Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE)

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Observe as figuras abaixo:

As figuras 1, 2 e 3 representam, respectivamente:

  • A. Tricha; rolete; brocha.
  • B. Pincel; rolo de espuma; escova para pintura.
  • C. Pincel; pistola; escova para pintura.
  • D. Brocha; rolete; pistola.

Observe as figuras abaixo:

As figuras 1, 2, 3 e 4 representam, respectivamente:

  • A.

    Bucha de redução soldável longa; registro de esfera soldável; bucha de redução roscável; bucha de redução soldável curta.

  • B.

    Bucha de redução soldável curta; registro de esfera soldável; bucha de redução roscável; bucha de redução soldável longa.

  • C.

    Bucha de redução roscável; registro de esfera soldável; bucha de redução soldável curta; bucha de redução soldável longa.

  • D.

    Bucha de redução soldável longa; registro de gaveta roscável; bucha de redução roscável; bucha de redução soldável curta.

A cozinha, local onde são preparados os alimentos, deve estar afastada dos banheiros da escola e de local de grande circulação de pessoas. Sobre a cozinha, podemos afirmar:

  • A.

    Os utensílios devem ser higienizados após o uso. O piso e as paredes devem ser limpos quinzenalmente.

  • B.

    Para higienizar os utensílios devem ser utilizados produtos químicos fortes.

  • C.

    O piso, as paredes, o mobiliário e os utensílios devem ser sempre higienizados.

  • D.

    A limpeza da cozinha e dos utensílios não é responsabilidade da merendeira.

Um dos objetivos da merenda escolar é oferecer uma alimentação balanceada e de qualidade aos alunos. Em relação à merendeira, podemos afirmar:

I- Os cardápios devem ser elaborados levandose em conta os hábitos alimentares da localidade e dos produtos disponíveis.

II- Sempre que possível, os cardápios da merenda escolar são elaborados pela nutricionista, com a ajuda da merendeira.

III- Para utilizar novos alimentos na merenda escolar, deve-se testá-los para verificar o grau de aceitabilidade dos alunos.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativas( s) correta(s):

  • A. Apenas I e II.
  • B. I, II e III.
  • C. Apenas II.
  • D. Apenas I.

A Merendeira tem um papel muito importante na qualidade da merenda escolar. Assim, ao receber os alimentos na escola, ela deve estar atenta a alguns aspectos:

I- Observar as características dos alimentos: odor, cor, textura, temperatura e aspecto geral, além das datas de validade e condições de embalagem.

II- Guardar os alimentos em local seco, fresco, arejado, iluminado e limpo.

III- A umidade e a alta temperatura não são capazes de deteriorar os alimentos.

IV-A ação de insetos e roedores podem deteriorar os alimentos.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:

  • A. Apenas I e II.
  • B. Apenas II e IV.
  • C. Apenas I e III.
  • D. Apenas I, II e IV.

Em relação à utilização de legumes e verduras, analise os procedimentos que a Merendeira deverá observar:

I- As verduras cruas devem ser lavadas em água corrente e colocadas de molho em solução clorada, entre 10 a 15 minutos, e enxaguadas.

II- As verduras e os legumes devidamente higienizados devem ser guardados no congelador.

III- Para bem higienizar os legumes e as verduras, é necessário usar água e detergente.

IV-Para a segurança alimentar, é permitido armazenar frios e verduras na mesma vasilha plástica.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa( s) correta(s):

  • A. Apenas I e II.
  • B. Apenas III.
  • C. Apenas I.
  • D. Apenas I, III e IV.

Analise as afirmativas que seguem:

I- A merendeira deve manter rigorosa higiene pessoal.

II- A merendeira deve fazer uso de uniforme adequado.

III- No preparo dos alimentos, a merendeira deve seguir as instruções dos cardápios e observar todos os detalhes para evitar contaminação.

IV-O local onde será servida a merenda deve estar limpo e preparado com os utensílios necessários.

V- O momento de distribuição da merenda precisa ser organizado e prazeroso, propiciando uma interação agradável entre os alunos.

VI-A hora da merenda deve ser educativa para os alunos, pois eles devem ser orientados sobre hábitos alimentares e de higiene.

Assinale a alternativa que indica o número de afirmativas corretas:

  • A. Cinco.
  • B. Quatro.
  • C. Seis.
  • D. Três.

Analise as afirmativas sobre o relacionamento humano que a Merendeira deve observar no exercício diário de suas atividades:

I- Desconsiderar sempre os sentimentos e as opiniões dos colegas de escola.

II- Manter um bom relacionamento com o (a) diretor (a), os professores, os alunos e os demais funcionários.

III- Usar de criatividade, procurando tornar a merenda saborosa e nutritiva.

IV-Estar sempre informada, participando de capacitações em sua área profissional.

V- Manter seu bom humor em todas as circunstâncias, mesmo frente a dificuldades.

VI-Ser cordial, alegre, otimista e fazer com que sua presença seja bem-vinda.

Assinale a alternativa que indica o número de afirmativas corretas:

  • A. Três.
  • B. Cinco.
  • C. Seis.
  • D. Quatro.

Para evitar que, durante o preparo da merenda, aconteça contaminação cruzada, é necessário que a Merendeira:

  • A.

    Trabalhe com todos os alimentos em temperatura inferior a zero grau.

  • B.

    Cozinhe todos os alimentos.

  • C.

    Passe todos os alimentos e as facas por uma solução à base de vinagre.

  • D.

    Não corte legumes e outros alimentos na mesma tábua e com a mesma faca, sem antes higienizá-las.

Sobre a carne resfriada para a montagem do cardápio, assinale a afirmativa correta:

  • A.

    Se a carne apresentar cheiro, deve ser bem temperada imediatamente.

  • B.

    A carne resfriada pode ser armazenada fora da geladeira por várias horas.

  • C.

    A carne deve apresentar consistência firme.

  • D.

    A carne boa para consumo apresenta pode apresentar cor pálida ou esverdeada e superfície pegajosa.

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