Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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  • A. Usuários.
  • B. Visitantes.
  • C. Funcionários.
  • D. Pesquisadores.
  • E. Consumidores.

Os ambientes das escolas de educação infantil devem ser organizados de modo a propiciar às crianças

I. um espaço aberto à exploração do lúdico; I

I. uma atmosfera de tolerância, de respeito e centrada no adulto, pois é ele quem cuida e interage com as crianças;

III. um cotidiano que integre uma postura de cuidado à educação, traduzindo em ações os direitos da criança;

IV. ambientes onde crianças e educadores possam se interagir em atividades culturais, cujos aspectos cognitivos, estéticos e éticos sejam continuamente (re)significados.

Estão corretas as alternativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, III e IV, apenas.

Pesquisas sobre o desenvolvimento infantil apontam que a criança nasce com condições para interagir com parceiros mais experientes, que lhe apresentam continuamente novas formas de se relacionar com o mundo, a fim de compreendê-lo e transformá-lo. Com base na afirmativa anterior, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. As experiências vividas no espaço da educação infantil devem possibilitar à criança o encontro de explicações sobre o que ocorre à sua volta e consigo mesma, enquanto desenvolvem formas de sentir, pensar e solucionar problemas. Nesse processo é preciso considerar que as crianças necessitam envolver-se com diferentes linguagens e valorizar o lúdico, as brincadeiras e as culturas infantis.
  • B. A organização e o planejamento de situações pelos professores devem considerar que a educação das crianças na educação infantil possui especificidades que se caracterizam pelo processo ensino-aprendizagem, pautado em um modelo centrado no comando único do professor, modelo preponderantemente cognitivista e voltado à reprodução, pois, assim, elas têm maior resultado pedagógico.
  • C. Aprender deve ser uma experiência significativa para a criança, além de integrar o que já conhece com aquilo que é novo para ela. Experiências, vivências, saberes e interesses infantis são pontos de partida para que novos conhecimentos sejam por ela apropriados em situações que lhe despertem o interesse frente ao inexplorado, ao desconhecido, ajudando-a a descobrir o desejo envolvido na investigação.
  • D. As crianças se apropriam do patrimônio cultural de seu grupo social e têm acesso a itens significativos da produção histórica e cultural da humanidade, à medida que o professor garante no cotidiano escolar que elas vivenciem diferentes situações, nas quais tenham constante oportunidade de escolha, exercitem sua autonomia e conheçam as próprias necessidades, preferências e desejos ligados à construção do conhecimento e do relacionamento interpessoal.
  • E. A criança tem voz própria e deve ser ouvida, pois é produtora de conhecimento de cultura e de uma identidade pessoal. Por meio dos relacionamentos que a criança estabelece, não só com os adultos, mas, também, com outras crianças, ela nomeia objetos, imita pessoas ou outros elementos que observou, traça desenhos, formula perguntas, elabora respostas, constantemente significando o mundo à sua volta, influenciando-o e sendo influenciada por ele.

O planejamento do trabalho das crianças na educação infantil com diferentes culturas e linguagens deve atender alguns critérios em relação aos seguintes materiais, EXCETO:

  • A. Acessibilidade da criança aos CD’s de música e aos livros, bem como a outros bens culturais.
  • B. Equilíbrio entre a oferta de brinquedos convencionais – tanto para o faz-de-conta quanto para os jogos de mesa – e de materiais menos estruturados.
  • C. Disponibilidade dos materiais necessários à expressão nas diferentes linguagens, tais como: objetos produtores de sons, materiais para desenhar, pintar, moldar, colar etc.
  • D. Planejamento de atividades com a presença de objetos da própria cultura da comunidade, excluindo os de outras culturas, visto que estes em nada acrescentam à exploração e investigação das crianças.
  • E. Acessibilidade e segurança dos materiais necessários ao movimento em suas diversas possibilidades para rolar, arrastar, puxar, empurrar, subir, chutar, equilibrar, acalentar, saltitar, abaixar, utilizar força, curvar e andar na ponta dos pés.

Em relação aos critérios no planejamento do tempo das atividades nas escolas de educação infantil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Atratividade, que pode se caracterizar como um convite à criança para interagir com seus pares.

( ) Regularidade entre o tempo de envolver-se em atividades dirigidas pelo professor do que atividades mais espontâneas e por conta própria, construindo algo em conjunto.

( ) Variedade, diversidade e regularidade das atividades, ao longo do tempo, criando oportunidades para uma maior familiaridade com algumas delas e apropriação de conhecimento pelas crianças.

A sequência está correta em

  • A. V, V, F
  • B. F, F, V
  • C. V, F, V
  • D. F, V, F
  • E. V, V, V

São funções do porteiro, EXCETO:

  • A. Fiscalizar a entrada e saída de pessoas.
  • B. Colaborar com o cumprimento dos regulamentos.
  • C. Orientar, acompanhar e fiscalizar os trabalhos de reforma das edificações.
  • D. Autorizar, ou não, a entrada de visitas, prestadores de serviços ou funcionários.
  • E. Manter um relacionamento cordial e simpático, evitando deixar a portaria desassistida.

Acerca do controle de entrada e saída de pessoas e veículos, analise as afirmativas.

I. É importante vistoriar os veículos, o material transportado, sua documentação, motoristas e os demais ocupantes.

II. Buscar agir com transparência e camaradagem, buscando harmonia com os colegas de trabalho.

III. As pessoas que trabalham no local podem transitar livremente em todos os espaços.

IV. É necessária a identificação das pessoas, para que se possa adotar atitudes diferentes, sem discriminação.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e IV, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III, apenas.
  • E. II, III e IV, apenas.

São obrigações do porteiro, EXCETO:

  • A. Ser atencioso.
  • B. Manter sigilo profissional.
  • C. Conhecer as normas reguladoras.
  • D. Ingerir bebida alcoólica antes e durante o serviço.
  • E. Ter pontualidade ao substituir o colega de serviço.

O porteiro deverá se dedicar à profissão. Nas atribuições de sua função, o porteiro NÃO deverá

  • A. deixar livre o portão.
  • B. realizar a ronda interna.
  • C. estar sempre de uniforme.
  • D. deixar os fornecedores entrarem no local com vistoria e identificação.
  • E. zelar pela ordem e respeito entre os usuários e ocupantes das unidades.

Assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. O porteiro deve impedir a entrada de pessoas não autorizadas.
  • B. O porteiro deve vistoriar mercadorias que entram e saem do prédio.
  • C. No atendimento ao público, o porteiro deve dar prioridade a idosos e gestantes.
  • D. Ao receber uma ordem da chefia, o porteiro deve cumpri-la, apenas, se julgar conveniente.
  • E. É necessário que o porteiro tenha conhecimentos básicos de segurança para detectar os riscos no trabalho.
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