Questões sobre Tecnologia

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No pacote de softwares gráficos da empresa Corel, o mais indicado para a execução de um trabalho cuja necessidade seja a de realização de gráficos vetoriais é o

  • A.

    Corel Bar Code

  • B.

    Corel Trace

  • C.

    Corel Draw

  • D.

    Corel Ventura

  • E.

    Corel Paint

Após 1997, com o lançamento da versão 4.0, o QuarkXPress tornou-se o software mais utilizado em todo o mundo para o design de leiautes de páginas de impressão, de web ou de mídia interativa.

PORQUE

A versão 4.0 do QuarkXPress permite que sejam criadas várias configurações de leiautes de páginas mestras.

Analisando-se as afirmativas acima, conclui-se que

  • A.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

  • E.

    as duas afirmações são falsas.

Para acionar, através de atalho de teclado, o comando da função Rotate, presente no menu modify do Freehand, é preciso acionar a tecla Control (Ctrl) e a tecla

  • A.

    F10

  • B.

    E

  • C.

    F9

  • D.

    F2

  • E.

    F11

Para se trabalhar o preenchimento de uma figura, o menu flutuante Mixer do Freehand apresenta diferentes paletas de cores.

Uma paleta de cores que NÃO está presente no menu flutuante Mixer do Freehand é a

  • A.

    CMYK

  • B.

    RGB

  • C.

    HLS

  • D.

    Sistem Color Picker

  • E.

    Sistema Color Standard

Observe as afirmações abaixo relativas às Spot Colors ou cores especiais.

I – Spot Colors ou cores especiais são cores/tintas obtidas através da mistura física ou visual dos pigmentos das cores primárias.

II – Spot Colors ou cores especiais são as cores/tintas luminescentes (spots) e os vernizes especiais.

III – Spot Colors ou cores especiais são cores/tintas obtidas através da mistura física e não visual de pigmentos puros.

É correto APENAS o que se afirma em

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    III

  • D.

    I e II

  • E.

    II e III

  • A.

    I - S , II - R , III - Q , IV - P

  • B.

    I - R , II - S , III - P , IV - Q

  • C.

    I - T , II - R , III - Q , IV - P

  • D.

    I - T , II - S , III - P , IV - Q

  • E.

    I - T , II - S , III - Q , IV - P

Considere a operação de abertura de um arquivo novo no Adobe Photoshop e a determinação da característica cromática do background (fundo) no item Background Contents (Conteúdos do fundo). Sobre essas atividades, no acionamento da janela de diálogo de New (novo), é possível

  • A.

    realizar a escolha da característica cromática do Background (fundo), tendo como opções White (branco) ou Background Color (cor do fundo), sendo essa última configurada como a cor acionada na opção Set Background Color (selecione cor de fundo) da ferramenta Colors (cores) da paleta flutuante Tools (ferramentas). No caso de se desejar a opção Transparent (transparente), é preciso converter posteriormente o Background (fundo) em um Layer (camada).

  • B.

    realizar a escolha da característica cromática do Background (fundo), tendo como opções Transparent (transparente) ou Background Color (cor do fundo), sendo essa última configurada como a cor acionada na opção Set Background Color (selecione cor de fundo) da ferramenta Colors (cores) da paleta flutuante Tools (ferramentas) e, para se obter um Background (fundo) branco, a cor configurada nessa opção deve ser essa. No caso da opção Transparent (transparente) não se forma um Background (fundo), mas sim um Layer (camada).

  • C.

    realizar a escolha da característica cromática do Background (fundo), tendo como opções Transparent (transparente), White (branco) ou Background Color (cor do fundo), sendo essa última configurada como a cor acionada na opção Set Background Color (selecione cor de fundo) da ferramenta Colors (cores) da paleta flutuante Tools (ferramentas). No caso da opção Transparent (transparente), não se forma um Background (fundo), mas sim um Layer (camada).

  • D.

    realizar a escolha da característica cromática do Background (fundo), tendo como opções White (branco) ou Background Color (cor do fundo), sendo essa última configurada como a cor acionada na opção Set Background Color (selecione cor de fundo) da ferramenta Colors (cores) da paleta flutuante Tools (ferramentas) pois, no caso de necessidade da opção por Transparent (transparente), somente se pode chegar a esse efeito com a conversão do Background (fundo) em um Layer (camada).

  • E.

    gerar apenas arquivos com Backgrounds (fundos) brancos, pois a troca da cor do Background (fundo) ou a sua conversão em Layer (camada) para obtenção de transparência somente podem ser realizadas com o arquivo já aberto.

  • A.

    permitir a incorporação de elementos gráficos como: catalogação automática, funções de formulários, anotações e comentários de revisão específicos da indústria gráfica.

  • B.

    criar arquivos mais genéricos, seguros, confiáveis e de interpretação mais previsível pelos RIPs, independente do prestador de serviços gráficos, suas preferências e, até mesmo, sua localização geográfica no mundo.

  • C.

    desenvolver subsets regionalizados, nos quais as divergências de padrões de impressão sejam traduzidas, de forma a permitir a troca de arquivos destinados aos trabalhos de impressão entre empresas de todo o mundo.

  • D.

    eliminar as perdas industriais causadas pela impossibilidade de visualização dos arquivos finais gerados pelos protocolos de fechamento de arquivo existentes anteriormente.

  • E.

    produzir arquivos de trabalhos destinados a produção gráfica com capacidade de abertura e impressão universal em qualquer estação gráfica, independentemente da existência de software para leitura de PDFs instalado.

As fontes acarretam cerca de 60% dos problemas encontrados em arquivos digitais segundo pesquisas e publicações nacionais e internacionais. Entre esses problemas, podemos encontrar

  • A.

    refluxo do texto e caracteres faceteados

  • B.

    refluxo do texto e fechamento do olho do tipo

  • C.

    refluxo do texto e alteração no trapping da fonte

  • D.

    caracteres faceteados e fechamento do olho do tipo

  • E.

    fechamento do olho do tipo e alteração no trapping da fonte

Analise as afirmativas abaixo com relação às regras e características para fechamento de arquivos do tipo PDF que sejam compatíveis com os padrões estabelecidos na norma internacional para o subset PDF/X-1a.

I - No fechamento de arquivos tipo PDF, todas as cores devem ser defi nidas nos espaços de cor CMYK, e são permitidas cores especiais claramente defi nidas (cores Spot dos aplicativos).

II - No fechamento de arquivos tipo PDF, os arquivos devem ser completos e, portanto, é obrigatório o uso de imagens em regime OPI, e as fontes devem ser embutidas.

III - No fechamento de arquivos tipo PDF, a regulagem do ajuste de trapping tem de estar marcada como presente (True) ou ausente (False), nunca como indefi nido (Undefi ned).

IV - No fechamento de arquivos tipo PDF, o perfil de saída é genérico e, portanto, é permitido o uso do recurso de gerenciamento de cores.

É correto APENAS o que se afirma em

  • A.

    I e III

  • B.

    I e IV

  • C.

    II e IV

  • D.

    I, II e III

  • E.

    II, III e IV

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