Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN)

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No planejamento de atividade de lazer em uma comunidade, o gestor de Esporte e Lazer planeja as seguintes ações:

I. Realização de uma atividade de impacto: ação sensibilizadora, levantamento de necessidades e possibilidades de intervenção, definição dos objetivos condutores da ação, seleção dos instrumentos de intervenção e realização de uma atividade de impacto.

II. Período de carência: reflexão e avaliação dos resultados da ação.

III. Continuidade da ação: retomada dos resultados dependentes de acompanhamento, num período de sedimentação, acompanhamento direto para à consolidação do processo, visando a construção da autonomia da comunidade.

A estratégia de intervenção adotada no planejamento toma como referência os fundamentos de uma metodologia denominada de

  • A. Progressista.
  • B. Critico Participativa.
  • C. Critico Social dos Conteúdos
  • D. Ação Comunitária.

Os cidadãos envolvidos nos programas e projetos de esporte e lazer devem estar devidamente comprometidos e com suas competências claramente estabelecidas para poder influir nas decisões e fiscalizar a forma como as ações são realizadas. É prerrogativa dessa ação o princípio da

  • A. Gestão democrática: participação e controle social.
  • B. Universalização do Acesso e Promoção da Inclusão Social.
  • C. Promoção da Saúde: física e mental.
  • D. Intersetorialidade da Política Esportiva e de Lazer.

A situação acima descrita apresenta quatro elementos que configuram o lazer enquanto uma manifestação construída socialmente e culturalmente em nossa sociedade, a saber:

  • A. Cultura, Esporte, Artes e Entretenimento.
  • B. Tempo, Espaço-Lugar, Manifestações Culturais e Atitude ou Ações.
  • C. Espaço, Ação, Ludicidade e Prazer.
  • D. Ludicidade, Contemplação, Manifestações Culturais e Recursos Financeiros.

Sendo o lazer entendido como cultura, no seu sentido mais amplo (vivenciada, praticada, fruída ou conhecida), o traço definidor das vivências de lazer é

  • A. a educação para o lazer.
  • B. a educação do lazer.
  • C. o caráter desinteressado.
  • D. o caráter pedagógico.

Um Gestor de Esporte e Lazer, ao planejar um programa de lazer para servidores de uma instituição de ensino, visando ampliar as possibilidades de vivências, elege como referência os interesses/conteúdos culturais do lazer. São considerados interesses culturais do lazer os

  • A. lúdicos, participativos, coletivos, esportivos, urbanísticos e culturais.
  • B. esportivos, festivos, pessoais, artesanais, contemplativos e vivenciais.
  • C. recreativos, festivos, turísticos, pessoais, artísticos e intelectuais.
  • D. físico desportivos, sociais, turísticos, manuais, artísticos e intelectuais.

Estudos em diversos países têm mostrado que o conflito no trabalho encontra-se quase no topo da lista de fatores de stress ocupacional ou profissional. Dentre outros, o conflito é um elemento relacionado diretamente à qualidade de vida do trabalhador. Nesse contexto, analise as assertivas a seguir:

I. O nível de bem-estar psicológico está relacionado ao nível de tensões emocionais como, raiva, ansiedade.

II. Indivíduos de personalidade aparentemente tranquila estão isentos dos efeitos do stress ocupacional e conflito no trabalho.

III. A satisfação com o emprego não está entre os indicadores de bem-estar social usados para trabalhadores.

IV. Sintomas físicos, como cefaleias e doença cardiovascular podem estar relacionados ao stress ocupacional.

Estão corretas as assertivas

  • A. I e IV.
  • B. II e IV.
  • C. I e III.
  • D. II e III.

A sociedade atual vem sendo marcada pelos efeitos do sistema capitalista, pelo qual se valoriza a produção em larga escala de bens, serviços e produtos, e um grande aumento no consumo irrefletido dos mesmos. Os estilos de vida refletem em parte tais mudanças sociais, econômicas e interpessoais. É correto afirmar que, nesse cenário,

  • A. o consumo no lazer tem sido mediado pela ênfase nas experiências do prazer imediato, que recebe destaque da ação publicitária.
  • B. o investimento empresarial do segmento de lazer enfatiza o consumo qualitativo e crítico pela população.
  • C. os shoppings são exemplos do aumento de acesso da população aos bens culturais e às opções de lazer, fruto da redução das desigualdades.
  • D. o ritmo acelerado da transformação tecnológica vem reduzindo o conforto da população e garantindo acesso ao lazer da maioria.

A Qualidade constitui um importante fator de avaliação dos acontecimentos cotidianos, determinante na produção e no consumo de produtos e serviços oferecidos à sociedade. Tomando-se por base o conceito de qualidade total, aplicado em programas e projetos de esporte e lazer para trabalhadores, algumas premissas devem ser consideradas para garantir um nível elevado de qualidade. Uma dessas premissas postula que

  • A. se deve evitar desperdício de recursos e gerar menos stress ao trabalhador.
  • B. os custos de produção aumentam, porém, geram mais satisfação ao trabalhador.
  • C. a qualidade deve ser pensada ao final da produção, para avaliar possíveis erros.
  • D. se priorizem os custos e a produtividade do trabalhador.

Observe as assertivas a seguir referentes aos procedimentos de segurança com os equipamentos voltados para a prática do arvorismo:

I. Cabos encapados são mais agradáveis de manusear para os praticantes, e a capa diminui o desgaste. Recomenda-se usar capa de cor para o cabo poder ter maior visibilidade.

II. Madeiras devem ser tratadas com autoclave para resistir a intempéries. A troca deve acontecer em até 10 anos.

III. Lei fundamental da segurança em arvorismo é: “da hora que sai do chão até voltar para o chão, deve-se estar preso com uma ou duas seguranças; nunca sem segurança”.

IV. Linha de vida é o dispositivo linear que ajuda na proteção contra queda em altura, ao qual o praticante de arvorismo se apoia com as mãos para manter o equilíbrio, durante a progressão.

Estão corretos as assertivas

  • A. II e III.
  • B. I e II.
  • C. I e IV.
  • D. III e IV.

Nos últimos anos, a discussão sobre a acessibilidade aos espaços públicos e privados atingiu uma ampla dimensão, o que resultou em legislação específica no que se refere aos direitos das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Cresceram os esforços para garantir o acesso dessas pessoas aos bens e serviços com segurança e autonomia, em todos os aspectos da vida social, inclusive as práticas de esporte e lazer. Sobre os conceitos relacionados à acessibilidade tratados pela legislação brasileira, analise as assertivas a seguir:

I. Acessibilidade é a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaços, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos.

II. O termo acessível delimita-se como a acessibilidade física aos espaços.

III. Adaptado é o espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento que possa ser alcançado, acionado, utilizado e vivenciado por qualquer pessoa, inclusive aquelas com deficiência.

IV. Adaptado é o espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento que possa ser alcançado, acionado, utilizado e destinado especificamente para pessoa com deficiência.

Estão corretas as assertivas

  • A. I e II.
  • B. II e IV.
  • C. III e IV.
  • D. I e III.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...