Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O trabalho de educação musical proposto por Murray Schafer envolve, entre outras práticas:

  • A.

    composição estética, criatividade, notação musical.

  • B.

    leitura de partituras, construção de instrumentos e criatividade.

  • C.

    disciplina, concentração e capacidade de dialogar.

  • D.

    improvisação, composição e escuta.

  • E.

    notação musical, conversa e escuta.

Durante a primeira metade do século 20, surgiram vários métodos de educação musical que valorizavam a participação ativa dos alunos nas aulas de música e utilizavam, predominantemente, a música tonal e a música étnica para desenvolver suas proposta. Porém, nessa mesma época, a linguagem musical passava por transformações em vários aspectos, dentre eles:

  • A.

    A harmonia tonal, a polirritmia e os elementos tonais justapostos e recombinados de diferentes maneiras.

  • B.

    Um pensamento musical marcado pela polifonia e o ruído como elemento composicional.

  • C.

    Os elementos musicais som e ruído e o colorido de múltiplos timbres de instrumentos rítmicos percursivos.

  • D.

    A eletrificação dos instrumentos, como a da guitarra elétrica, a fabricação de timbres em sintetizadores e a primazia do meio sonoro acústico da música eletrônica.

  • E.

    A ampliação dos meios sonoros disponíveis, o silêncio como elemento composicional e novas maneiras de grafar o som.

Segundo Patrice Pavis (2008), a análise de um espetáculo teatral pode, entre outros fatores, ser desencadeada tanto pela fotografia quanto pelo registro audiovisual. O estudo da documentação fotográfica, entre outros aspectos, possibilita

  • A.

    o espelho fiel de um espetáculo que já passou, mantendo sua atmosfera.

  • B.

    a percepção mais real do espetáculo, pois registra aquilo que é da categoria do efêmero.

  • C.

    a precisão trazida para um detalhe ou um momento fugaz quase imperceptível a olho nu.

  • D.

    a visão do ponto de vista do espectador em relação ao palco, pois o fotógrafo fica posicionado na plateia.

  • E.

    o contato com as fotos de divulgação, único material iconográfico disponível para análise em convites, programas e anúncios.

Descrever um espetáculo obriga a pensar em fenômenos visuais e acústicos em conjunto. Nesse sentido, para Patrice Pavis (2008), é “música”

  • A.

    tudo que é audível no palco e na plateia; os sons, os ruídos, o meio ambiente, os textos etc.

  • B.

    tudo que é gravado como trilha sonora.

  • C.

    somente composições cantadas durante o espetáculo.

  • D.

    somente a palavra dos personagens em cena.

  • E.

    somente os efeitos sonoros que têm como único objetivo tornar uma situação reconhecível.

O exame de determinadas situações de risco, por meio dos métodos de análise de riscos, pode fornecer subsídios para a tomada de muitas decisões. Assinale a alternativa INCORRETA de acordo com princípios e doutrinas que regem essa técnica.

  • A. Nenhuma situação de risco, desde que avaliada, pode ser considerada e classificada como aceitável, o risco tem que ser eliminado, para isso devem ser estudadas medidas de prevenção e proteção contra os riscos diagnosticados.
  • B. Existem diferenças entre risco percebido (percepção empírica das pessoas) e risco avaliado (avaliação técnica de um risco); geralmente o risco percebido é divergente do risco avaliado.
  • C. Se uma situação de risco avaliada foi considerada como aceitável, sendo assim assumida, então esse risco passa a ser considerado como gerenciado.
  • D. Se uma situação de risco avaliada foi considerada como indesejável, então deve-se colocar em prática meios de prevenção e proteção que permitam chegar a uma situação aceitável, tornado o risco gerenciado.
  • E. E) Ainda que um risco analisado tenha pequena probabilidade de acontecimento, poderá ser considerado indesejável, justificando medidas de prevenção e proteção.

Ao efetuar um planejamento de segurança de uma edificação e de seus ocupantes, alguns princípios e características já enraizados na doutrina de segurança devem ser seguidos. Alguns deles têm como fundamento e justificativa a própria garantia de segurança e preservação desse ramo peculiar de atividade − a atividade de segurança; ou seja, é o princípio que garante “a segurança das atividades de segurança”. Assinale a alternativa que descreve o princípio que fundamenta essa necessidade apresentada.

  • A. A implantação das atividades de segurança em uma empresa não deve adotar uma metodologia, sob pena de engessar suas atividades em métodos já existentes.
  • B. A execução e o conhecimento das atividades de segurança devem ocorrer em níveis, de acordo com o grau de envolvimento que se deseja permitir a cada ente da empresa.
  • C. A implantação das atividades de segurança em uma empresa não pode ser fracionada em módulos, ao contrário, deve ser aplicada em sua totalidade.
  • D. A execução e o conhecimento das atividades de segurança devem ocorrer em uma única fase, ou etapa, evitando-se o desgaste de culturas já existentes.
  • E. A implantação das atividades de segurança em uma empresa deve ocorrer de forma abrangente e irrestrita, a fim de atingir todos os segmentos dessa empresa.

O Planejamento de Contingências, deve

I. abranger soluções para os principais pontos de vulnerabilidade, possuindo como um de seus objetivos, normalizar as atividades o mais rapidamente possível após a ocorrência de uma crise.

II. possuir, entre outros, um plano preventivo, facilitado por uma ferramenta de análise de riscos e por medidas de prevenção a fim de antever possíveis cenários indesejados.

III. possuir um plano corretivo e de administração, com instruções e procedimentos que entram em ação após um sinistro ou ocorrência de evento não desejado, tais como, um plano de gerenciamento de crises e procedimentos de emergência, entre outros.

Está correto o que consta em

  • A. I, II e III.
  • B. I e II, somente.
  • C. I e III, somente.
  • D. II, somente.
  • E. III, somente.

Considere as medidas e técnicas de segurança abaixo, em suas diversas modalidades em empresas, bem como as normas regulamentadoras em vigência.

Os conceitos apresentados estão relacionados corretamente em

  • A. I-d; II-e; III-a; IV-c e V-b.
  • B. I-d; II-a; III-b; IV-e e V-c.
  • C. I-a; II-e; III-d; IV-b e V-c.
  • D. I-a; II-e; III-c; IV-b e V-d.
  • E. I-e; II-a; III-d; IV-c e V-b.

Quando o veículo se aproxima de local não sinalizado terá preferência de passagem aquele que,

  • A. no caso de rotatória, estiver circulando por ela.
  • B. no caso de rotatória, estiver esperando para entrar nela.
  • C. no caso de rotatória, vier pela direita do condutor.
  • D. no cruzamento, tiver maior peso bruto.
  • E. no cruzamento, vier pela esquerda do condutor.

O motorista ao avistar, pelo espelho retrovisor, um veículo do Corpo de Bombeiros com iluminação vermelha intermitente ligada e escutar os alarmes sonoros, solicitando passagem, a atitude a ser tomada pelo motorista, na via urbana é

  • A. manter a velocidade e agir normalmente.
  • B. deixar livre a passagem pela faixa da esquerda e parar o veículo, se necessário.
  • C. parar o veículo no leito viário e aguardar a passagem para prosseguir com o veículo.
  • D. estacionar o veículo imediatamente e acionar o pisca alerta.
  • E. aumentar a velocidade e assim que possível estacionar o veículo.
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