Questões sobre Motorista / Agente Condutor de Veículo

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O objetivo de uma Operação Ronda é:

  • A.

    Acompanhar o início da operação de novos projetos, visando garantir o bom desempenho do trânsito, através da solução imediata dos problemas surgidos e dos eventuais ajustes de sinalização relacionados ao projeto, de forma a minimizar o impacto das alterações implantadas.

  • B.

    Melhorar as condições de segurança e fluidez do tráfego, através da adoção de providências rápidas, para solucionar problemas percebidos em vistorias realizadas no sistema viário.

  • C.

    Otimizar a operação dos cruzamentos semaforizados efetuando, de forma sistemática, o ajuste na programação dos semáforos, bem como verificar as condições de sinalização horizontal, vertical e semafórica no que se refere a sua adequação à manutenção.

  • D.

    Manter um esquema ativo de acompanhamento do desempenho do trânsito na área de realização dos eventos programados para os fins de semana e feriados, que não requeiram a realização de uma operação especial.

Todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    Os órgãos executivos de trânsito podem executar serviços e obras necessários para a minimização dos impactos negativos decorrentes da implantação de pólos geradores de tráfego, sem qualquer ônus para o empreendedor.

  • B.

    Os órgãos executivos de trânsito podem elaborar diretamente os estudos necessários para a minimização dos impactos negativos decorrentes da implantação de pólos geradores de tráfego, sem qualquer ônus para o empreendedor.

  • C.

    Os órgãos executivos de trânsito não podem elaborar diretamente os estudos e executar serviços e obras necessários para a minimização dos impactos negativos decorrentes da implantação de pólos geradores de tráfego.

  • D.

    O DENATRAN recomenda que os custos de elaboração dos estudos e de execução de serviços e obras necessários para a minimização dos impactos negativos, decorrentes da implantação de pólos geradores de tráfego, devam ficar totalmente por conta do Empreendedor.

Em um estudo para o tratamento de um Pólo Gerador de Tráfego, as medidas mitigadoras externas dizem respeito a:

  • A.

    Caracterização dos padrões e categorias das viagens geradas.

  • B.

    Análise da capacidade viária e do nível de serviço nos acessos e principais interseções viárias.

  • C.

    Identificação dos segmentos viários e aproximações de interseção significativamente impactados pelo tráfego adicional.

  • D.

    Intervenções físicas, operacionais ou de gerenciamento nos sistemas viários e de controle de tráfego da área de influência diretamente impactada.

De acordo com a Resolução nº 160 do CONTRAN (Anexo II do CTB), as Placas Indicativas indicam ao condutor a direção que o mesmo deve seguir para atingir determinados lugares, orientando seu percurso e/ou distâncias, sendo que as placas com Mensagens de Localidades e as placas de Nomes de Rodovias/Estradas devem ter como cor de fundo, respectivamente:

  • A.

    Azul e Verde.

  • B.

    Verde e Azul.

  • C.

    Branca e Verde.

  • D.

    Verde e Branca.

De acordo com a Resolução nº 160 do CONTRAN (Anexo II do CTB), as Marcas de Canalização servem para:

  • A.

    ordenar os deslocamentos frontais dos veículos e harmonizá-los com os deslocamentos de outros veículos e dos pedestres.

  • B.

    delimitar e propiciar melhor controle das áreas onde é proibido ou regulamentado o estacionamento e a parada de veículos.

  • C.

    orientar os fluxos de tráfego em uma via, direcionando a circulação de veículos pela marcação de áreas de pavimento não utilizáveis.

  • D.

    separar e ordenar as correntes de tráfego, definindo a parte da pista destinada ao rolamento, a sua divisão em faixas, a divisão de fluxos opostos, as faixas de uso exclusivo de um tipo de veículo, as reversíveis, além de estabelecer as regras de ultrapassagem.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a autoridade de trânsito, na esfera das competências estabelecidas nesse Código e dentro de sua circunscrição, deverá aplicar, às infrações nele previstas, as seguintes penalidades, EXCETO:

  • A.

    Prisão do motorista.

  • B.

    Apreensão do veículo.

  • C.

    Advertência por escrito.

  • D.

    Cassação da Carteira Nacional de Habilitação.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

  • B.

    Salvo em caso de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.

  • C.

    Qualquer obstáculo à livre circulação e à segurança de veículos e pedestres, tanto na via quanto na calçada, caso não possa ser retirado, deve ser devida e imediatamente sinalizado.

  • D.

    A obrigação de sinalizar uma obra na via pública é sempre de responsabilidade do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

De acordo com a Lei de uso e ocupação do solo do Município de Contagem, são diretrizes específicas de atuação do Poder Público em relação ao sistema viário, EXCETO:

  • A.

    Garantir a implantação da infra-estrutura viária de transporte e trânsito.

  • B.

    Definir fontes de recursos extra-tarifários para o financiamento do sistema de transporte público.

  • C.

    Estabelecer o Plano de Classificação Viária – PCV, de modo a assegurar as articulações indicadas no Anexo 3 dessa Lei.

  • D.

    Propiciar a melhoria da acessibilidade às diversas áreas do Município, em condições de segurança e conforto, com vistas à integração do espaço municipal e articulação das diversas Unidades de Planejamento.

Existem 4 classes de incêndio - A, B, C e D - e, para cada classe, existe, no mínimo, um agente extintor específico, de acordo com o tetraedro do fogo. Considerando um princípio de incêndio em uma oficina de manutenção mecânica, julgue os itens seguintes, relativos ao combate a incêndios.

O princípio de incêndio que ocorre em uma solda elétrica energizada é classificado como da classe C.

  • C. Certo
  • E. Errado

Existem 4 classes de incêndio - A, B, C e D - e, para cada classe, existe, no mínimo, um agente extintor específico, de acordo com o tetraedro do fogo. Considerando um princípio de incêndio em uma oficina de manutenção mecânica, julgue os itens seguintes, relativos ao combate a incêndios.

Se o princípio de incêndio atingir panos de limpeza secos, o melhor processo de extinção a ser utilizado é o resfriamento.

  • C. Certo
  • E. Errado
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