Questões sobre Motorista / Agente Condutor de Veículo

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Com referência aos códigos dos pneus empregados em caminhões e ônibus, assinale a opção correta.

  • A.

    148/144M é um pneu que apresenta maior capacidade de carga para rodas simples.

  • B.

    146/143K é um pneu que apresenta maior capacidade de carga quando utilizado em rodas duplas.

  • C.

    A velocidade máxima permitida para os pneus K é de 90 km/h.

  • D.

    A velocidade máxima permitida para os pneus M é de 110 km/h.

Com referência ao sistema de alimentação de combustível por meio de injeção eletrônica, assinale a opção correta.

  • A.

    O controle da relação ar-combustível é dividido entre um sistema primário e outro secundário, ambos de alta velocidade, sendo que a mistura ar-combustível fica mais rica durante as mudanças de um sistema para o outro.

  • B.

    Durante a partida do motor à baixa temperatura, uma fina neblina é lançada pelo injetor de partida a frio; por isso, podem ocorrer dificuldades de o motor movimentar-se devido à compensação a baixa temperatura existente na injeção.

  • C.

    Nos motores modernos, o processo de fabricação dos seus componentes internos faz que a distribuição da mistura ar-combustível em cada cilindro se mantenha uniforme e assim indicando a quantidade a ser injetada na admissão.

  • D.

    Devido a grande diferença entre a gravidade específica da gasolina e a do ar, a injeção controla este parâmetro por meio de sensores, o que permite a entrada uniforme no cilindro, frente às mudanças no volume de admissão do ar.

Mesmo sem levar em conta as questões de segurança, uma grande parte da frota brasileira já utiliza transmissões automáticas, principalmente em veículos de carga, exigindo processos fabris mais rigorosos do ponto de vista de tolerâncias e ajustes. De nada adiantaria esse esforço de uma melhor fabricação se os óleos utilizados não acompanhassem esse desenvolvimento. Os óleos atualmente utilizados em transmissões automáticas apresentam

  • A.

    alto índice de viscosidade, para permitir uma eficiente transmissão de força.

  • B.

    altíssima resistência à oxidação, pois os órgãos de comando devem ter o mínimo possível de depósitos.

  • C.

    baixa capacidade antiespumante, visto que a espuma não altera o bom funcionamento das transmissões automáticas.

  • D.

    coeficiente de atrito que aumenta com a redução da velocidade de desligamento, tornando mais suave o engate das engrenagens.

Considerando um veículo em movimento, cada uma das opções abaixo apresenta uma situação emergencial e uma proposta de conduta frente a essa situação. Assinale a opção que apresenta conduta correta para a situação mencionada.

  • A.

    Percorrendo uma curva de raio longo, caso o motor apague, o motorista deve frear bruscamente e dirigir o veículo para o acostamento, observando as condições existentes no piso bem como desviando de algum buraco.

  • B.

    Em um trecho sinuoso de descida íngreme, caso perceba que o pedal de freio abaixou e a capacidade de frenagem ficou reduzida, o motorista deve acionar até o limite de uso o freio de estacionamento durante todo o restante da descida.

  • C.

    Em um trecho plano, liso e molhado, caso sinta que perdeu o controle direcional, o motorista deve tirar o pé do acelerador e, tão logo sinta voltar o controle, atuar da forma necessária, dependendo da direção tomada pelo veículo.

  • D.

    Em uma parada repentina do fluxo de tráfego, se, ao acionar os freios, as rodas travarem a ponto de "cantar pneu", o motorista deve aumentar a pressão sobre o pedal de freio, para que o veículo pare.

A proporção entre a velocidade da carroçaria e a velocidade das rodas é conhecida como "razão de derrapagem" ou razão de deslizamento e toma como referência o estado das rodas, girando livremente ou totalmente travadas. Considerando que esse princípio é avaliado nos veículos equipados com o sistema de freios antitravamentos ou ABS, visando assegurar maior segurança nas frenagens, assinale a opção correta.

  • A.

    A força de frenagem é diretamente proporcional à razão de deslizamento.

  • B.

    A força de agarramento fica constante com a utilização do sistema.

  • C.

    A tolerância ao deslizamento do sistema não se altera em diferentes pisos.

  • D.

    Uma razão de deslizamento igual a 0% significa que as rodas estão travadas.

Se o pedal de freio de um veículo endurecer após o desligamento do motor, deve-se providenciar a

  • A.

    substituição do servofreio.

  • B.

    regulagem da haste de acionamento do cilindro mestre.

  • C.

    substituição da válvula ou regulagem do carburador.

  • D.

    limpeza da tomada de vácuo no coletor.

Considerando os diversos componentes de um servofreio, assinale a opção correta.

  • A.

    A haste de entrada aciona o cilindro-mestre.

  • B.

    A válvula de retenção mantém vácuo suficiente para alguns acionamentos mesmo após o desligamento do motor.

  • C.

    O disco de reação é responsável pelo equilíbrio do conjunto e mantém separadas as câmaras de ar e de vácuo.

  • D.

    A haste de saída transfere o esforço do pedal para o interior do freio.

Considerando que, em uma frenagem brusca, sem o apoio do recurso oferecido pelo sistema ABS presente em alguns veículos, podem ser criadas situações em função das reações do veículo, assinale a opção correta.

  • A.

    O carro perderá a estabilidade direcional, caso, ao frear, as rodas traseiras sejam travadas.

  • B.

    Caso as rodas dianteiras sejam travadas em uma curva, basta girar o volante um pouco mais para se manter a estabilidade direcional.

  • C.

    A distância de frenagem é favorecida quando as rodas estão travadas, desde que o motorista mantenha o controle direcional.

  • D.

    O acionamento dos freios até próximo do limite de travamento fará que o veículo percorra uma distância maior do que aquela que percorreria com as rodas travadas.

O fato de as marchas do veículo escaparem costuma estar associado a

  • A.

    falta de manutenção do anel sincronizador.

  • B.

    quebra de roletes ou dentes de engrenagens.

  • C.

    danos nos garfos de acoplamento das marchas devido a desgaste natural.

  • D.

    desgaste da luva do anel sincronizador, devido a insuficiência de lubrificante.

Para evitar o engrenamento simultâneo das marchas, há dispositivos de travamento, que evitam o deslocamento simultâneo de duas ou mais hastes. Com referência a esses dispositivos, assinale a opção correta.

  • A.

    O travamento feito por meio de pinos dispensa o uso de molas.

  • B.

    No travamento por meio de discos, a haste deslizante deve estar travada.

  • C.

    O trambulador seleciona e movimenta um só liame, correspondendo a duas alavancas do garfo.

  • D.

    No comando pneumático, a haste deslizante possui cavidades, cada uma delas correspondente a uma das marchas.

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