Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Sais diazóicos são compostos químicos encontrados nas chapas pré-sensibilizadas usadas em larga escala na indústria gráfica. O primeiro passo para a copiagem das chapas pré-sensibilizadas é a exposição à luz, completando- se o fluxo operacional de operações, nessa ordem:

  • A.

    retoque, revelação, preparação, entintagem e gomagem.

  • B.

    preparação, revelação, retoque, gomagem e entintagem.

  • C.

    revelação, retoque, entintagem, preparação e gomagem.

  • D.

    revelação, gomagem, entintagem, preparação e retoque.

  • E.

    retoque, revelação, preparação, gomagem e entintagem.

Durante o trabalho de impressão, o Técnico em Artes Gráficas do TRE notou uma deformação mecânica do material a ser impresso e instabilidade da relação blanqueta/papel na zona de impressão. As deformações em caráter permanente no papel podem ter ocorrido devido

  • A.

    ao ângulo desfavorável de ruptura da blanqueta e à deformação do grafismo da chapa.

  • B.

    à pressão muito elevada durante a impressão, por ação da umidade, e à forte tração da tinta.

  • C.

    à ação da umidade e à desregulagem do aparelho margeador.

  • D.

    à forte tração da tinta e ao uso de blanqueta tipo quick release.

  • E.

    à pressão muito elevada durante a impressão e ao ângulo desfavorável de ruptura da blanqueta.

Falhas de impressão causadas por papéis amassados e corpos estranhos podem ser amenizadas com o uso de blanquetas

  • A.

    incompressíveis.

  • B.

    de borracha natural.

  • C.

    de látex sem tecido de lona.

  • D.

    compressíveis.

  • E.

    de látex com tecido de lona.

Na impressão offset, as maiores variações de tonalidade ocorrem, durante a transferência da imagem da chapa para a blanqueta e desta para o material a ser impresso. Para obtenção de impressos com qualidade, a blanqueta deve possuir as seguintes propriedades:

  • A.

    espessura, paralelismo, compressibilidade, pressão necessária e efeito quick release.

  • B.

    espessura, compressibilidade, pressão necessária e aspecto vidrado.

  • C.

    pressão necessária, efeito quick release, aspecto vidrado e estar abaixo dos anéis de contato.

  • D.

    efeito quick release, aspecto vidrado, estar abaixo dos anéis de contato, paralelismo e compressibilidade.

  • E.

    paralelismo, compressibilidade, efeito quick release, estar levemente frouxa sobre o cilindro e com a pressão necessária.

O impressor notou, durante a impressão, que algumas folhas estavam fora de registro. Analisando o fluxo, verificou que o papel chegava atrasado na mesa de margeação. Conferiu a pressão e a posição das roldanas condutoras e todas estavam perfeitas. Neste caso, a causa provável do problema

  • A.

    eletricidade estática na tábua da mesa de margeação.

  • B.

    excesso de ar nos sopradores da mesa de alimentação.

  • C.

    excesso de ar nos sopradores da mesa de recepção.

  • D.

    eletricidade estática do papel.

  • E.

    velocidade excessiva da impressora.

Ao imprimir um papel couché a quatro cores, na seqüência de impressão preto/cian/magenta/amarelo, o Técnico de Artes Gráficas percebeu que o papel rejeitou a tinta cian. Para detectar as causas, o Técnico desligou a terceira e a quarta unidades, porém as manchas da cian continuavam. Sobre essa cor cian, foi impressa uma área na cor amarela, que imprimiu sem problemas. Para teste comparativo, o impressor trocou o tipo do papel, verificando que a cor cian imprimiu sem manchas. Dessa forma, o Técnico percebeu que as manchas na impressão da cor cian foram causadas por excesso de solução de molhagem

  • A.

    na cor preta, que dissolvia a camada couché do papel, impedindo a aceitação da cor cian na blanqueta seguinte.

  • B.

    nas cores preta e cian, que dissolviam a camada couché do papel, ocasionando o efeito fantasma.

  • C.

    nas cores preta e cian, que dissolviam a camada couché do papel ocasionando manchas.

  • D.

    na cor cian, que dissolvia a camada couché do papel ocasionando arrancamento superficial.

  • E.

    nas cores cian e magenta, sendo que a magenta impedia a aceitação da cian na blanqueta anterior.

O impressor do TRE notou, ao imprimir uma área reticulada, que a tinta estava decalcando na mesa receptora. Analisando o impresso com a lente conta-fio, verificou duplagem do ponto e falha no registro da cor, indicando como provável causa para o problema

  • A.

    a desregulagem dos rolos entintadores.

  • B.

    a largura excessiva da área de impressão.

  • C.

    a chapa de impressão apresentar velatura.

  • D.

    o desenvolvimento dos cilindros de impressão.

  • E.

    a eletricidade estática do papel.

O Técnico em Artes Gráficas do TRE constatou, durante um trabalho de impressão, os seguintes problemas nos impressos: arrancamento das fibras do papel, duplagem e imagem fora de registro ocasionada pelo aumento dos pontos. Esses problemas têm como causa provável

  • A.

    ajuste irregular entre os cilindros de chapa e de blanqueta (cauchu).

  • B.

    pH alcalino da solução umectante.

  • C.

    ajuste irregular entre os cilindros de blanqueta (cauchu) e de impressão.

  • D.

    condição ambiental insatisfatória.

  • E.

    regulagem irregular dos rolos entintadores.

Ao retirar o papel da mesa receptora, o Técnico em Artes Gráficas notou que as folhas impressas com verniz calandra haviam aderido umas às outras, ficando blocadas. Para evitar a blocagem, deve-se

  • A.

    reduzir a carga de tinta, controlando adequadamente o tinteiro.

  • B.

    retirar o papel impresso da mesa receptora em pequenos pacotes.

  • C.

    substituir o papel por outro mais adequado.

  • D.

    acondicionar o papel novamente.

  • E.

    adicionar goma à solução de molhagem.

Na ausência do copiador de fotolito, o Técnico em Artes Gráficas do TRE confeccionou um jogo de chapas positivas para impressão. A seqüência correta de operações que o impressor seguiu para fazer a copiagem das chapas foi

  • A.

    montagem positiva, filme positivo direto, cópia positiva e acabamento.

  • B.

    montagem positiva, cópia positiva, filme positivo direto e revelação.

  • C.

    filme positivo direto, montagem positiva, cópia positiva e revelação/acabamento.

  • D.

    cópia positiva, montagem positiva, filme negativo e revelação/acabamento.

  • E.

    filme positivo direto, cópia positiva, montagem positiva e revelação.

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