Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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O termo "empírico" dependendo do contexto em que é utilizado, possui diferentes significados. No contexto do conhecimento científico, quando se fala de "conhecimento empírico", "empírico" significa:

  • A.

    sem controle metodológico de observação.

  • B.

    fruto da experiência das pessoas comuns.

  • C.

    testado pela teoria.

  • D.

    sem bases metafísicas para apoiar a interpretação.

  • E.

    testado pela observação controlada.

Quanto ao método científico, podemos afirmar que

  • A.

    o método científico é a forma mais avançada de domínio da natureza pelo homem.

  • B.

    qualquer pessoa do povo pode produzir conhecimento científico por meio do método científico.

  • C.

    o conhecimento já surgiu por meio do procedimento sistemático da observação com método.

  • D.

    o senso comum e o método científico são os mesmos procedimentos.

  • E.

    o conhecimento místico também é científico.

Sobre o método científico pode-se dizer que

  • A.

    o método científico na sua forma moderna foi desenvolvido pelos jesuítas e religiosos.

  • B.

    o conhecimento autoritário advindo das autoridades civis e religiosas é também um método científico.

  • C.

    o conhecimento científico evolui somente pela indução.

  • D.

    o método científico é produzido pelos cientistas, por meio da observação com método e exige evidência empírica na sua operacionalização.

  • E.

    entende-se como o método dedutivo o chamado teste de hipóteses.

No contexto da prática científica tem-se como verdadeiro:

  • A.

    a objetividade é obtida por meio dos controles do método científico.

  • B.

    o método científico na sua forma moderna foi desenvolvido pelos jesuítas e religiosos.

  • C.

    entende-se como o método hipotético-dedutivo o chamado teste de hipóteses.

  • D.

    o conhecimento científico evolui somente pela indução.

  • E.

    a dedução é o raciocínio do particular para o geral e daí para a conclusão.

A hipótese é a essência do método científico porque

  • A.

    ela é uma resposta provisória e testável ao problema de pesquisa.

  • B.

    pode ser formulada como sentenças interrogativas.

  • C.

    a estratégia essencial do método científico é observar fatos.

  • D.

    problema e hipóteses de pesquisa são a mesma coisa.

  • E.

    é teórica e não testável.

Problema e hipóteses de pesquisa são formados por variáveis, logo:

  • A.

    problemas e hipóteses são constituídos somente por variáveis dependentes.

  • B.

    variáveis dependentes são aquelas que não possuem influência de casualidade de outras variáveis.

  • C.

    variáveis independentes são aquelas que não são explicáveis no contexto da pesquisa.

  • D.

    variáveis intervenientes são aquelas que exercem função de variáveis independentes em relação a uma ou mais variáveis dependentes e de variáveis dependentes em relação a uma ou mais variáveis independentes.

  • E.

    variáveis variam e não são importantes para problemas e hipóteses.

O marco teórico de um projeto de pesquisa é formado entre outros fundamentos pelos seus objetivos, assim:

  • A.

    por objetivos da pesquisa entende-se "para quem se dirige a investigação".

  • B.

    os objetivos da pesquisa são independentes no contexto da pesquisa.

  • C.

    os objetivos da pesquisa são parte do marco empírico da pesquisa.

  • D.

    os objetivos substituem a metodologia.

  • E.

    os objetivos não se relacionam nem com o problema nem com as hipóteses.

Entre outras possíveis estruturas, considere como componentes de um projeto de pesquisa sem a devida ordenação:

  • A.

    a b g h

  • B.

    p o m c

  • C.

    d g j q

  • D.

    i c f g

  • E.

    f p o j

Com relação aos instrumentos de coleta de dados em pesquisa quantitativa pode-se destacar como os mais utilizados:

  • A.

    observação participante e questionários.

  • B.

    questionários e estudos de caso.

  • C.

    observação participante e estudos de caso.

  • D.

    experimento e estudo de caso.

  • E.

    questionários e experimento.

A construção do conhecimento científico caracterizase quando

  • A.

    a pesquisa procura construir resultados práticos.

  • B.

    a pesquisa só pode ser considerada científica quando procura conhecimento que se refere às observações empíricas.

  • C.

    a ciência procura construir um modelo inteligível, simples, preciso, verificável e eficaz da realidade.

  • D.

    a ciência procura construir um modelo inteligível, complexo, preciso, definitivo e aplicável à realidade.

  • E.

    a pesquisa só pode ser considerada científica quando busca conhecimento que se refere a teorias preexistentes.

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