Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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Em motores de combustão interna por inflamação por centelha, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    a mistura combustível ar é comprimida antes de entrar em combustão;

  • B.

    a razão de compressão é geralmente inferior a dos motores diesel;

  • C.

    a carbonização excessiva na cabeça do pistão indica mistura pobre;

  • D.

    o sistema de injeção direta substitui o carburador;

  • E.

    uma descarga com fumaça azulada indica queima de óleo lubrificante.

A instalação de um banco de capacitores junto aos terminais de um motor de indução provoca:

  • A.

    aumento da corrente na rede;

  • B.

    redução da corrente na rede;

  • C.

    redução da tensão da rede;

  • D.

    redução da potência reativa do motor;

  • E.

    aumento da potência mecânica desenvolvida pelo motor.

A propriedade que determina a capacidade de lubrificação de um óleo é:

  • A.

    viscosidade;

  • B.

    massa específica;

  • C.

    ponto de fulgor;

  • D.

    ponto de fluidez;

  • E.

    número de neutralização.

O uso do TP possibilita a medição de:

  • A.

    potência ativa;

  • B.

    tensão;

  • C.

    corrente;

  • D.

    fator de potência;

  • E.

    potência reativa.

Em relação à prática de lubrificação de redutoras de engrenagens, considere as afirmativas a seguir.

I Em caixas redutoras lubrificadas por salpico, a elevação do nível do óleo pode causar aumento de temperatura do óleo.

II A presença de riscos nos flancos dos dentes indica que o óleo pode estar contaminado.

III Para elevadas velocidades de rotação das engrenagens, a graxa é o tipo de lubrificante mais indicado.

É/são verdadeira(s) somente a(s) afirmativa(s):

  • A.

    I;

  • B.

    II;

  • C.

    I e II;

  • D.

    II e III;

  • E.

    I, II e III.

A tensão atuante (σ) em um elemento submetido à tração simples, conforme mostra a figura, é determinada pela equação :

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

O diagrama dos momentos fletores correspondente à viga simplesmente apoiada mostrada abaixo é:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

A carga P é pendurada no ponto B por dois cabos inextensíveis e imponderáveis. Um dos cabos é preso em uma parede vertical no ponto A e forma um ângulo β, com essa parede. O outro cabo é preso em um teto horizontal no ponto C e forma um ângulo α com o teto.

 A tensão no cabo AB pode ser expressa por:

  • A.

    P/(cosβ + senβ.tanα)

  • B.

    P/(senβ + cosβ.tanα)

  • C.

    P/(cosβ + senβ.cotanα)

  • D.

    P (senβ + cosβ.tanα)

  • E.

    P (senβ + cosβ.cotanα)

Um carrinho da massa M = 3kg se movimenta devido à inércia em um piso horizontal sem atrito com velocidade V = 1m/s. Em cima dele se movimenta um carrinho de massa m = 1kg com velocidade de 4m/s em relação ao carrinho que o suporta. Ao se frear o carrinho de massa m até que ele não tenha mais velocidade em relação ao carrinho que o suporta, o carrinho de massa M alcança uma velocidade de:

  • A.

    1 m/s;

  • B.

    2m/s;

  • C.

    3m/s;

  • D.

    4m/s;

  • E.

    5m/s;

A alternativa que contém somente elementos de transmissão flexível é:

  • A.

    correias, correntes e engrenagens;

  • B.

    correntes, cabos de aço e parafuso de transmissão;

  • C.

    correntes, engrenagens e mancais;

  • D.

    cabos de aço, parafuso de transmissão e correias;

  • E.

    correias, cabos de aço e correntes.

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