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Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Operador de TV, Câmera e Cinema - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
As funcionalidades das câmeras de vídeo e cinema diferem de acordo com as tecnologias empregadas em cada modelo disponível no mercado. O operador de câmera deve estar familiarizado com o máximo possível dessas funcionalidades. Em relação aos controles encontrados nas câmeras de vídeo, julgue os itens a seguir. Timecode é o número composto por oito dígitos que serve para identificar um determinado material gravado. Esse código é importante para decupar o material gravado, pois permite a seleção precisa do trecho que vai ser usado na edição.
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As funcionalidades das câmeras de vídeo e cinema diferem de acordo com as tecnologias empregadas em cada modelo disponível no mercado. O operador de câmera deve estar familiarizado com o máximo possível dessas funcionalidades. Em relação aos controles encontrados nas câmeras de vídeo, julgue os itens a seguir. As lentes grandes-angulares possuem maior profundidade de campo do que as teleobjetivas. As lentes zoom possuem distância focal variável.
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As funcionalidades das câmeras de vídeo e cinema diferem de acordo com as tecnologias empregadas em cada modelo disponível no mercado. O operador de câmera deve estar familiarizado com o máximo possível dessas funcionalidades. Em relação aos controles encontrados nas câmeras de vídeo, julgue os itens a seguir. As imagens captadas em vídeo e cinema são, na realidade, estáticas. A ilusão de movimento é produzida pela projeção sequencial de imagens. Para produzir essa ilusão de movimento, a velocidade padrão de gravação e projeção utilizada em vídeo é de 24 quadros por segundo, e em película cinematográfica é de 30 quadros por segundo.
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As funcionalidades das câmeras de vídeo e cinema diferem de acordo com as tecnologias empregadas em cada modelo disponível no mercado. O operador de câmera deve estar familiarizado com o máximo possível dessas funcionalidades. Em relação aos controles encontrados nas câmeras de vídeo, julgue os itens a seguir. Em câmeras fotográficas, de cinema e de vídeo, o obturador é o dispositivo que controla o tempo de passagem da luz até o material sensível (filme ou sensor eletrônico).
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As funcionalidades das câmeras de vídeo e cinema diferem de acordo com as tecnologias empregadas em cada modelo disponível no mercado. O operador de câmera deve estar familiarizado com o máximo possível dessas funcionalidades. Em relação aos controles encontrados nas câmeras de vídeo, julgue os itens a seguir. Para ajustar o foco manual da imagem em qualquer câmera de vídeo, basta que o operador enquadre a imagem tal como será gravada e gire lentamente o anel de foco até encontrar a melhor nitidez possível.
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Considerando que, na produção audiovisual, são necessários conhecimentos sobre a resolução da imagem digital e os formatos de vídeo disponíveis, julgue os próximos itens. No trabalho telejornalístico, pode ser necessário zelar pela confidencialidade das imagens. Para tal, podem ser utilizados diversos formatos de codec disponíveis como H.264, AVCHD e OGG que criptografam (codificam) as imagens.
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Considerando que, na produção audiovisual, são necessários conhecimentos sobre a resolução da imagem digital e os formatos de vídeo disponíveis, julgue os próximos itens. As câmeras de vídeo digital captam imagens compostas por pixels e esse material somente pode ser armazenado em cartões de memória.
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Considerando que, na produção audiovisual, são necessários conhecimentos sobre a resolução da imagem digital e os formatos de vídeo disponíveis, julgue os próximos itens. A resolução da imagem digital é resultado do número de pixels presentes em um dado número de linhas horizontais e verticais da imagem. As imagens na resolução full HD têm 1920 × 1920 linhas.
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Acerca dos recursos de iluminação e correção de cores em filmagens, julgue os itens seguintes. A técnica de iluminação mais comumente utilizada em gravações de entrevistas para a televisão é a técnica de quatro pontos, que utiliza luz principal sobre o entrevistado, contraluz, luz de fundo e luz de preenchimento.
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Acerca dos recursos de iluminação e correção de cores em filmagens, julgue os itens seguintes. Em uma gravação usando o recurso do chroma-key, é necessário fazer o balanço do branco focalizando o fundo azul ou verde que estiver sendo usado como cenário.
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