Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Geral - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
O termo "empírico" dependendo do contexto em que é utilizado, possui diferentes significados. No contexto do conhecimento científico, quando se fala de "conhecimento empírico", "empírico" significa:
sem controle metodológico de observação.
fruto da experiência das pessoas comuns.
testado pela teoria.
sem bases metafísicas para apoiar a interpretação.
testado pela observação controlada.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Geral - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Quanto ao método científico, podemos afirmar que
o método científico é a forma mais avançada de domínio da natureza pelo homem.
qualquer pessoa do povo pode produzir conhecimento científico por meio do método científico.
o conhecimento já surgiu por meio do procedimento sistemático da observação com método.
o senso comum e o método científico são os mesmos procedimentos.
o conhecimento místico também é científico.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Geral - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Sobre o método científico pode-se dizer que
o método científico na sua forma moderna foi desenvolvido pelos jesuítas e religiosos.
o conhecimento autoritário advindo das autoridades civis e religiosas é também um método científico.
o conhecimento científico evolui somente pela indução.
o método científico é produzido pelos cientistas, por meio da observação com método e exige evidência empírica na sua operacionalização.
entende-se como o método dedutivo o chamado teste de hipóteses.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Geral - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
No contexto da prática científica tem-se como verdadeiro:
a objetividade é obtida por meio dos controles do método científico.
o método científico na sua forma moderna foi desenvolvido pelos jesuítas e religiosos.
entende-se como o método hipotético-dedutivo o chamado teste de hipóteses.
o conhecimento científico evolui somente pela indução.
a dedução é o raciocínio do particular para o geral e daí para a conclusão.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Geral - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
A hipótese é a essência do método científico porque
ela é uma resposta provisória e testável ao problema de pesquisa.
pode ser formulada como sentenças interrogativas.
a estratégia essencial do método científico é observar fatos.
problema e hipóteses de pesquisa são a mesma coisa.
é teórica e não testável.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Geral - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Problema e hipóteses de pesquisa são formados por variáveis, logo:
problemas e hipóteses são constituídos somente por variáveis dependentes.
variáveis dependentes são aquelas que não possuem influência de casualidade de outras variáveis.
variáveis independentes são aquelas que não são explicáveis no contexto da pesquisa.
variáveis intervenientes são aquelas que exercem função de variáveis independentes em relação a uma ou mais variáveis dependentes e de variáveis dependentes em relação a uma ou mais variáveis independentes.
variáveis variam e não são importantes para problemas e hipóteses.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Geral - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
O marco teórico de um projeto de pesquisa é formado entre outros fundamentos pelos seus objetivos, assim:
por objetivos da pesquisa entende-se "para quem se dirige a investigação".
os objetivos da pesquisa são independentes no contexto da pesquisa.
os objetivos da pesquisa são parte do marco empírico da pesquisa.
os objetivos substituem a metodologia.
os objetivos não se relacionam nem com o problema nem com as hipóteses.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Geral - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Entre outras possíveis estruturas, considere como componentes de um projeto de pesquisa sem a devida ordenação:
a b g h
p o m c
d g j q
i c f g
f p o j
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Geral - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Com relação aos instrumentos de coleta de dados em pesquisa quantitativa pode-se destacar como os mais utilizados:
observação participante e questionários.
questionários e estudos de caso.
observação participante e estudos de caso.
experimento e estudo de caso.
questionários e experimento.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Geral - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
A construção do conhecimento científico caracterizase quando
a pesquisa procura construir resultados práticos.
a pesquisa só pode ser considerada científica quando procura conhecimento que se refere às observações empíricas.
a ciência procura construir um modelo inteligível, simples, preciso, verificável e eficaz da realidade.
a ciência procura construir um modelo inteligível, complexo, preciso, definitivo e aplicável à realidade.
a pesquisa só pode ser considerada científica quando busca conhecimento que se refere a teorias preexistentes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...