Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN)

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Os temas Qualidade de Vida, Lazer e Estilos de Vida têm sido objeto de muitos debates acadêmicos. Nesses debates, há correntes críticas de pensamento que contrariam teorias funcionalistas afinadas ao modelo econômico-capitalista e, ao tentar superá-las, defendem que

  • A. o acesso ao lazer não se constitui um elemento de avaliação da qualidade de vida.
  • B. o lazer é resultado de conquistas individuais e não sociais.
  • C. o lazer extrapola um direito social, está fundamentado em necessidades reais, desejos.
  • D. a homogeneização cultural e o acúmulo de capital estimulam a inclusão social.

Gerenciar programas de esporte e lazer, partindo do conceito comum de Gestão da Qualidade, significa

  • A. aumentar os recursos investidos e reduzir o tempo de produção.
  • B. evitar desperdício de recursos e aumentar o tempo de produção.
  • C. diminuir custos e aumentar a energia de trabalho do recurso humano.
  • D. reduzir o tempo de produção e satisfazer as necessidades dos participantes.

A partir dos princípios da Organização de Eventos, compreende-se que um evento de lazer, esporte ou cultura, por exemplo, independentemente de sua natureza ou tipologia, é definido como

  • A. Uma manifestação cultural única ou contínua sem planejamento prévio, que segue fluxos organizacionais tradicionais.
  • B. um acontecimento cujo perfil é marcante, podendo ser esportivo, religioso, sem necessidade de planejamento ou organização prévia.
  • C. um acontecimento com objetivos definidos claramente, que visa a interação entre os participantes e o público.
  • D. Uma manifestação cultural desenvolvida de forma espontânea e desinteressada.

Vivencia-se cada vez mais a prática do lazer dentro das instituições e organizações do trabalho, com fins à melhoria da qualidade de vida dos seus trabalhadores. Visando à formação integral do ser humano, o programa de lazer em seus princípios gerais deve privilegiar

  • A. a saúde, a educação intelectual e os eventos.
  • B. a socialização, o aumento da produtividade e a saúde.
  • C. a saúde, a integração funcionário-família e a publicidade.
  • D. a saúde, a socialização e o desenvolvimento do corpo.

O conceito de Auto-organização Comunitária é uma categoria chave em programas sociais voltados para o esporte e lazer. Esse conceito define-se essencialmente como

  • A. o acesso ao esporte e ao lazer como um direito de cada um e dever do Estado, pelo qual deve se garantir e multiplicar a oferta de atividades à população.
  • B. a implementação e ampliação das ações com ONGs, secretarias estaduais e municipais e outros setores da sociedade.
  • C. a construção, junto à população atendida, de uma relação autônoma, crítica e protagonista, no campo do esporte e do Lazer.
  • D. o resgate da cultura local e do fortalecimento da diversidade cultural, promovendo interface das mais variadas manifestações.

Leia o texto a seguir:

Com base no texto, é correto afirmar que ele está em sintonia com uma concepção de lazer para os espaços e equipamentos, a qual defende

  • A. as políticas de ocupação do solo capazes de democratizar oportunidades, resgatar a funcionalidade e a qualidade dos logradouros públicos e melhorar a circulação de pessoas, favorecer o convívio, a integração e o encontro.
  • B. a dimensão social dos espaços de lazer, tomando como referencia os condomínios residenciais informatizados, com academias, piscinas, TVs a cabo e bancos individuais nos jardins.
  • C. uma política de animação sociocultural que contribua para a formação do senso critico dos sujeitos quando forem consumir produtos e serviços relacionados às vivências esportivas e de lazer.
  • D. uma politica de ocupação dos espaços públicos definida a partir da conciliação de interesses públicos e privados, permitindo assim, a conservação de equipamentos específicos e não específicos e a remuneração de profissionais para animar o espaço.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) constitui-se um indicador sintético de avaliação da qualidade de vida de uma determinada população. Fazem parte do IDH três elementos fundamentais de análise:

  • A. Saúde, Cultura e Renda.
  • B. Renda, Saúde e Educação.
  • C. Educação, Economia e Lazer.
  • D. Educação, Segurança e Saúde.

Atualmente, percebe-se que a expressão Qualidade de Vida vem sendo foco de ações de diversos setores da sociedade. Algumas definições, empregadas com impropriedade, acabam por assumir, correntemente, muitos sentidos. No entanto, independentemente dos numerosos usos do termo, as concepções de Qualidade de Vida que fundamentam as políticas públicas de Promoção à Saúde priorizam

  • A. a autonomia e a saúde do indivíduo, que podem ser medidas por diferentes indicadores de desenvolvimento humano.
  • B. a dimensão subjetiva e a objetiva, entendidas, respectivamente, como estilo de vida e condições de vida.
  • C. as condições subjetivas de vida, cujas categorias podem ser medidas e registradas, prioritariamente, por indicadores de consumo, renda e bem-estar.
  • D. o estilo de vida do indíviduo, no qual se encontram os chamados hábitos pessoais e as condições de trabalho.

A relação que se estabelece entre Qualidade de Vida e Saúde tem se fortalecido com o surgimento do conceito de Promoção da Saúde. Tal conceito foi definido tomando por base na concepção atual do que se consideram os determinantes da saúde. São três desses determinantes:

  • A. Serviços de Saúde, Estilo de Vida e Ambiente Físico e Social.
  • B. Estilo de Vida, Avanços da Biologia Humana e Política.
  • C. Nível de Escolaridade, Avanços da Biologia Humana e Serviços de Saúde.
  • D. Educação Ambiental, Políticas de Saúde Pública e Estilo de Vida.

Um evento esportivo, assim como qualquer outro, possui uma tipologia definida por suas especificidades. Nesse sentido, as características gerais de um Campeonato, uma Gincana e um Torneio são, respectivamente,

  • A. competição de longa duração, competição sem confronto entre todos os participantes e eliminatória, atividade desportiva recreativa que possui diversas estações.
  • B. competição de longa duração, atividade recreativa com objetivos a serem atingidos, competição de curta duração com grande número de participantes.
  • C. competição de curta duração, competição eliminatória com grande número de participantes, atividade desportiva recreativa e não competitiva.
  • D. competição de longa duração, competição sem confronto entre todos os participantes e eliminatória, atividade recreativa com objetivos a serem atingidos.
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