Questões sobre Motorista / Agente Condutor de Veículo

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Sobre as pesquisas de fluxo de tráfego, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    O número máximo aconselhável de faixas de tráfego sob a responsabilidade de um observador é três.

  • B.

    É mais difícil observar e anotar dois movimentos não simultâneos de uma interseção semaforizada do que dois movimentos simultâneos.

  • C.

    O número de contadores manuais necessários à pesquisa deve ser idêntico ao número de subclasses de veículos de cada movimento.

  • D.

    O período máximo aconselhável de contagem ininterrupta para um mesmo pesquisador é de duas horas, podendo ser estendido para mais duas, se houver intervalo de descanso.

Em uma pesquisa de tráfego, a fase exatamente posterior à fase de operação, ou seja, de levantamento dos dados em campo, denomina-se:

  • A.

    Análise dos dados.

  • B.

    Definição da amostra.

  • C.

    Tabulação dos dados.

  • D.

    Escolha do método de pesquisa.

Uma determinada via da cidade operava em mão dupla, possuindo uma faixa de rolamento por sentido e estacionamento proibido em ambos os lados. Após estudos do órgão de trânsito, foi modificada a sinalização, fazendo com que a via passasse a operar em um único sentido de tráfego.

Considerando que não houve acréscimo de tráfego no sentido preservado, o que aconteceu com a fluidez do tráfego nessa via, após a implantação da mão única?

  • A.

    Diminuiu.

  • B.

    Aumentou.

  • C.

    Foi eliminada.

  • D.

    Manteve-se inalterada.

Considerando o enunciado da questão 25, o que aconteceu com a micro-acessibilidade nessa mesma via, após a implantação da mão única e a liberação de estacionamento em um dos lados da via, sabendo-se que as demais características físicas foram preservadas?

  • A.

    Aumentou, porque melhorou a fluidez.

  • B.

    Diminuiu, porque reduziu a segurança.

  • C.

    Diminuiu, porque aumentou a velocidade.

  • D.

    Aumentou, porque facilitou o estacionamento.

Ocorreu um acidente em uma determinada via, no horário de pico do tráfego, sendo que duas das três faixas ficaram obstruídas por vários minutos. Isto fez com que a densidade do tráfego nesse trecho aumentasse muito, ultrapassando o ponto de densidade crítica.
Nessa situação, o deve ter acontecido com a velocidade média e o fluxo nesse horário?

  • A.

    A velocidade média aumentou e o fluxo diminuiu.

  • B.

    A velocidade média diminuiu e o fluxo aumentou.

  • C.

    A velocidade média e o fluxo diminuíram.

  • D.

    A velocidade média e o fluxo mantiveram-se inalterados.

De acordo com o artigo 24 do Código de Trânsito Brasileiro, compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição, as seguintes atividades, EXCETO:

  • A. Estabelecer as diretrizes do regimento das Jaris.
  • B.

    Cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, no âmbito de suas atribuições.

  • C.

    Estabelecer, em conjunto com os órgãos de polícia ostensiva de trânsito, as diretrizes para o policiamento ostensivo de trânsito.

  • D.

    Articular-se com os demais órgãos do Sistema Nacional de Trânsito no Estado, sob coordenação do respectivo CETRAN.

De acordo com o artigo 61 do Código de Trânsito Brasileiro, as velocidades máximas, dadas em quilômetro por hora (km/h), permitidas para vias sem sinalização regulamentadora são, respectivamente:

  • A.

    100 km/h nas vias arteriais, 60 km/h nas vias arteriais, 40 km/h nas vias coletoras e 30km/h nas vias locais.

  • B.

    80 km/h nas vias de trânsito rápido, 60 km/h nas vias arteriais, 40 km/h nas vias coletoras e 20 km/h nas vias locais.

  • C.

    80 km/h nas vias de trânsito rápido e nas vias arteriais, 50 km/h nas vias coletoras e 40 km/h nas vias locais.

  • D.

    80 km/h nas vias de trânsito rápido, 60 km/h nas vias arteriais, 40 km/h nas vias coletoras e 30 km/h nas vias locais.

Todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    As ilhas de refúgio de pedestres não devem ter largura inferior a 1,20 m.

  • B.

    As ilhas devem ser delineadas por meios-fios, afastados pelo menos 0,60 m do bordo da pista.

  • C.

    As ilhas devem ser precedidas de dispositivos de advertência, como marcações no pavimento.

  • D.

    As ilhas de canalização devem ter uma área mínima de 5 m² e, preferencialmente, de 7 m² .

No projeto geométrico de vias, as curvas que melhor representam o caminho natural dos veículos, mas que, em contrapartida, envolvem uma maior complexidade nos cálculos e locação de campo, são chamadas de:

  • A.

    Curvas de transição.

  • B.

    Curvas circulares simples.

  • C.

    Curvas compostas de 3 centros.

  • D.

    Curvas compostas de 2 centros.

Entre os procedimentos a serem adotados na Operacionalização de Projetos, podemos citar, EXCETO:

  • A.

    Reunir-se com os técnicos que participarão da operação para a apresentação do esquema de trabalho.

  • B.

    Elaborar croquis para serem distribuídos aos técnicos que participarão da operação, para que os mesmos tomem conhecimento das alterações a serem efetuadas.

  • C.

    Manter o controle do andamento da revisão da programação semafórica, através da anotação, no cronograma, dos controladores (módulos) revisados e por revisar.

  • D.

    Elaborar seu plano de atuação, após reunião com os técnicos que desenvolveram o projeto, alocando os técnicos de campo nos pontos de maior necessidade.

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