Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Algumas situações climáticas e naturais afetam as condições de segurança do trânsito. Sob estas condições, o condutor de veículo deverá adotar atitudes que garantam a sua segurança e a dos demais usuários da via. No caso do condutor de um veículo ser surpreendido por uma situação de aquaplanagem ou hidroplanagem, este deve

  • A. acelerar o veículo para ultrapassar mais rapidamente a área empoçada.
  • B. evitar a utilização dos freios do veículo quando estiver sobre poças de água.
  • C. diminuir a marcha do veículo e manter-se próximo ao veículo que transita a sua frente.
  • D. soltar o volante do veículo, objetivando evitar movimentos bruscos.
  • E. acionar o pisca alerta e estacionar no acostamento.

Reconhecer o perigo, preparar a defesa e agir a tempo, são atitudes fundamentais que devem ser tomadas para

  • A. ser aprovado no exame teórico para obtenção da CNH.
  • B. prevenir acidentes de trânsito.
  • C. reconhecer a imprudência do condutor.
  • D. evitar ser ultrapassado de surpresa.
  • E. avaliar a ação policial.

No projeto rodoviário, recomenda-se, para o dimensionamento do pavimento dos acostamentos, a utilização de uma fração do tráfego solicitante da pista. Esta fração deve ser de até

  • A. 90%.
  • B. 1%.
  • C. 50%.
  • D. 0,1%.
  • E. 20%.

O condutor de um veículo, ao ser surpreendido por neblina ou cerração em meio a uma rodovia, tem a visibilidade dos outros veículos, pessoas, sinalização e a própria via pela qual transita reduzida. Para minimizar os efeitos da diminuição da visibilidade e reduzir a possibilidade de ocorrência de acidentes, o condutor deve

  • A. acender imediatamente o farol alto para proporcionar melhor visibilidade.
  • B. diminuir a distância do veículo à sua frente para mantê-lo no campo de visão e acompanhá-lo.
  • C. acender imediatamente a luz baixa do farol.
  • D. parar imediatamente no acostamento, tendo em vista que é o local mais seguro.
  • E. aumentar a velocidade do veículo, objetivando sair da área de neblina ou cerração o mais rápido possível.

Ao operar um equipamento automotivo, um motorista percebeu que o motor demora a pegar, perde rendimento, falha e engasga. Neste caso, as causas mais prováveis são:

  • A. bomba de combustível com defeito, trambulador do câmbio mal ajustado ou danos na rosca do bujão.
  • B. correia dentada frouxa, coxim do motor defeituoso ou deslocamento da suspensão.
  • C. combustível adulterado, cabo das velas com defeito ou filtro de combustível entupido.
  • D. sincronizador desgastado, a suspensão com defeito ou platô e disco de fricção defeituosos.
  • E. tanque de combustível com sujeira, lubrificante vencido ou rolamentos desgastados.

Em relação aos pavimentos de blocos de concreto intertravados, considere: I. No controle de qualidade dos blocos, deve ser avaliada a resistência à tração do concreto. II. A camada de assentamento deve ser composta de areia. III. Dispositivos de contenção somente são necessários para trechos com declividade transversal ou longitudinal superior a 8%. Esta correto o que se afirma APENAS em

  • A. III.
  • B. I.
  • C. II.
  • D. I e II.
  • E. I e III.

Durante a operação de uma retroescavadeira, o operador verificou que o equipamento não realizava o levantamento do carregamento no limite da carga máxima estabelecida. As causas, dentre outras, para esta irregularidade está relacionada à

  • A. quantidade insuficiente de fluído hidráulico no sistema, ou vazamentos externos e/ou internos nos cilindros das lanças.
  • B. bomba absorvendo ar ou formação de bolsas de ar no sistema hidráulico dada a umidade excessiva dos componentes mecânicos.
  • C. insuficiência de volume do fluído hidráulico do sistema ou eixo cardã apresentando desalinhamento longitudinal.
  • D. luva estriada de acoplamento da transmissão apresentando desgastes ou óleo do sistema hidráulico com viscosidade elevada.
  • E. alta viscosidade do óleo hidráulico do sistema, a partir do reservatório, ou resíduos desprendidos do sistema que dificultam o movimento do volante.

A estabilização de solos na pavimentação é utilizada com o objetivo de evitar o descarte de solos, contribuindo para a redução de impactos ambientais. Na estabilização química de solos com cal, pode-se citar como ação imediata da cal, a modificação da

  • A. capilaridade do solo.
  • B. permeabilidade do solo.
  • C. umidade do solo.
  • D. resistência à tração do solo.
  • E. fração areia do solo.

Na operação de equipamentos automotivos, o condutor aciona a embreagem quando precisa

  • A. conectar e desconectar o motor à caixa de câmbio.
  • B. conectar o trambulador à caixa de câmbio.
  • C. desconectar o motor à central de comutadores.
  • D. manter a tração do eixo cardã constante.
  • E. desconectar a barra de tração do câmbio.

Os serviços de pavimentação requerem a utilização de equipamentos pesados e específicos para cada tipo de operação. Equipamentos tipo pulvimisturadores podem ser empregados para

  • A. espalhamento do concreto betuminoso usinado a quente.
  • B. espalhamento de materiais terrosos.
  • C. espalhamento e distribuição de agregados e solos usinados.
  • D. distribuição de materiais betuminosos.
  • E. misturas de solos e homogeneização de umidade na pista.
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