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Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Motorista / Agente Condutor de Veículo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Uma caixa de marchas foi recentemente submetida a uma manutenção completa e, após poucos quilômetros de uso, percebeu-se que a embreagem estava trepidando. A respeito dessa situação, assinale a opção correta.
Provavelmente, houve manutenção incorreta dos rolamentos, que podem estar com roletes quebrados.
Uma bucha ou rolamento de centro da árvore primária pode estar gasto.
O disco pode estar empenado ou o platô, desregulado.
As alavancas de acionamento do pedal de embreagem podem estar desgastadas.
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Considerando o sistema de arrefecimento de um veículo, assinale a opção correta.
O emperramento da válvula termostática na posição fechada pode levar ao superaquecimento do motor.
Um vazamento nos selos do bloco implica perda do líquido de arrefecimento sem conseqüências para a temperatura.
Se o interruptor do ventilador elétrico parar de funcionar, isso não acarretará a elevação de temperatura.
Se a válvula termostática emperrar na posição aberta, poderá haver superaquecimento do motor.
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Para que o sistema de lubrificação funcione corretamente, o condutor do veículo deve conhecer minimamente as características dos óleos lubrificantes a serem utilizados, bem como os principais tipos de aditivos presentes em suas formulações. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Os abaixadores do ponto de fluidez impedem a formação de espuma.
Os dispersantes evitam que a sujeira se transforme em resíduos de grandes dimensões.
Os anticorrosivos retardam a combinação química do oxigênio do ar com o óleo.
Os detergentes evitam que o óleo perca sua viscosidade devido ao aumento da temperatura.
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Além dos procedimentos normais de manutenção, o condutor deve estar atento para os defeitos mais freqüentes que podem ocorrer no sistema de lubrificação. Com referência a esses defeitos, assinale a opção correta.
Caso a válvula reguladora de pressão emperre na posição aberta, o nível do óleo tende a subir.
A lâmpada do óleo acende com o motor em funcionamento, caso haja excesso de folga nos mancais.
A bomba de óleo não funcionará, caso seja utilizado um óleo de baixa viscosidade.
A elevação exagerada do nível de óleo pode ser provocada pela evaporação devido a superaquecimento.
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Para efeito de controle de poluição gerada por veículos automotores, as áreas de diagnóstico incluem o(s)
I sistema de partida.
II sistemas de carga e ignição.
III sistemas de alimentação e arrefecimento.
IV sistema de escapamento e as condições do motor.
Assinale a opção correta.
Nenhum item está certo.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens III e IV estão certos.
Todos os itens estão certos.
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Para se analisar o nível de poluição e emissão dos motores a combustão interna, deve-se proceder à
medição da vazão e da pressão da bomba de combustível em todas as faixas de rotação a que o veículo será submetido.
verificação do funcionamento da bomba de aceleração rápida por meio da medição da tensão das velas durante a aceleração.
medição do nível de emissão de monóxido de carbono com a utilização de um analisador infravermelho e não um de hidrocarbonetos.
verificação do sistema de recirculação dos gases do cárter, onde, em condições normais, verifica-se um pequeno aumento da pressão.
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Considere que, após utilização de um veículo em um dia de temperatura elevada, o motor não funcione bem em marcha lenta. Assinale a opção que apresenta a provável causa desse defeito.
A proporção da mistura está fora da especificação ou há entrada falsa de ar no carburador.
O volume de combustível injetado está fora da especificação ou existem válvulas emperradas.
A borboleta está emperrada, aberta ou sem comando.
A válvula estilete não está vedando mais ou a borboleta do afogador está emperrada em posição parcialmente fechada.
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Considerando que uma bomba de combustível apresente um defeito e que se queira verificar sua eficiência de funcionamento, assinale a opção correta.
O teste de depressão é feito ligando-se um vacuômetro na saída da bomba.
O teste do diafragma é pouco significativo, pois, mesmo que o diafragma esteja danificado, a bomba funcionará normalmente.
Caso haja falsa entrada de ar na bomba, haverá vazamento de combustível.
Pode-se realizar um teste de pressão, ligando-se um manômetro à saída da bomba.
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Se, pela manhã, ao se tentar fazer o motor entrar em funcionamento, o motor de partida não gira e as luzes de sinalização funcionam normalmente, isso indica que
as buchas do motor de partida estão gastas.
o relé de partida está defeituoso.
a bateria está descarregada.
o circuito está interrompido a partir da bateria.
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Com relação à vela BRE527Y-11, assinale a opção correta.
O número 11 indica a folga entre eletrodos, que deve ser de 11 mm.
A letra R indica tratar-se de vela regular ou padrão.
O número 5 indica o grau térmico; no caso, trata-se de uma vela de uso normal.
A letra B indica o diâmetro da rosca, que, no caso considerado, é de 12 mm.
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