sempre o mesmo, criando uma rotina de trajeto, que leve ao reconhecimento do veículo pelas pessoas que circulam regularmente por estas vias.
  • E. a velocidade deve ser menor do que a média das velocidades dos veículos em circulação e nunca devem ser realizados giros e inversões rápidas de direção, mesmo em situações de risco.

Tendo em vista a direção defensiva, para reduzir o custo causado a partir dos acidentes de trânsito pagos pela sociedade, é fundamental

  • A. que, na ausência de valores éticos e educação de base mais qualificada, seja aplicado, de forma sistêmica e sob supervisão das autoridades de trânsito, a tentativa e erro, permitidos e tolerados.
  • B. conhecer os riscos e os perigos no trânsito e saber que os mesmos deixam de existir ao editar-se uma legislação alinhada às condições de trânsito local.
  • C. a capacitação dos motoristas para o comportamento seguro no trânsito, atendendo a diretriz da preservação da vida, da saúde e do meio ambiente.
  • D. o aumento da carga horária de trabalho dos condutores de veículos, de cargas e de transporte de passageiros.
  • E. a criação de peças publicitárias que estimulem o comportamento de predador, com mais disputas, além de salvo conduto para dirigir veículos grandes em velocidade.

Em um motor ciclo OTTO, o ponto máximo que o pistão alcança, ao subir dentro do cilindro, é chamado de

  • A. posição máxima de faísca da vela.
  • B. ponto morto superior.
  • C. conexão de escape dos gases.
  • D. ponto máximo de sincronização da vela com o vira brequim.
  • E. posição de admissão inferior.

Reconhecer o perigo, preparar a defesa e agir a tempo, são atitudes fundamentais que devem ser tomadas para

  • A. ser aprovado no exame teórico para obtenção da CNH.
  • B. prevenir acidentes de trânsito.
  • C. reconhecer a imprudência do condutor.
  • D. evitar ser ultrapassado de surpresa.
  • E. avaliar a ação policial.

Ao operar um equipamento automotivo, um motorista percebeu que o motor demora a pegar, perde rendimento, falha e engasga. Neste caso, as causas mais prováveis são:

  • A. bomba de combustível com defeito, trambulador do câmbio mal ajustado ou danos na rosca do bujão.
  • B. correia dentada frouxa, coxim do motor defeituoso ou deslocamento da suspensão.
  • C. combustível adulterado, cabo das velas com defeito ou filtro de combustível entupido.
  • D. sincronizador desgastado, a suspensão com defeito ou platô e disco de fricção defeituosos.
  • E. tanque de combustível com sujeira, lubrificante vencido ou rolamentos desgastados.

Durante a operação de uma retroescavadeira, o operador verificou que o equipamento não realizava o levantamento do carregamento no limite da carga máxima estabelecida. As causas, dentre outras, para esta irregularidade está relacionada à

  • A. quantidade insuficiente de fluído hidráulico no sistema, ou vazamentos externos e/ou internos nos cilindros das lanças.
  • B. bomba absorvendo ar ou formação de bolsas de ar no sistema hidráulico dada a umidade excessiva dos componentes mecânicos.
  • C. insuficiência de volume do fluído hidráulico do sistema ou eixo cardã apresentando desalinhamento longitudinal.
  • D. luva estriada de acoplamento da transmissão apresentando desgastes ou óleo do sistema hidráulico com viscosidade elevada.
  • E. alta viscosidade do óleo hidráulico do sistema, a partir do reservatório, ou resíduos desprendidos do sistema que dificultam o movimento do volante.
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