Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Um pavimento asfáltico flexível, composto de revestimento asfáltico, base granular e sub-base granular, sobre subleito, foi dimensionado segundo o método do DNER. Para um tráfego caracterizado por Número N igual a 4 x 106, obteve-se Ht igual a 47 cm e H20 igual a 27 cm. Sabendo que foi utilizado revestimento em concreto asfáltico com 6 cm de espessura, as espessuras mínimas das camadas de base e sub-base são, em cm, respectivamente:

Dado:

Considere k do concreto asfáltico igual a 2,0 e das camadas granulares igual a 1,0.

  • A. 20 e 21.
  • B. 10 e 10.
  • C. 10 e 15.
  • D. 27 e 20.
  • E. 15 e 20.

Dentre os primeiros cuidados a uma vítima de acidente de motocicleta, é importante

  • A. manter a vítima deitada com os membros inferiores flexionados para melhorar a circulação periférica da mesma.
  • B. verificar a presença de fraturas nas principais articulações da vítima, mobilizando o corpo da mesma.
  • C. sentar a vítima para que esta respire melhor e aumente a oxigenação do cérebro.
  • D. não retirar o capacete da vítima, mesmo que esta solicite.
  • E. remover imediatamente a vítima do local, independente de risco imediato e da chegada do socorro especializado.

Em um veículo que se desloca e opera em direção ofensiva,

  • A. o cinto de segurança deve estar afivelado em manobras mais arriscadas, o veículo em perfeitas condições de uso, luzes, água e combustível, entre outras, inspecionados, mensalmente.
  • B. as portas devem estar travadas e o passageiro deve manter os vidros laterais fechados ou com abertura, máxima, de 05 centímetros.
  • C. manobras bruscas, como parada repentina ou mudanças de faixa de rolamento, não devem ser sinalizadas para dificultar a ação de meliantes ou condutores agressivos.
  • D. o itinerário, deverá ser sempre o mesmo, criando uma rotina de trajeto, que leve ao reconhecimento do veículo pelas pessoas que circulam regularmente por estas vias.
  • E. a velocidade deve ser menor do que a média das velocidades dos veículos em circulação e nunca devem ser realizados giros e inversões rápidas de direção, mesmo em situações de risco.

No dimensionamento de um pavimento de concreto devem ser verificados mecanismos de ruptura para que a estrutura suporte o tráfego previsto durante o período de projeto. O método de dimensionamento da Portland Cement Association − PCA/1984 é utilizado pelo DNIT para pavimentos de concreto. Segundo este método, o mecanismo de ruptura que considera a formação de degraus, ou escalonamento nas juntas transversais, é o modelo de

  • A. afundamento plástico.
  • B. consumo à fadiga.
  • C. dano por fadiga.
  • D. resistência à tração.
  • E. dano por erosão.

Durante o almoço de final de ano, subitamente, um colega de trabalho se engasga com alguma coisa que comeu. Ele tenta, mas não consegue tossir e expelir o corpo estranho. Em seguida levanta-se e fica muito agitado levando as mãos à garganta. Não consegue mais falar, parecendo ter dificuldade para respirar. Nessa situação hipotética de asfixia, a manobra a ser iniciada com a respectiva descrição, consta em

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Tendo em vista a direção defensiva, para reduzir o custo causado a partir dos acidentes de trânsito pagos pela sociedade, é fundamental

  • A. que, na ausência de valores éticos e educação de base mais qualificada, seja aplicado, de forma sistêmica e sob supervisão das autoridades de trânsito, a tentativa e erro, permitidos e tolerados.
  • B. conhecer os riscos e os perigos no trânsito e saber que os mesmos deixam de existir ao editar-se uma legislação alinhada às condições de trânsito local.
  • C. a capacitação dos motoristas para o comportamento seguro no trânsito, atendendo a diretriz da preservação da vida, da saúde e do meio ambiente.
  • D. o aumento da carga horária de trabalho dos condutores de veículos, de cargas e de transporte de passageiros.
  • E. a criação de peças publicitárias que estimulem o comportamento de predador, com mais disputas, além de salvo conduto para dirigir veículos grandes em velocidade.

Em relação às principais propriedades físicas e mecânicas de maior interesse no projeto rodoviário, considere: I. A permeabilidade de um solo é função, principalmente, do seu índice de vazios, do tamanho médio dos seus grãos e da sua estrutura. II. Contratilidade é a propriedade dos solos terem seu volume reduzido por diminuição de umidade. É propriedade característica da fração argila. III. A propriedade que os solos apresentam de poder absorver água por ação da tensão superficial, inclusive opondo-se à força da gravidade, denomina-se capilaridade. IV. A compressibilidade manifesta-se, quer na compactação dos solos não saturados, quer no adensamento ou consolidação dos solos saturados. Está correto o que se afirma em

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, III e IV, apenas.
  • C. I e IV, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. II, III e IV, apenas.

Com relação às medidas de primeiros socorros, em diferentes situações, pode-se afirmar que I. Antes de tocar em uma vítima de choque elétrico, o socorrista deve desligar a corrente elétrica, caso não seja possível, separar a vítima do contato, utilizando qualquer material que seja mau condutor de eletricidade, como a madeira. II. Para se controlar hemorragia de extremidades de membros inferiores, causada pelo rompimento de vaso sanguíneo, deve-se improvisar um torniquete para um dos membros lesados. III. Em caso de atendimento a uma vítima de acidente de automóvel que não consegue se mover e apresenta sangramento pelo nariz, deve-se retirar a vítima do carro e colocá-la sentada, com a cabeça inclinada para trás. IV. Na queimadura por água fervente, deve-se, dentre outros, resfriar o local da queimadura com água gelada e pomadas, protegendo, em seguida, com pano limpo. Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. III e IV.
  • B. II e IV.
  • C. I, II e III.
  • D. III.
  • E. I.

Em um motor ciclo OTTO, o ponto máximo que o pistão alcança, ao subir dentro do cilindro, é chamado de

  • A. posição máxima de faísca da vela.
  • B. ponto morto superior.
  • C. conexão de escape dos gases.
  • D. ponto máximo de sincronização da vela com o vira brequim.
  • E. posição de admissão inferior.

De acordo com a classificação de solos TRB, um solo siltoso, com fração passada na peneira 200 superior a 36%, limite de liquidez máximo de 40%, índice de grupo máximo igual a 8 e índice de plasticidade máximo igual a 10%, pode ser classificado como

  • A. A-1-A.
  • B. A-4.
  • C. A-5.
  • D. A-2-4.
  • E. A-7.
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