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Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Motorista / Agente Condutor de Veículo - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
De acordo com o artigo 24 do Código de Trânsito Brasileiro, compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição, as seguintes atividades, EXCETO:
Cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, no âmbito de suas atribuições.
Estabelecer, em conjunto com os órgãos de polícia ostensiva de trânsito, as diretrizes para o policiamento ostensivo de trânsito.
Articular-se com os demais órgãos do Sistema Nacional de Trânsito no Estado, sob coordenação do respectivo CETRAN.
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De acordo com o artigo 61 do Código de Trânsito Brasileiro, as velocidades máximas, dadas em quilômetro por hora (km/h), permitidas para vias sem sinalização regulamentadora são, respectivamente:
100 km/h nas vias arteriais, 60 km/h nas vias arteriais, 40 km/h nas vias coletoras e 30km/h nas vias locais.
80 km/h nas vias de trânsito rápido, 60 km/h nas vias arteriais, 40 km/h nas vias coletoras e 20 km/h nas vias locais.
80 km/h nas vias de trânsito rápido e nas vias arteriais, 50 km/h nas vias coletoras e 40 km/h nas vias locais.
80 km/h nas vias de trânsito rápido, 60 km/h nas vias arteriais, 40 km/h nas vias coletoras e 30 km/h nas vias locais.
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Todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
As ilhas de refúgio de pedestres não devem ter largura inferior a 1,20 m.
As ilhas devem ser delineadas por meios-fios, afastados pelo menos 0,60 m do bordo da pista.
As ilhas devem ser precedidas de dispositivos de advertência, como marcações no pavimento.
As ilhas de canalização devem ter uma área mínima de 5 m² e, preferencialmente, de 7 m² .
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No projeto geométrico de vias, as curvas que melhor representam o caminho natural dos veículos, mas que, em contrapartida, envolvem uma maior complexidade nos cálculos e locação de campo, são chamadas de:
Curvas de transição.
Curvas circulares simples.
Curvas compostas de 3 centros.
Curvas compostas de 2 centros.
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Entre os procedimentos a serem adotados na Operacionalização de Projetos, podemos citar, EXCETO:
Reunir-se com os técnicos que participarão da operação para a apresentação do esquema de trabalho.
Elaborar croquis para serem distribuídos aos técnicos que participarão da operação, para que os mesmos tomem conhecimento das alterações a serem efetuadas.
Manter o controle do andamento da revisão da programação semafórica, através da anotação, no cronograma, dos controladores (módulos) revisados e por revisar.
Elaborar seu plano de atuação, após reunião com os técnicos que desenvolveram o projeto, alocando os técnicos de campo nos pontos de maior necessidade.
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O objetivo de uma Operação Ronda é:
Acompanhar o início da operação de novos projetos, visando garantir o bom desempenho do trânsito, através da solução imediata dos problemas surgidos e dos eventuais ajustes de sinalização relacionados ao projeto, de forma a minimizar o impacto das alterações implantadas.
Melhorar as condições de segurança e fluidez do tráfego, através da adoção de providências rápidas, para solucionar problemas percebidos em vistorias realizadas no sistema viário.
Otimizar a operação dos cruzamentos semaforizados efetuando, de forma sistemática, o ajuste na programação dos semáforos, bem como verificar as condições de sinalização horizontal, vertical e semafórica no que se refere a sua adequação à manutenção.
Manter um esquema ativo de acompanhamento do desempenho do trânsito na área de realização dos eventos programados para os fins de semana e feriados, que não requeiram a realização de uma operação especial.
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Todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
Os órgãos executivos de trânsito podem executar serviços e obras necessários para a minimização dos impactos negativos decorrentes da implantação de pólos geradores de tráfego, sem qualquer ônus para o empreendedor.
Os órgãos executivos de trânsito podem elaborar diretamente os estudos necessários para a minimização dos impactos negativos decorrentes da implantação de pólos geradores de tráfego, sem qualquer ônus para o empreendedor.
Os órgãos executivos de trânsito não podem elaborar diretamente os estudos e executar serviços e obras necessários para a minimização dos impactos negativos decorrentes da implantação de pólos geradores de tráfego.
O DENATRAN recomenda que os custos de elaboração dos estudos e de execução de serviços e obras necessários para a minimização dos impactos negativos, decorrentes da implantação de pólos geradores de tráfego, devam ficar totalmente por conta do Empreendedor.
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Em um estudo para o tratamento de um Pólo Gerador de Tráfego, as medidas mitigadoras externas dizem respeito a:
Caracterização dos padrões e categorias das viagens geradas.
Análise da capacidade viária e do nível de serviço nos acessos e principais interseções viárias.
Identificação dos segmentos viários e aproximações de interseção significativamente impactados pelo tráfego adicional.
Intervenções físicas, operacionais ou de gerenciamento nos sistemas viários e de controle de tráfego da área de influência diretamente impactada.
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De acordo com a Resolução nº 160 do CONTRAN (Anexo II do CTB), as Placas Indicativas indicam ao condutor a direção que o mesmo deve seguir para atingir determinados lugares, orientando seu percurso e/ou distâncias, sendo que as placas com Mensagens de Localidades e as placas de Nomes de Rodovias/Estradas devem ter como cor de fundo, respectivamente:
Azul e Verde.
Verde e Azul.
Branca e Verde.
Verde e Branca.
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De acordo com a Resolução nº 160 do CONTRAN (Anexo II do CTB), as Marcas de Canalização servem para:
ordenar os deslocamentos frontais dos veículos e harmonizá-los com os deslocamentos de outros veículos e dos pedestres.
delimitar e propiciar melhor controle das áreas onde é proibido ou regulamentado o estacionamento e a parada de veículos.
orientar os fluxos de tráfego em uma via, direcionando a circulação de veículos pela marcação de áreas de pavimento não utilizáveis.
separar e ordenar as correntes de tráfego, definindo a parte da pista destinada ao rolamento, a sua divisão em faixas, a divisão de fluxos opostos, as faixas de uso exclusivo de um tipo de veículo, as reversíveis, além de estabelecer as regras de ultrapassagem.
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