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Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Motorista / Agente Condutor de Veículo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Atualmente, quase todos os automóveis são equipados com motores de combustão interna, que obtêm potência por meio da queima de uma mistura ar-combustível, cuja expansão no interior de uma câmara gera trabalho mecânico ao fazer deslocar pás, rotores ou êmbolos. Acerca desses motores, julgue os itens a seguir.
O cabeçote é um componente montado na parte superior dos motores de combustão interna alternativos a quatro tempos, fechando os cilindros e servindo de suporte para a montagem de uma ou mais árvores de comando de válvulas, válvulas de admissão e escapamento, velas de ignição e válvulas ou bicos injetores, quando for o caso.
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Atualmente, quase todos os automóveis são equipados com motores de combustão interna, que obtêm potência por meio da queima de uma mistura ar-combustível, cuja expansão no interior de uma câmara gera trabalho mecânico ao fazer deslocar pás, rotores ou êmbolos. Acerca desses motores, julgue os itens a seguir.
Os motores de dois tempos podem operar sem válvulas. Seu ciclo de trabalho é completado após uma revolução completa da árvore de manivelas ou virabrequim.
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Todo veículo possui órgãos de rodagem, ou seja, sistemas de suspensão, freios, direção, rodas e pneus, que influem diretamente na sua dirigibilidade. A geometria de direção, uma combinação de ângulos das rodas, e a equilibração dinâmica das rodas, dada pelo balanceamento, influem na dirigibilidade do veículo, proporcionando suavidade de tráfego, manutenção de trajetória, estabilidade em retas e curvas e maior área de contato possível do pneu com o solo. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A convergência das rodas é dada pelo paralelismo entre as rodas de um mesmo eixo. A convergência é positiva quando a parte dianteira das rodas apresenta uma maior abertura que a parte posterior, e negativa, caso contrário.
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Todo veículo possui órgãos de rodagem, ou seja, sistemas de suspensão, freios, direção, rodas e pneus, que influem diretamente na sua dirigibilidade. A geometria de direção, uma combinação de ângulos das rodas, e a equilibração dinâmica das rodas, dada pelo balanceamento, influem na dirigibilidade do veículo, proporcionando suavidade de tráfego, manutenção de trajetória, estabilidade em retas e curvas e maior área de contato possível do pneu com o solo. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Se as rodas estiverem desbalanceadas, a direção trepidará porque as rodas estarão girando desuniformemente. Rodas balanceadas diminuem o desgaste dos pneus e dão maior conforto e segurança ao motorista.
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Todo veículo possui órgãos de rodagem, ou seja, sistemas de suspensão, freios, direção, rodas e pneus, que influem diretamente na sua dirigibilidade. A geometria de direção, uma combinação de ângulos das rodas, e a equilibração dinâmica das rodas, dada pelo balanceamento, influem na dirigibilidade do veículo, proporcionando suavidade de tráfego, manutenção de trajetória, estabilidade em retas e curvas e maior área de contato possível do pneu com o solo. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
O ângulo de cáster assegura estabilidade direcional quando o veículo está sendo conduzido em linha reta e garante que o volante não tenda a retornar à posição normal ao se descrever uma curva.
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Todo veículo possui órgãos de rodagem, ou seja, sistemas de suspensão, freios, direção, rodas e pneus, que influem diretamente na sua dirigibilidade. A geometria de direção, uma combinação de ângulos das rodas, e a equilibração dinâmica das rodas, dada pelo balanceamento, influem na dirigibilidade do veículo, proporcionando suavidade de tráfego, manutenção de trajetória, estabilidade em retas e curvas e maior área de contato possível do pneu com o solo. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Camber ou cambagem corresponde ao ângulo de inclinação lateral das rodas em relação a um plano vertical com o solo, e tem como função evitar que as rodas tendam a se fechar nas acelerações.
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Todo veículo possui órgãos de rodagem, ou seja, sistemas de suspensão, freios, direção, rodas e pneus, que influem diretamente na sua dirigibilidade. A geometria de direção, uma combinação de ângulos das rodas, e a equilibração dinâmica das rodas, dada pelo balanceamento, influem na dirigibilidade do veículo, proporcionando suavidade de tráfego, manutenção de trajetória, estabilidade em retas e curvas e maior área de contato possível do pneu com o solo. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
É função dos amortecedores atenuar as oscilações causadas pelas molas, proporcionando estabilidade ao veículo e conforto ao dirigir.
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O controle do nível e a troca de óleo com periodicidade adequada constitui uma das mais importantes ações de manutenção preventiva realizadas em veículos para se evitarem problemas com o motor. Um lubrificante vencido permite maior atrito, aumenta o desgaste dos pistões e de outros componentes e reduz o rendimento do motor. Com relação à lubrificação, julgue os itens abaixo.
Na lubrificação de motores veiculares, são usados óleos minerais e óleos sintéticos. Os óleos minerais são obtidos da separação de componentes do petróleo, sendo uma mistura de vários compostos, enquanto os óleos sintéticos são obtidos por reação química a partir de óleos vegetais, como óleo de soja e óleo de rícino, permitindo a fixação de características específicas mais adequadas de resistência à oxidação e ao envelhecimento do poder lubrificante.
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O controle do nível e a troca de óleo com periodicidade adequada constitui uma das mais importantes ações de manutenção preventiva realizadas em veículos para se evitarem problemas com o motor. Um lubrificante vencido permite maior atrito, aumenta o desgaste dos pistões e de outros componentes e reduz o rendimento do motor. Com relação à lubrificação, julgue os itens abaixo.
Não há problema em misturar óleos minerais com sintéticos; embora tenham características diferentes, ambos são compostos orgânicos, o que assegura a solubilidade e a lubrificação adequadas.
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O controle do nível e a troca de óleo com periodicidade adequada constitui uma das mais importantes ações de manutenção preventiva realizadas em veículos para se evitarem problemas com o motor. Um lubrificante vencido permite maior atrito, aumenta o desgaste dos pistões e de outros componentes e reduz o rendimento do motor. Com relação à lubrificação, julgue os itens abaixo.
Antes da troca de óleo, é necessário que o motor tenha permanecido pelo menos cinco minutos em funcionamento para garantir que as impurezas fiquem em suspensão e sejam eliminadas na drenagem do cárter.
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