Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA)

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Um tubo de "pitot" e o rotâmetro são instrumentos que servem para medir, respectivamente,

  • A. temperatura e pressão.
  • B. velocidade e densidade.
  • C. velocidade e vazão.
  • D. pressão e pressão.
  • E. vazão e vazão.

Para medir temperaturas, variando de 184oC negativos a 370oC positivos, o tipo de termopar adequado, é o

  • A. Tipo S, elementos platina-ródio/ platina
  • B. Tipo E, elementos chromel/ constantan
  • C. Tipo T, elementos cobre/ constantan
  • D. Tipo J, elementos ferro/ constantan
  • E. Tipo K, elementos chromel/ alumel

Sobre válvulas, a alternativa correta é:

  • A.

    Válvula de gaveta é um dispositivo que serve para permitir ou impedir o fluxo d'água.

  • B.

    Válvula de retenção é um dispositivo destinado a regular a vazão do fluxo d'água.

  • C.

    Válvula redutora é usada para reter a entrada d'água em caixas de descarga.

  • D.

    Válvula bóia serve exclusivamente para o controle de pressão do sistema.

  • E.

    Válvula de vazão permite o escoamento em uma única direção.

A manutenção preditiva tem, como objetivo,

  • A.

    incentivar estudos e sugestões para modificação dos equipamentos existentes a fim de melhorar seu rendimento.

  • B.

    determinar a participação de um especialista em manutenção, desde a concepção do equipamento até sua instalação.

  • C.

    capacitar os operadores em equipamentos mecatrônicos para conduzir a manutenção de forma voluntária e mantenedora.

  • D.

    capacitar os engenheiros a projetarem equipamentos que dispensem manutenção, isto é, o "ideal" da máquina descartável.

  • E.

    realizar um tipo de ação que se baseia no conhecimento das condições de cada um dos componentes das máquinas e equipamentos.

Os cinco pilares da TPM (Manutenção Produtiva Total) são representados por:

  • A.

    Eficiência, reparo, planejamento, organização e administração.

  • B.

    Eficiência, reparo, planejamento, ciclo de reparo e confiabilidade.

  • C.

    Eficiência, auto-reparo, planejamento, treinamento e ciclo de vida.

  • D.

    Eficiência, planejamento, condições do ambiente, reparo e auto-reparo.

  • E.

    Eficiência, planejamento, auto-reparo, auto-confiança, baixo desperdício.

A administração do serviço de manutenção tem, por objetivo,

  • A.

    normatizar as atividades e resolver os problemas administrativos referentes ao departamento pessoal.

  • B.

    normatizar as atividades e executar com eficiência as informações recebidas do setor de qualidade da empresa.

  • C.

    normatizar as atividades, ordenar os fatores de produção e a produtividade com eficiência sem desperdício e retrabalho.

  • D.

    normatizar as atividades e parar os equipamentos para fazer a manutenção preventiva em qualquer fase de funcionamento.

  • E.

    normatizar as atividades e desmontar os equipamentos só em caso de emergência e procurar melhorar a eficiência do mesmo.

Para se medir as dimensões lineares externas e internas, de resaltos e de profundidade, utiliza-se

  • A. a régua de encosto interno.
  • B. a régua de profundidade.
  • C. o compasso e a régua.
  • D. a régua graduada.
  • E. o paquímetro.

Os principais erros de medida são:

  • A. Sistemático, aleatório e grosseiro.
  • B. Relativo, funcional e sistemático.
  • C. Ocasional, incidente e grosseiro.
  • D. Aleatório, previsto e imprevisto.
  • E. Físico, padrão e aleatório.

Conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição ou sistema de medição ou valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, e os valores correspondentes das grandezas estabelecidos por padrões.

A definição acima refere-se à/aos

  • A. calibração de sistemas de medição.
  • B. melhor capacidade de medição.
  • C. sistemas de erros de medição.
  • D. confiabilidade metrológica.
  • E. incerteza de medição.

As tintas possuem três grupos de constituintes principais, que são

  • A. o ligante, o substrato, e a resina.
  • B. os solventes, o substrato e a resina.
  • C. o ligante, o substrato e os solventes.
  • D. os sais, os pigmentos, e os solventes.
  • E. o ligante, os solventes e os pigmentos.
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