Questões sobre Transporte Marítimo

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Quantos contêineres um navio porta-contêiner, com capacidade de carga igual a 10.000 TEU, pode, teoricamente, transportar?

  • A. 10.000 de 40 pés
  • B. 4.000 de 20 pés e 3.000 de 40 pés
  • C. 4.000 de 20 pés e 6.000 de 40 pés
  • D. 6.000 de 20 pés e 3.000 de 40 pés
  • E. 6.000 de 20 pés e 4.000 de 40 pés

Os grandes navios petroleiros (VLCC e ULCC), especializados no transporte de óleo cru, são tipicamente caracterizados pela(o)

  • A. construção do casco sem duplo fundo
  • B. dotação de guindastes no convés principal
  • C. localização da praça de máquinas à meia nau
  • D. grande compartimentagem dos tanques de carga
  • E. elevado valor de borda livre quando carregados

Um importante ponto na exploração comercial de um navio é a distinção de responsabilidades quanto à Gestão Náutica e à Gestão Comercial.

Nesse sentido, refere-se à Gestão Náutica a responsabilidade

  • A. pela equipagem e pela armação do navio
  • B. pela angariação e pelo fechamento de contratos
  • C. pelas despesas de escalas e de portos
  • D. pelo acondicionamento das mercadorias a bordo
  • E. pelos cuidados com a carga durante a viagem

  • A. 1 – fretador e 2 – fretador
  • B. 1 – afretador e 4 – fretador
  • C. 2– afretador e 6 – afretador
  • D. 3– fretador e 5 – afretador
  • E. 3 – afretador e 6 – fretador

Num contrato de fretamento, o documento que comprova o contrato firmado entre as duas partes principais, fretador e afretador, denomina-se

  • A. Charter Party
  • B. Bill of Lading
  • C. Booking Note
  • D. Packing List
  • E. Time Sheet

Em relação às obrigações das partes num contrato de fretamento por tempo (TCP), considere as afirmativas abaixo.

I - O armador-fretador deve manter o navio em condições de navegabilidade desde o momento em que ele é colocado à disposição do afretador, conservando-o assim por todo o tempo de duração do contrato.

II - A principal obrigação do afretador é pagar o frete, que é determinado em função do tempo, independente da efetiva utilização do navio, salvo, evidentemente, as hipóteses de off-hire.

III - O afretador deve exercer a utilização do navio dentro de limitações preestabelecidas e relacionadas na carta de fretamento, sem, contudo, arcar com os gastos da exploração comercial da embarcação.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

O contrato de fretamento por tempo (TCP) é o contrato pelo qual o fretador se obriga a pôr à disposição do afretador um determinado navio

  • A. sem comandante, sem tripulação e sem a transferência de sua posse
  • B. sem comandante, com tripulação e com a transferência de sua posse
  • C. com comandante, sem tripulação e com a transferência de sua posse
  • D. com comandante, sem tripulação e com a transferência de sua posse
  • E. com comandante, sem tripulação e com a transferência de sua posse

Um dos contratos-tipo mais utilizados para carga seca, na modalidade de contrato de fretamento por viagem (VCP), é o

  • A. BALTIME
  • B. BARECON
  • C. GENCON
  • D. INTERTANKO
  • E. NYPE

O subfretamento de um navio caracteriza-se pela existência, de fato e de direito, de dois contratos de fretamento distintos: um primeiro, decorrente da relação originária entre o armador-fretador e o afretador original; e um segundo, de subafretamento entre o afretador original e o terceiro subafretador.

Considerando a hipótese de o contrato principal ser na modalidade TCP, o afretador original poderá subfretar o navio por

  • A. BCP, somente
  • B. VCP, somente
  • C. BCP e TCP, somente
  • D. TCP e VCP, somente
  • E. BCP, TCP e VCP

Num contrato de fretamento de navio a casco nu (BCP), o fretador assume somente as responsabilidades decorrentes dos custos de capital incidentes sobre o navio.

Esses custos compreendem

  • A. o custo de oportunidade do montante investido no navio
  • B. os encargos sociais relativos à tripulação do navio
  • C. os custos para operações de manobra do navio nos portos
  • D. as despesas de contratação de seguro de transporte da carga
  • E. as taxas portuárias para a movimentação terrestre de carga
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